fbpx

O uso da moulage nas indústrias de confecção


1
1 point

Se você não conhece todas as possibilidades que a técnica de moulage oferece, é bem provável que já tenha se perguntado se a moulage pode ser usada nas indústrias de confecção de vestuário, como confecção de roupas casuais.

Maximus Tecidos industrias de confecção Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Saiba que essa dúvida não é apenas sua, essa é uma dúvida muito super comum, principalmente quando se tem o primeiro contato com a técnica, pois sabendo que ela é uma técnica originária da Alta Costura, é muito comum que surja essa dúvida.

Mas saiba que a técnica não só pode como deve ser utilizada nas indústrias de confecção. Pois a moulage evita erros, agiliza o processo de construção dos moldes, economizando tempo e dinheiro!

Maximus Tecidos industrias de confecção Clube da Costureira 600x300

O processo de construção do molde para indústrias de confecção acontece da seguinte forma:

A modelista faz o molde no manequim, que neste caso precisa ser o tamanho padrão da peça piloto. Aqui entra a questão do nicho: se você trabalha com o nicho plus size, o seu manequim deve ser no tamanho que você costuma realizar a sua peça piloto. Se for moda jovem, a mesma coisa, já que os tamanhos das peças piloto variam muito de acordo com o nicho escolhido.

Maximus Tecidos industrias de confecção Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Após o molde feito no manequim de acordo, a próxima etapa é a planificação deste molde.

Planificar o molde é uma etapa simples e consiste em limpar as linhas e arrumá-las com a régua.

Depois é possível optar por passar esse molde para um sistema cad/cam, caso as indústrias de confecção já trabalhem desta forma.

Caso não trabalhem com softwares de modelagem, a próxima etapa é fazer a gradação deste molde, da mesma forma que seria feito o molde na modelagem plana.

No entanto, perceba que a única diferença está na forma de se obter o molde: enquanto na modelagem plana você precisa utilizar os traçados, na moulage você constrói diretamente no manequim, já prevendo o resultado.

A moulage nas indústrias de confecção é muito útil em alguns nichos, especialmente para quem trabalha com moda praia, moda fitness e lingerie, pois não há necessidade de cálculos a cada nova coleção ou mudança de tecidos. Basta colocar o tecido sobre o manequim e começar a trabalhar.

O uso da técnica nas indústrias de confecção também auxilia muito durante o processo de coleção. Quando a peça está no manequim é possível usar a mesma base e já acrescentar e mudar alguns detalhes, enquanto vai construindo a peça.

Comente aqui o que achou sobre o uso da moulage nas indústrias?

Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas! Se tiver algum comentário, ficarei muito feliz em ler aqui!

Conheça mais sobre o meu curso on-line Segredos da Moulage Francesa aqui!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

1
1 point

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
0
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Francys Saleh

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou a Francys, atuo como professora em cursos de graduação há 10 anos e tenho várias paixões no mundo da moda, duas delas vou compartilhar aqui com vocês que é a moulage e os livros de moda. Também sou apaixonada pelas mídias então reuni esses interesses no perfil @livrosdemoda e também do canal no FrancysSaleh.com no YouTube.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.