Quando começa uma nova temporada você já sente calafrios na hora que precisa desenvolver a nova coleção para sua empresa? Ou você, estudante de moda, a cada novo projeto que o professor propõe, sofre com bloqueio criativo na hora de criar?

Eu já passei por isso, sei bem como é essa ansiedade quando precisamos criar produtos atrativos, que sejam bonitos, agradem o maior número de pessoas possível e principalmente, sejam vendáveis!
Como trabalho há bastante tempo na indústria criativa, tive que percorrer um longo caminho na busca dessa solução. Fiz inúmeros cursos sobre criatividade, pois achava que não era criativa, até que descobri uma solução simples e eficaz, que ajudaria no bloqueio criativo e também na minha dificuldade com modelagem plana: conheci a moulage!
Quando estamos criando no bidimensional, ou seja, quando pegamos as referências das nossas pesquisas e passamos para o momento de desenvolvimento dos looks, na hora de esboçarmos as peças é comum a insegurança e a falta de ideias.
Porém, se você experimentar fazer o processo ao contrário, experimentando formas e caimentos no manequim e depois fazer o registro, tenho certeza que suas criações não serão mais as mesmas.
Esse é o segredo de grandes designers driblarem o bloqueio criativo: eles começam pela experimentação no manequim para depois partirem para o desenho. Desta forma conseguem ter ideias originais, pois manipulando o tecido no manequim, sua criatividade ficará mais aguçada!

Quando você transfere uma pence na moulage, é impossível não imaginar as variações que podem partir dela, já que uma pence pode se transformar em um recorte, uma prega – ou várias…
Na hora da construção de um decote é a mesma situação! Ao desenhar o decote diretamente no corpo e na peça, você já consegue ver possíveis variações daquele mesmo decote.
Então uma única peça pode virar várias, com pequenas alterações, que você vai fazendo e experimentando na hora.
Deixe-se inspirar pela textura dos tecidos, as cores e o caimento e veja o modelo evoluir diante de seus olhos. Essa é a magia da moulage! Experimente e não sofra mais com o tal problema de bloqueio criativo. 🙂
Clique Aqui para conhecer mais sobre o meu curso Segredos da Moulage Francesa!
0 Comments