Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Você não é uma expert em moda se ainda não sabe tudo sobre esses 5 tecidos de inverno

Dizem por aí que o inverno é a estação em que as pessoas se vestem melhor, capricham mais nos looks. Se é uma verdade absoluta não podemos dizer, mas que os tecidos de inverno são maravilhosos e nos inspiram a criar produções lindíssimas e quentinhas, não podemos negar. Quando as temperaturas caem procuramos roupas que […]

Acabamentos costura Clube da Costureira

Dizem por aí que o inverno é a estação em que as pessoas se vestem melhor, capricham mais nos looks. Se é uma verdade absoluta não podemos dizer, mas que os tecidos de inverno são maravilhosos e nos inspiram a criar produções lindíssimas e quentinhas, não podemos negar.

Quando as temperaturas caem procuramos roupas que nos envolvam carinhosamente com uma sensação gostosa de colo de mãe ou abraço de um velho e bom amigo. O poeta Francês Victor Hugo conseguiu transmitir essa sensação gostosa nos seguintes versos de sua poesia:

“Meu velho agasalho e eu
vivemos juntos
de forma muito cômoda.
Ele adotou todas as minhas rugas,
não me incomoda em nenhuma parte,
amoldou-se aos meus defeitos,
é complacente com todos os meus movimentos
e só sinto sua presença
porque me mantém quentinho.
Os agasalhos velhos
e os velhos amigos
são iguais.”

Mas além de confortáveis e aquecidos, também gostamos de nos sentir elegantes e estilosos! Né?

Pensando nisso, trouxemos os principais tecidos de inverno que precisam estar na sua listinha de melhores do ano:

1  VELUDO: MAIS ATUAL DO QUE NUNCA

Não podemos falar de tecidos da estação e não mencionarmos o veludo! Ele, antes mesmo das temperaturas começarem a cair, já estava bombando pelas ruas. Isso só comprova o quanto o tecido é versátil! Seu toque moderno traz conforto e elegância a quem o veste.

Mas esse glamour todo do veludo não é de agora, não! Desde que surgiu, em meados do século XV, sempre foi considerado sinônimo de riqueza e sofisticação, uma vez que era de uso exclusivo das classes mais nobres.

Décadas depois, tornou-se um material mais acessível e cada vez mais popular pelo mundo. Os anos 70, assim como também os anos 90, ficaram marcados como épocas em que o veludo teve seu auge. Isso se repete este ano, com a sua volta de sucesso chegando ao topo das principais tendências de tecidos de inverno.

Podemos encontrá-lo em texturas diferentes, porém as apostas principais do momento são duas:

O Veludo Molhado, que é a versão mais glam, com um toque de brilho acetinado que provoca um efeito molhado realçando os movimentos e dando mais textura ao look. Tem a opção lisa ou canelada, caracterizada por uma superfície com riscas, lembrando uma mini risca-de-giz. Independente da escolha, esse tipo é ricamente macio, com caimento leve e fluido que confere um ar de elegância à peça.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
Sua textura luxosa fica linda em vestidos de festa / Foto: Instagram @thassianaves
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
Ao mesmo tempo que é sofisticado, também pode ser usado em produções mais casuais / Foto: Pinterest.

O veludo é um tecido de inverno democrático que pode ser usado por homens e mulheres. Os looks masculinos com um toque aveludado ganham status ainda mais elegante e estiloso.

O outro tipo é o Cotelê, uma versão mais clássica e atemporal do tecido. Seu nome vem do Francês côtelé e quer dizer “com costelas, nervuras, reentrâncias”. Sua superfície possui linhas em relevo com brilho fosco, que ajudam a dar um efeito de visual mais alongado.

Este é um veludo mais estruturado e resistente, por isso é muito utilizado na confecção de roupas para outono/inverno. Seu material protege e ajuda manter a temperatura do corpo.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
As riscas são o charme deste tecido de inverno / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
Foto: Pinterest.

CLIQUE AQUI e aprenda a fazer um casaco de veludo!

2  PELE DE CASTOR: ECOLOGICAMENTE CHIQUE

Desde a pré-história, as peles de animais são conhecidas por sua qualidade térmica. Elas foram as primeiras roupas usadas pelo homem, e quando usada por caçadores para mantê-los aquecidos, conferiam status de força e bravura. Foi a partir do século XIX, quando as mulheres da alta sociedade européia aderiram as peles para cobrir os ombros em seus vestidos de festa e se proteger do frio, que o material passou a ser sinônimo de nobreza.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
A pele fake confere glamour ao look na hora / Foto: Pinterest.

Hoje em dia, com os avanços da tecnologia e uma consciência mais ética e preocupada com o meio ambiente, não é necessário, nem correto e muito menos chique continuar utilizando animais para fabricar tecidos. Existem tecidos puramente sintéticos, que substituem as peles verdadeiras sem perder a sofisticação.

A Pele de Castor sintética é um dos tecidos de inverno mais charmoso, versátil e que consegue deixar qualquer look mais quentinho nesta estação. Podemos comparar seu  toque macio a abraçar um ursinho de pelúcia. A sensação é muito gostosa!

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
Além de esquentar, o casaco de pele pode dar um toque de cor no look  / Foto: Pinterest
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
Os coletes são perfeitos para brincar com as sobreposições / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
Aposte nesse tecido para deixar as suas produções casuais mais sofisticadas e quentinhas / Foto: Pinterest.
  • CLIQUE AQUI e aprenda a fazer um colete de pele fake!

3  SUEDE: HIT DOS ANOS 70

Os looks inspirados nos anos 70 com ar boho continuam fortes nesta temporada. Para aderir esta moda, nada melhor do que as peças de Suede. A primeira vista é um tecido que lembra muito a camurça, porém é mais leve e molinho.

Este tecido de inverno é caracterizado por ter uma ótima resistência, durabilidade e praticidade. O detalhe de a superfície mudar de aspecto conforme se passa a mão, dá um efeito muito interessante. Outro ponto super positivo desses tecidos é sua excelente capacidade térmica de poder ser utilizado tanto em peças mais fresquinhas no verão, quanto nas mais quentinhas e aconchegantes no inverno, remetendo a uma sensação gostosa de conforto e leveza o ano todo!

O Suede é perfeito para confecção de saias, vestidos, coletes e blusinhas.

Existe também o Suede Scuba que se diferencia do tradicional por apresentar uma base encorpada, que confere estrutura e evita as marcações indesejadas. É ideal para a confecção de blazer, sobretudos e calças.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
A cartela de tons terrosos é versátil e combina muito com a proposta setentinha da tendência / Foto: Pinterest.

4  LÃ E TRICÔ: OS QUERIDINHOS DOS CASACOS

Embora sejam tecidos diferentes, podemos dizer que tanto a lã como o tricô são tecidos indispensáveis no inverno. Todo mundo tem pelo menos um deles no armário.  Não importa o ano, quando chega o inverno esses tecidos são os mais procurados por seu isolamento térmico.

Entre as variações de lã e tricô, as mais indicadas são aquelas que não irritam a pele, que possuem uma textura macia e são de fibras sintéticas (e por isso mais acessíveis).

Que tal uma peça de Lã Batida? Esse é um tecido atemporal que deixa qualquer look mais elegante! Tem esse nome porque a trama dos fios é prensada por uma ripa de madeira, deixando-a bem apertada. Seu caimento mais firme e durinho é ótimo para fazer casacos e sobretudos.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
As cores mais vivas também são tendência entre os tecidos de inverno / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
O sobretudo de lã batida é a peça mais curinga da temporada / Foto: Pinterest.

Outra opção é a Malha Tricô. São tecidos que têm a textura e aparência do tricô artesanal, mas com a maleabilidade e elasticidade da malha. O seu caimento é pesado e “molinho”, super aconchegante.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
A malha tricô é ideal para confecção de peças de meia-estação e inverno / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
A produção fica chique e confortável / Foto: Instagram @camilacoelho
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de inverno 600x300
As opções com brilho metalizado são super elegantes / Foto: Pinterest.

5  ALFAIATARIA: A ELEGÂNCIA DE SEMPRE

Super clássicos, não podem faltar na nossa lista! Conferem conforto e elegância às peças tradicionais da alfaiataria que nunca saem de moda, como ternos e blazers, tanto masculinos quanto femininos.

A textura mais encorpada do tecido dá um toque de sofisticação à peça / Foto: Pinterest.

Os tecidos de alfaiataria são encorpados de caimento mais pesado. Sua superfície tem uma textura suave e macia. Alguns possuem também elasticidade, proporcionando muito conforto e liberdade de movimentos para quem veste.

A estampa Príncipe de Gales é a principal aposta dos tecidos de alfaiataria no momento / Foto: Pinterest.
O xadrez é um clássico que nunca sai de moda, por isso combina perfeitamente com as peças de alfaiataria / Foto: Pinterest.
Os tons de preto, cinza e azul são os mais curingas / Foto: Pinterest.

 

Agora que a sua listinha de tecidos da temporada está completa, que tal se deliciar com o gostinho de inverno que tem no nosso Pinterest?

Aperte Aqui e confira quais são os melhores tecidos para vestidos de inverno!

Assuntos Relacionados

Comentários

6 respostas

  1. Gostei bastante! É muito bom relembrar os materiais que temos a disposição. Lembrei inclusive que AINDA não tenho nenhuma peça em suede =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *