Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Por debaixo da saia dos grandes estilistas: o legado de Christian Dior

Chegou mais um momento especial do blog da Maximus Tecidos. Depois de falarmos da história e das influências deixadas por Coco Chanel, vamos dar continuidade à nossa série sobre os grandes estilistas. Agora, é a vez dele, o marcante estilista que revolucionou a moda nos anos 50: Christian Dior. Conhecendo a trajetória desse homem você […]

O legado de Christian Dior Clube da Costureira

Chegou mais um momento especial do blog da Maximus Tecidos. Depois de falarmos da história e das influências deixadas por Coco Chanel, vamos dar continuidade à nossa série sobre os grandes estilistas. Agora, é a vez dele, o marcante estilista que revolucionou a moda nos anos 50: Christian Dior.

Conhecendo a trajetória desse homem você vai entender melhor sobre o histórico das peças que com certeza ainda fazem parte do armário de muitas mulheres!

Christian Dior

Foto: Pinterest

Bem diferente da praticidade de Chanel, Christian Dior quis explorar a feminilidade abusando das saias volumosas e cinturas marcadas. Foi o que definiu a moda dos anos 50. A primeira coleção já causou impacto: Dior se tornou famoso com a “New Look”, que ficou conhecida assim por causa da expressão usada por uma redatora americana para sinalizar que aquele era o novo estilo de vestimenta a ser adotado.

Quando todos esperavam vestimentas mais simples, fechadas e até meio “depressivas” por causa do contexto triste que sucedia a Segunda Guerra Mundial, Dior surpreendeu com a criação de peças doces, femininas e marcantes. Era mesmo uma coleção de ruptura! A mais famosa peça é o “Tailleur Bar”, um casaquinho de seda bege acinturado, com ombros naturais e ampla saia preta plissada na altura dos tornozelos.

O Tailleur Bar ditou um novo desenho à silhueta feminina / Foto: Pinterest
A criação mais conhecida de Dior chegou até a vestir uma boneca Barbie, em 1997 / Foto: Pinterest

E a influencia da coleção New Look é percebida até hoje. Inúmeras releituras do “Tailleur Bar” foram feitas e seu estilo é adaptado à looks modernos. Se pensarmos nas nossas atuais tendências de moda, vamos perceber que Dior está muito presente nelas: a saia godê está em alta e a cintura marcada também.

Mas quem é esse homem que revolucionou a moda? Para chegar a esse patamar, Dior passou por muitas etapas. Chegou a cursar ciências políticas, por influência do pai. Mas sempre deixou nítido seu apreço pelo mundo dos desenhos.

Depois de superar uma grave doença e de passar por problemas financeiros na família, Dior começou a desenhar para um jornal parisiense que publicava semanalmente croquis na seção de alta-costura. Passou um bom tempo sendo assistente de um estilista suíço, e ainda foi soldado na guerra que tumultuava a Europa.

Só mais tarde conseguiu abrir sua própria loja, com a ajuda de um empresário da área têxtil. Fez seu estilo chegar rápido às ruas, vestiu mulheres famosas, lançou o famoso perfume “Miss Dior”. Mas teve uma vida curta: nasceu em 1905 e morreu em 1957, vítima de um ataque cardíaco, deixando um enorme legado: 22 coleções, 28 ateliês e 1200 empregados.

Foto: Pinterest

Daí em diante, “Dior S.A” foi comandada por inúmeros outros estilistas, mas se eternizou e até hoje é ligada ao luxo e a elegância. É um verdade império do mercado da alta costura, que além do vestuário feminino, masculino e infantil, também produz acessórios, perfumes, maquiagens e joias. O endereço sede é a famosa loja da Avenue Montaigne, n° 30, em Paris, mas a marca possui lojas espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

Foto:

Foto: Pinterest

Para entender um pouco dos bastidores dessa que é uma das maiores marcas do mundo da moda, o conselho é assistir “Dior e Eu”, um documentário que mostra a correria da produção do estilista Raf Simon para a Dior.

E aí, gostaram de conhecer mais um estilista importante para a história da moda?! Então contem para gente qual é o legado dele no dia a dia de vocês! E fiquem de olho no blog da Maximus Tecidos que logo tem mais post da série “Por debaixo da saia dos grandes estilistas” 😉

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. Amo visitar os sites da Chanel e da Dior quando preciso de inspiração!!! São demais!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *