Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Porque você precisa aprender a utilizar o crinol na confecção de vestidos

Crinol na confecção de vestidos Clube da Costureira

Se tem um material super versátil e necessário na moda festa é o crinol. Mas para entender como ele chegou ao formato de hoje, precisamos fazer uma viagem no tempo. Para começar nossa conversa, vamos analisar um pouquinho estas imagens:

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest 

Não tem como evitar! A gente olha para fotos de época e pensa: como é que essas mulheres conseguiam viver com vestidos deste jeito? Qualquer simples atividade do dia a dia exigia uma baita logística! Pensa só: sentar, andar, usar qualquer tipo de transporte usando uma roupa tão volumosa… Só para vestir era preciso uma equipe: sozinha não dava para lidar com tanta “armação”. Mas isso era consequência da imagem que se queria passar: imponência! E a estrela dessa vestimenta toda é tal da crinolina.

Uma verdadeira “estrutura” por debaixo da saia, que lembra bastante uma gaiola / Foto: Pinterest

E o nome é esse, porque SIM: o material vem da crina de cavalo mesmo! Por ser resistente, firme, mas flexível, o crinol é que revestia e interligava a estrutura que geralmente era de aço.  Na época, não existiam nossos famosos “memes”, mas claro que a crinolina acabava virando piada. Até porque, imagina só que desastre não deveria ser passar pelas portas, andar, enfim…

Foto: Pinterest

O fato é que a crinolina marcou história: foi tida como um dos primeiros “modismos universais” porque conseguia abranger várias classes sociais. É um “patrimônio” e tanto da história da moda! Se quiser conhecer um pouco mais, fica a dica: a escritora Laura Ingalls Wilder (1867-1957), pioneira americana, escreveu uma série de livros em que cita bastante os vestidos de crinolina.


A versão moderna

Crinol da Maximus Tecidos

Apesar de já não ser mais usada assim, a crinolina é nossa companheira no mundo da costura até hoje. Com versões mais atualizadas, mais confortáveis, mas com essa mesma essência: dar volume, armar e deixar o vestido com o ar de princesa. Aliás, o próprio material se modernizou: surgiu o crinol sintético, com baixo custo comparado ao crinol cavalinha. Mas vamos entender melhor do que se trata esse material e como ele pode ser utilizado?! 😉

Os benefícios do crinol

Ele é super versátil, com muitas utilidades. Um verdadeiro coringa para as costureiras, não é? Principalmente para quem trabalha com moda festa, é imprescindível saber usar o crinol. Mas por que ele é tão amado assim, hein?! Vamos enumerar os benefícios do crinol apontados pela estilista Inês Maximus!

 

1 – Ele é encorpado, firme, mas flexível! Isso faz com que cada peça possa ser moldada da forma como quiser e com ótimo acabamento;
Repare no volume e no acabamento impecável que o crinol proporcionou nesta peça / Foto: Pinterest

2 – Além de ser ideal para dar volume aos vestidos de festa, também é ótimo para confecção de chapéus, fascinators, casquetes, mini véus, cintos e laços;
Foto: Pinterest
3 – Também é muito útil para dar acabamento em barras de vestidos feitos em tules e tecidos leves.
Foto: Maximus Atelier

Para entender melhor como ele pode ser aplicado para fazer acabamentos, deixamos como sugestão o vídeo a seguir. É em inglês, gente… Mas pode ser legendado em português e é bem ilustrativo, então dá para compreender bem!

E sabe o que é melhor? VOLUME ESTÁ SUPER EM ALTA! As saias encorpadas, volumosas estão com tudo na moda festa e moda noiva. É só reparar na última coleção lançada pela estilista Inês Maximus. “Nas últimas temporadas foram lançados na Europa e no Líbano, vestidos de noiva com a saia toda estruturada com crinol, dando um aspecto de muito volume e glamour e nas saias e caudas”, detalha Inês, contando qual foi sua inspiração.

Foto: Maximus Atelier
Foto: Maximus Atelier
Foto: Pinterest

Dica da estilista para o uso do Crinol

Atenção! Um conselho importante para quando for usar crinol das peças: é preciso evitar altas temperaturas sobre ele. Passar ferro elétrico sobre crinol nem pensar! 

Curtiu? Na loja virtual da Maximus Tecidos é possível encontrar VÁRIOS tipos de crinol: Aperte Aqui!

Agora que você já sabe como utilizar o crinol é só abusar desse material tão rico e contar para gente a sua experiência com ele ???? Já tinha usado crinol antes? Sabia que ele era capaz de dar esse acabamento impecável em saias? Comente aqui e vamos conversar sobre o assunto!

E você conhece um outro aviamento importante na costura chamado Entretela? Aperte aqui para saber mais sobre ela!

Assuntos Relacionados

Comentários

8 respostas

  1. qual a melhor medida de crinol para vestidos de festa onde a sai compõe tule com renda??

    1. Olá, Zadoka! Tudo bem?
      Meu nome é Camila e sou consultora de moda da Maximus Tecidos 🙂

      O tamanho do crinol depende do modelo e de como você quer o caimento da saia.

      O crinol de 10cm deixa uma saia bem rodada, dando bastante evidência ao corte e a barra. Já um pequeno, de 4cm por exemplo, vai dar um caimento bem mais leve. E você também pode optar um intermediário, como o de 7cm não arma tanto, nem fica tão leve.

      Espero ter ajudado! Se ainda ficar dúvidas, mande uma foto do modelo em um de nossos WhatsApps para que possamos te auxiliar com mais precisão 🙂

      (45) 9 9145-4620 ou (45) 9 9906-0666.

      Qualquer dúvida, estou a disposição!

  2. Gostaria de saber qual foi as medidas da saia gode de nea santtana e o tamanho do crinol….

  3. Já estou fazendo duas saias com crinol,uma na barra e a outra vou colocar na cintura!

  4. Ola Camila bom dia . Preciso de uma dica
    vou fazer 3 vestido de daminhas crianças iguais em chifon branco com forro em cetim bem armado o crinol pode ser utilizado para que uma pequena calda fique aberta e ñ previse encolhido o tecido quando andar? se previsar envio foto do vestido aguardo retorno

    1. Olá Vera! Por favor envie um whatsapp com essa dúvida para nossas consultoras de moda nesse número para que elas possam te ajudar com essas dúvidas ok? 🙂 Vai ser um prazer te atender: (45) 99911-0056

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *