Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Viscose Encolhe Na Lavagem?

Hoje iremos falar sobre um assunto que interessa a todos: tecido que encolhe na lavagem. Quem nunca presenciou aquele tecido incrível encolhendo após a lavagem? É uma mistura de tristeza e frustração. Mas, saber quais são os tecidos que encolhem e o que pode ser feito a respeito é o primeiro passo para se preparar para cuidar bem da roupa. O tecido de hoje é o viscose. Será que viscose encolhe na lavagem?

Existem alguns tipos de tecidos que encolhem mais do que outros e existe um motivo para isso. Hoje você vai saber um pouco mais sobre por que isso acontece e se o viscose faz parte dos tecidos que encolhem quando são lavados.

Confira tudo sobre esse assunto para não ser pega desprevenida.

É verdade que viscose encolhe na lavagem?

O tecido viscose é uma fibra sintética e muitas vezes é misturado ao algodão para confeccionar roupas. A verdade sobre se viscose encolhe na lavagem é que depende da qualidade do tecido. A fibra menos resistente do tecido viscose pode sim encolher até 10% dependendo do tipo de lavagem (tempo, produtos, etc.)

Por ser uma fibra não natural, a viscose encolhe bem menos do que tecidos como linho, algodão e lã por exemplo. O que acontece, na verdade, não é que o tecido encolhe mas sim que ele volta ao seu tamanho original.

Durante o processo de fabricação do tecido as linhas são esticadas mecanicamente fazendo com que o tecido fique maior do que ele realmente é e, ao ser lavado e depois de seco ele encolhe pois volta ao seu tamanho de origem.

 

Como evitar que o tecido viscose encolha

Como dito, a qualidade do tecido irá interferir bastante em quanto ele irá encolher na lavagem, mas alguns cuidados podem ser tomados para evitar que os danos sejam maiores.

Se você quiser preservar seu tecido de viscose por muito mais tempo o ideal é que você lave a mão e com água fria, também é recomendado utilizar um sabão de coco ou neutro para esse tipo de lavagem, fazendo movimentos delicados enxaguando em seguida.

O tecido viscose é considerado delicado e a lavagem a mão pode ser um dos melhores caminhos para fazer com que esse tecido tenha uma durabilidade maior. Você pode estar se perguntando “mas então não posso lavar roupas de viscose na máquina?”. Pode sim, mas existem alguns cuidados a serem tomados se você quiser preservar esse tecido.

Quando molhado o tecido viscose fica bem mais frágil por isso se optar por lavar na máquina escolha o ciclo delicado. Cada máquina de lavar tem um processo para lavagem de roupas delicadas e para evitar que o tecido viscose encolha na lavagem é preciso lavar o mais delicadamente possível.

Imagem: Maximus Tecidos

Se o seu tecido de viscose foi de cor clara, outra dica muito importante é que você deixe ele secando na sombra. A viscose possui baixa resistência a luz ultravioleta e por isso pode amarelar facilmente. Por fim, uma última dica muito essencial e bem simples é sempre olhar a etiqueta da roupa antes de lavar. Lá podem ter recomendações do fabricante para que você possa preservar o seu tecido por muito mais tempo.

 

Respeite a indicação de conservação do tecido

É possível conferir as características da composição e a tabela de conservação do tecido. Nela estará indicado qual o procedimento correto para lavagem, alvejamento, passadoria e procedimentos profissionais indicados ou não.

Imagem: Tabela de Conservação Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos trabalha com tecidos de qualidade e procedência!

Tomando os cuidados necessários é possível garantir a durabilidade do tecido

Muitas pessoas podem se queixar de que viscose encolhe na lavagem e optar por não trabalhar com esse tecido. Mas, o índice de encolhimento da viscose é bem baixo quando comparado aos tecidos de fibras naturais. Invista no tecido viscose pois ele, além de ótimo, pode ser utilizado em inúmeras confecções.

 

 

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. Este site definitivamente tem todas as informações e fatos que eu precisava a respeito deste assunto e não sabia a quem perguntar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *