Você não é uma expert em moda se ainda não sabe tudo sobre esses 5 tecidos de inverno

Dizem por aí que o inverno é a estação em que as pessoas se vestem melhor, capricham mais nos looks. Se é uma verdade absoluta não podemos dizer, mas que os tecidos característicos desta época do ano são maravilhosos e nos inspiram a criar produções lindíssimas e quentinhas, não podemos negar.

Quando as temperaturas caem procuramos roupas que nos envolvam carinhosamente com uma sensação gostosa de colo de mãe ou abraço de um velho e bom amigo. O poeta Francês Victor Hugo conseguiu transmitir essa sensação gostosa nos seguintes versos de sua poesia:

Tecidos de Inverno quentinhos

Foto: Pinterest.

“Meu velho agasalho e eu
vivemos juntos
de forma muito cômoda.
Ele adotou todas as minhas rugas,
não me incomoda em nenhuma parte,
amoldou-se aos meus defeitos,
é complacente com todos os meus movimentos
e só sinto sua presença
porque me mantém quentinho.
Os agasalhos velhos
e os velhos amigos
são iguais.”

Mas além de confortáveis e aquecidos, também gostamos de nos sentir elegantes e estilosos! Né?

Pensando nisso, trouxemos os principais tecidos de inverno que precisam estar na sua listinha de melhores do ano:

1  VELUDO: MAIS ATUAL DO QUE NUNCA

Não podemos falar de tecidos da estação e não mencionarmos o veludo! Ele, antes mesmo das temperaturas começarem a cair, já estava bombando pelas ruas. Isso só comprova o quanto o tecido é versátil! Seu toque moderno traz conforto e elegância a quem o veste.

O veludo é um tecido chiquérrimo!

O veludo é um tecido de inverno chiquérrimo! / Foto: Pinterest.

Mas esse glamour todo do veludo não é de agora, não! Desde que surgiu, em meados do século XV, sempre foi considerado sinônimo de riqueza e sofisticação, uma vez que era de uso exclusivo das classes mais nobres.

veludo-molhado-alemao

Os looks de veludo também apareceram no figurino da personagem Lady Mary Crawley (Michelle Dockery) na série britânica Downton Abbey que retrata o cenário da primeira metade do século XX / Foto: Nick Briggs – Carnival Film & Television.

Décadas depois, tornou-se um material mais acessível e cada vez mais popular pelo mundo. Os anos 70, assim como também os anos 90, ficaram marcados como épocas em que o veludo teve seu auge. Isso se repete este ano, com a sua volta de sucesso chegando ao topo das principais tendências de tecidos de inverno.

Podemos encontrá-lo em texturas diferentes, porém as apostas principais do momento são duas:

O Veludo Molhado Alemão, que é a versão mais glam, com um toque de brilho acetinado que provoca um efeito molhado realçando os movimentos e dando mais textura ao look. Tem a opção lisa ou canelada, caracterizada por uma superfície com riscas, lembrando uma mini risca-de-giz. Independente da escolha, esse tipo é ricamente macio, com caimento leve e fluido que confere um ar de elegância à peça.

Sua textura luxosa fica linda em vestidos de festa!

Sua textura luxosa fica linda em vestidos de festa! / Foto: Pinterest.

tecido-de-inverno-veludo-molhado-alemao-vestido

Ao mesmo tempo que é sofisticado, também pode ser usado em produções mais casuais / Foto: Pinterest.

tecido-de-inverno-veludo-molhado-alemao-blusa

Foto: Pinterest.

Combinar peças de veludo com outras peças mais informais e até com pegada esportiva é um truque de stylist super bacana!

Combinar peças de veludo com outras peças mais informais e até com pegada esportiva é um truque de stylist super bacana! / Foto: Blog Steal The Look.

O veludo é um tecido de inverno democrático que pode ser usado por homens e mulheres. Os looks masculinos com um toque aveludado ganham status ainda mais elegante e estiloso.

O veludo molhado em peças clássicas como o blazer, fica lindo!

O veludo molhado em peças clássicas como o blazer, fica lindo! /Foto: Ed Westwick ator de Gossip Girl para Gotham Magazine.

O outro tipo é o Cotelê, uma versão mais clássica e atemporal do tecido. Seu nome vem do Francês côtelé e quer dizer “com costelas, nervuras, reentrâncias”. Sua superfície possui linhas em relevo com brilho fosco, que ajudam a dar um efeito de visual mais alongado.

Este é um veludo mais estruturado e resistente, por isso é muito utilizado na confecção de roupas para outono/inverno. Seu material protege e ajuda manter a temperatura do corpo.

tecido-de-inverno-veludo-cotele-casaco

Foto: Pinterest.

As riscas são o charme deste tecido de inverno

As riscas são o charme deste tecido de inverno / Foto: Pinterest.

Veludo

Conheça mais opções de Veludo aqui!

 

2  PELE DE CASTOR: ECOLOGICAMENTE CHIQUE

Desde a pré-história, as peles de animais são conhecidas por sua qualidade térmica. Elas foram as primeiras roupas usadas pelo homem, e quando usada por caçadores para mantê-los aquecidos, conferiam status de força e bravura. Foi a partir do século XIX, quando as mulheres da alta sociedade européia aderiram as peles para cobrir os ombros em seus vestidos de festa e se proteger do frio, que o material passou a ser sinônimo de nobreza.

tecido-de-inverno-pele-de-castor-thassia-naves

Foto: Thássia Naves no Instagram.

Hoje em dia, com os avanços da tecnologia e uma consciência mais ética e preocupada com o meio ambiente, não é necessário, nem correto e muito menos chique continuar utilizando animais para fabricar tecidos. Existem tecidos puramente sintéticos, que substituem as peles verdadeiras sem perder a sofisticação.

A Pele de Castor sintética é um dos tecidos de inverno mais charmoso, versátil e que consegue deixar qualquer look mais quentinho nesta estação. Podemos comparar seu  toque macio a abraçar um ursinho de pelúcia. A sensação é muito gostosa!

Além de esquentar, o casaco de pele pode dar um toque de cor no look

Além de esquentar, o casaco de pele pode dar um toque de cor no look / Foto: Pinterest.

Os coletes são perfeitos para brincar com as sobreposições

Os coletes são perfeitos para brincar com as sobreposições / Foto: Olivia Palermo no Pinterest.

Nessa temporada troque o cachecol pela estola e arrase!

Nessa temporada troque o cachecol pela estola e arrase! Foto: Pinterest.

Aposte nesse tecido para deixar as suas produções casuais mais sofisticadas e quentinhas

Aposte nesse tecido para deixar as suas produções casuais mais sofisticadas e quentinhas / Foto: Pinterest

tecido-de-inverno-pele-de-castor-casaco

Os looks que combinam o glamour da pele fake com o conforto das peças mais básicas, ganham um efeito hi-low incrível! / Foto: Pinterest.

  • CLIQUE AQUI e aprenda a fazer um colete de pele fake!
Tecido Pele de Castor

Conheça mais sobre as opções de Pele de Castor aqui!

 

3  SUEDE E SUEDINE: HIT DOS ANOS 70

Os looks inspirados nos anos 70 com ar boho continuam fortes nesta temporada. Para aderir esta moda, nada melhor do que as peças de Suede e de Suedine. A primeira vista são tecidos que lembram muito a camurça, porém são mais leves e molinhos.

A textura aveludada e toque macio do tecido são viciantes!

A textura aveludada e toque macio do tecido são viciantes! / Foto: Pinterest.

Este tecido de inverno é caracterizado por ter uma ótima resistência, durabilidade e praticidade. O detalhe de a superfície mudar de aspecto conforme se passa a mão, dá um efeito muito interessante. Outro ponto super positivo desses tecidos é sua excelente capacidade térmica de poder ser utilizado tanto em peças mais fresquinhas no verão, quanto nas mais quentinhas e aconchegantes no inverno, remetendo a uma sensação gostosa de conforto e leveza o ano todo!

