Conheça a técnica e todas as possibilidades da Moulage com Francys Saleh


60
401 compartilhadas, 60 points

Olá, Francys Saleh por aqui… Se você acompanha os meus posts aqui no blog da Maximus, já percebeu que há muito ”pano pra manga” quando o assunto é moulage, certo?

Há 15 anos trabalhando com essa técnica, sempre aprendo algo novo e amo compartilhar aqui com vocês.

Créditos: Pinterest

Como professora, sempre que começo o semestre com as turmas de moulage, gosto de fazer uma introdução sobre o tema, explicar qual a origem da moulage, sua história, como era usada no passado e principalmente, como ela é usada nos dias de hoje.

Há muito a se falar sobre essa técnica que nasceu da Alta-Costura, além de várias curiosidades.

Créditos: Pinterest

A moulage é utilizada até hoje nas casas de Alta-Costura, inclusive essa é uma das regras impostas pelo Sindicato responsável pelas Maisons de Alta-Costura.

Além de algumas regras como localização do atelier, número de funcionários, duas coleções por ano, o atelier deve obrigatoriamente fazer as peças usando a moulage. Pois como sabem, com a técnica a roupa fica com acabamento impecável e todos os ateliers seguem essa regra, caso contrário, se infringir alguma regra, o atelier não terá a legitimidade de uma Maison de Alta-Costura e é por isso, que por exemplo, não pode dizer que seja um atelier de Alta-Costura.

Essa regra foi imposta porque durante a Segunda Guerra Mundial. Hitler queria levar os ateliers franceses para Berlim e transformar Berlim na Capital da Moda. Já imaginou o que seria se de fato ele tivesse conseguido?

Créditos: Pinterest

Outro ponto que cabe salientar aqui é sobre o uso dos manequins, os ateliers utilizam manequins industriais para fazer a moulage.

Volta e meia recebo perguntas sobre os manequins ajustáveis e acredite, os ateliers não trabalham desta forma, eles usam uma técnica super acessível para fazer o aproveitamento do manequim e adaptar ao corpo da cliente, que é a Bourrage.

Inclusive muitas clientes fiéis, ou fidéle como são chamadas, possuem um manequim exatamente com suas medidas. Assim quando precisam de uma nova peça, basta comunicar o atelier, sem a necessidade de ficar viajando inúmeras vezes para fazer a prova.

A Alta-Costura tem esse encanto, essa áurea que torna o trabalho com a costura uma verdadeira obra de arte, em que uma peça de roupa pode custar o preço de um imóvel. Pode por um lado parecer um nicho de ostentação, mas quando analisamos a forma completa de como uma peça é feita, os materiais utilizados, o tempo em que essa roupa é costurada, olhamos com outros olhos.

Embora as roupas feitas nestes ateliers estejam fora de nossa realidade é legal pensarmos que podemos utilizar as mesmas técnicas e adaptar a nossa realidade, seja na forma de fazer, utilizando a moulage, seja em um acabamento primoroso, o savoir-faire que os franceses falam ou seja o “saber fazer” e fazer com excelência é algo que nunca sai de moda e que você pode oferecer a suas clientes e se diferenciar da concorrência, já pensou sobre isso?

Créditos: Pinterest
Créditos: Pinterest

Gostou desse post? Então comenta aqui e compartilha 🙂


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

60
401 compartilhadas, 60 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
2
Não Gostei
Confuso Confuso
1
Confuso
Engraçado Engraçado
2
Engraçado
Amei Amei
140
Amei
Incrível Incrível
38
Incrível
O Melhor O Melhor
6
O Melhor
Francys Saleh

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou a Francys, atuo como professora em cursos de graduação há 10 anos e tenho várias paixões no mundo da moda, duas delas vou compartilhar aqui com vocês que é a moulage e os livros de moda. Também sou apaixonada pelas mídias então reuni esses interesses no perfil @livrosdemoda e também do canal no FrancysSaleh.com no YouTube.

19 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.