fbpx

Ergonomia: cuidados que toda costureira precisa ter


76
105 shares, 76 points

Oi gente! Hoje vamos abordar a costura sobre uma perspectiva diferente. Que tal falarmos um pouco sobre ergonomia?

Ergonomia é um estudo científico das relações entre homem e máquina, visando uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outro interagem.

A palavra “ergonomia” vem de duas palavras gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis.

Os objetivos básicos da ergonomia são:

  • Possibilitar conforto ao indivíduo;
  • Proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para cada tipo de trabalho.

Ano passado senti muitas dores horríveis que me deixaram toda “travada”! Foi coisa séria!

Fui ao medico e descobri que tenho tendinite no ombro direito e desgaste na coluna, devido há anos de trabalho com postura inadequada sem os cuidados necessários.

Isso é bem comum entre as costureiras que ficam horas sentando em cadeiras inapropriadas.

Se você sente dores em alguma parte do corpo, procure um médico e não seja negligente como eu fui.

Estou fazendo um tratamento com fisioterapeuta que ajudou e continua me ajudando a aliviar minhas dores no corpo. Hoje já me sinto melhor!

CUIDADOS QUE TODA COSTUREIRA PRECISA TER:

1- Faça exercícios físicos;

Alongamentos antes, durante e depois de trabalhar.

2- A cada 2 horas pare um pouco o que está fazendo e alongue o corpo.

Faça também outra atividade para não sobrecarregar.

3- Altura da mesa de corte;

Para trabalhar mais comodamente, o tampo da mesa de corte deve ficar no nível do seu cotovelo (estando você em pé). A dimensão ideal da mesa é 1,80×0,90m. Deixe a mesa de corte livre dos lados para que o acesso a ela se torne mais fácil;

4- Ao trabalhar com a tesoura na hora de cortar as peças não coloque muita força nas mãos;

Deixe sempre sua tesoura bem amolada para facilitar o corte.

5- Tenha atenção para ter uma postura correta na máquina de costura;

Invista em uma cadeira que se adapte ao seu corpo, que seja flexível com regulagens e ajustes na altura para ficar bem posicionada com a altura da máquina de costura.

Se eu tivesse tido um pouco mais de consciência e tomado os cuidados necessários, não estaria sofrendo com isso.

A minha dor pode ser a mesma dor de muita gente.

Levantar esse questionamento de que a gente precisa ficar atento com  ergonomia no local de trabalho é fundamental para nosso desenvolvimento como profissional, pois trabalhamos com nosso corpo e nossa mente.

Precisamos nos cuidar, o nosso corpo é a nossa maior ferramenta!


Like it? Share with your friends!

76
105 shares, 76 points

What's Your Reaction?

Não Gostei Não Gostei
2
Não Gostei
Confuso Confuso
3
Confuso
Engraçado Engraçado
4
Engraçado
Amei Amei
229
Amei
Incrível Incrível
34
Incrível
O Melhor O Melhor
17
O Melhor
Nea Santtana

Nasci em Salvador, na Bahia e a moda entrou na minha vida, quando ainda criança, minha mãe me ensinou a costurar. Segui costurando meus sonhos quando, aos 16 anos fiz meu primeiro desfile. Continuei estudando me capacitando e criei a coleção Pedidos, onde utilizei as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim da Bahia como base de um bordado e que costuradas uma a uma criava um tecido para confecção de roupas e acessórios. Esse trabalho me destacou no cenário da moda nacional e internacional. As mídias digitais surgiram como ferramenta de divulgação do trabalho de moda, até que em 2016 resolvi dar uma pausa nas atividades de estilista enquanto criadora de uma marca, de uma confecção e investir no canal do Youtube. Através dos vídeos, minhas vivências e paixão pela moda, compartilho dicas de moda, tendências e decoração, com aulas de costura, customização, artesanato e criação de acessórios. Tudo bem explicadinho, no estilo faça você mesma. Estimulando a criatividade, o consumo consciente e o empreendedorismo.

23 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Adorei o artigo Nea! Parabéns! Espero que as costureiras se atentem para esses cuidados que previnem problemas sérios de saúde no futuro. 🙂

  2. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  3. É bom mas faltam algumas considerações: Tenho tido dor nos ombros ao trabalhar na máquina reta. qual seria a altura ideal da mesa em relação ao meu cotovelo? As costas devem estar apoiadas? A cadeira deve ter braços?

  4. Esses cuidados são essenciais para a nossa saúde. Muito obrigada por incluir no curso um assunto tão relevante.

  5. Ótimo artigo sobre os cuidados com o bem estar das costureiras, vou fazer algumas modificações, mas ainda falta a mesa no tamanho que desejo. Um dia chego no ideal.

  6. Eu trabalhei como operadora de produção e tinhamos mesmo os momentos de ginastica laboral a cada duas horas além do rodízio de atividades para prevenir L.E.R

  7. Obrigada por compartilhar essa informação com a gente,. Estou amando as aulas.Essa preocupação de vocês com a saúde das costureiras faz todo o diferencial dos outros… Parabéns pela iniciativa

  8. prof.Néia adorei o artigo, vou mim policiar mais, pois já tenho um problema de muitas escovas que já fiz

  9. Olá professora e colegas! ótimas orientações e que bom que compartilhou suas experiências conosco, muita saúde para você Professora e todas costureiras. Um grande abraço!