Pode usar técnica de moulage para modelagem de peças amplas?


12
115 compartilhadas, 12 points

Olá, aqui é a Francys e hoje vou compartilhar com vocês uma dúvida que recebo com frequência, pois é comum vermos a moulage sendo usada para a confecção de peças super justas, como vestidos e corsets por exemplo.

Para exemplificar, utilizei um livro que gosto muito de trabalhar, pois apresenta a técnica de moulage, com as marcações completas do manequim e também na tela. Já adianto também que infelizmente este livro está esgotado nas lojas e editora, porém as vezes é possível encontrar em sebos.

Por proporcionar grande liberdade – pois a modelista não fica refém de tamanhos padrões e cálculos – a técnica de moulage, que antes era restrita aos ateliês, vem sendo usada nas confecções. Além da grande vantagem de ver o modelo pronto diante dos seus olhos, ela promove agilidade na hora de fazer um novo modelo e isso reflete em ganho de tempo e o mais importante, diminui a necessidade de fazer várias peças pilotos.

Então, a técnica de moulage pode ser utilizada para a modelagem de peças amplas?

Claro! Você pode fazer peças como camisas, vestidos e casacos e o que mais sua imaginação permitir!

E aqui aproveito para falar sobre a liberdade na hora da criação, pois como professora na área da criação vejo o quão intimidador é encarar uma folha de papel em branco. A técnica de moulage permite explorar o processo criativo ao máximo.

Para ilustrar vou compartilhar alguns tutoriais de livros especializados na técnica:

A manga morcego, que volta é meia é tendência, é um exemplo de molde que se obtém de forma muito fácil na moulage e que podemos determinar o quanto de volume queremos, além de conseguimos visualizar o efeito final.

Foto: Moulage – Annette Duburg

Um outro exemplo é o clássico vestido trapézio. Na moulage podemos ir acrescentando tecido graças a algumas manipuladas no tecido, de forma muito simples.

Foto: Moulage – Annette Duburg

Veja este exemplo de capa com gola alta. É interessante a construção na moulage, pois podemos ir acrescentando o volume na peça, caso for necessário. Outro ponto importante que vale destacar é o tempo de execução deste molde, que é consideravelmente menor.

Foto: Moulage – Annette Duburg

Por fim, este modelo com abotoamento duplo e recortes. Outro exemplo que podemos trabalhar com recortes e volumes distintos.

Foto: Moulage – Annette Duburg

Aproveitei que essa é uma dúvida recorrente e fiz também um vídeo no meu canal, mostrando um tutorial de uma blusa estilo bata com pregas:

 

E então, o que achou dessas possibilidades de usar a técnica de moulage? Comente aqui!

Você também pode adquirir um manequim lindo com design vintage assinado pela Maximus Tecidos no site da Draft Manequins: clique aqui!

No meu canal disponibilizo vários tutoriais, para você aprender a técnica e desenvolver moldes variados:

BLOCO BÁSICO DA BLUSA: https://youtu.be/dw7_MsIIDyE
BLUSA COM RECORTE PRINCESA: https://youtu.be/HiK4HIBUCIE
GOLA SMOKING: https://youtu.be/aTQWyDBYCMU
VESTIDO AJUSTADO: https://youtu.be/92_e2HYav68

Beijos e até o próximo post!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

12
115 compartilhadas, 12 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
13
Amei
Incrível Incrível
1
Incrível
O Melhor O Melhor
1
O Melhor
Francys Saleh

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou a Francys, atuo como professora em cursos de graduação há 10 anos e tenho várias paixões no mundo da moda, duas delas vou compartilhar aqui com vocês que é a moulage e os livros de moda. Também sou apaixonada pelas mídias então reuni esses interesses no perfil @livrosdemoda e também do canal no FrancysSaleh.com no YouTube.

5 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.