O Suede é perfeito para confecção de saias, vestidos, coletes e blusinhas.

tecido-de-inverno-suede-jardineira

Foto: Pinterest.

tecido-de-inverno-suede-saia

Foto: Pinterest.

Já o Suedine, por ser um pouquinho mais grosso e encorpado, é ideal para a confecção de casaquinhos, sobretudos e calças.

A cartela de tons terrosos é versátil e combina muito com a proposta setentinha da tendência

A cartela de tons terrosos é versátil e combina muito com a proposta setentinha da tendência / Foto: Pinterest.

Suede e Suedine

Conheça mais opções de Suede e Suedine aqui!

 

4  LÃ: A QUERIDINHA DOS CASACOS

Frio e lã são inseparáveis! Não importa o ano, quando chega o inverno os tecidos de lã são os mais procurados por seu isolamento térmico. Existem vários tipos de lã, mas as mais indicadas são aquelas que não irritam a pele, que possuem uma textura macia e são de fibras sintéticas (e por isso mais acessíveis).

Muito prático, esse é um tecido que não amassa com facilidade

Muito prático, esse é um tecido que não amassa com facilidade / Foto: Pinterest.

Que tal uma peça de Lã Batida? Esse é um tecido atemporal que deixa qualquer look mais elegante! Tem esse nome porque a trama dos fios é prensada por uma ripa de madeira, deixando-a bem apertada. Seu caimento mais firme e durinho é ótimo para fazer casacos e sobretudos.

As cores mais vivas também são tendência entre os tecidos de inverno

As cores mais vivas também são tendência entre os tecidos de inverno / Foto: Pinterest.

Outra opção é a Lã Acrílica, que é muito semelhante um tecido de lã natural, porém mais leve e confortável. Ela é muito utilizada na alfaiataria por proporcionar um acabamento delicado e luxuoso. Trata-se de uma lã mais resistente, que tem melhor capacidade de absorver e liberar a umidade rapidamente.

Pode ser utilizada na moda festa, em coletes e ternos, e na moda casual na confecção de sobretudos, blazers e calças.

tecido-de-inverno-la-acrilica

Foto: Pinterest.

Lã

Conheça mais opções de Lã aqui!

 

5  GABARDINE: A ELEGÂNCIA DE SEMPRE

O nome desse tecido é uma referência as roupas usadas na Idade Média como proteção contra fenômenos climáticos. A partir do século XIX passou a ser um tecido de alfaiataria caracterizado por fios em diagonal, de peso médio, com efeito de estrias finas e textura parecida com a sarja.

O gabardine azul marinho é curinga porque fica bem com todos os tons de pele

O gabardine azul marinho é curinga porque fica bem com todos os tons de pele / Foto: Kate Middleton no Pinterest.

O Gabardine é um dos tecidos de inverno que nunca sai de moda.  Além de deixar o look mais elegante, ajuda a manter a temperatura do corpo.  Seu caimento é excelente para confecção de de roupas sociais para homens e mulheres. A composição de poliéster o torna mais resistente, firme e prático, ao mesmo tempo que possui um toque suave e agradável.

tecido-de-inverno-gabardine-saia-lapis

Usar tecidos com linhas verticais é uma ótima dica para alongar a silhueta / Foto: Blog Memorandum.

A sua textura mais encorpada dá um toque de sofisticação à peça

A sua textura mais encorpada dá um toque de sofisticação à peça / Foto: Blog Bike Pretty.

Gabrdine

Conheça mais opções de Gabardine aqui!

Pinterest Tecidos de Inverno Maximus

Agora que a sua listinha de tecidos da temporada está completa, que tal se deliciar com o gostinho de inverno que tem no nosso Pinterest?

"Se você também respira moda, sonha com moda ou vive disso, converse com a gente! Juntos podemos desenhar novas ideias.Queremos saber das suas experiências e opiniões. E o que mais você gostaria de encontrar por aqui?"