fbpx

Saiba como é possível fazer moldes usando a técnica de moulage no corpo


1
1 point

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Aqui é a professora Francys Saleh, expert de moulage aqui na Maximus Tecidos e hoje eu vou contar um pouco pra vocês sobre como podemos fazer moulage no corpo, ou seja, fazer os moldes diretamente sobre o corpo de uma pessoa.

Primeiramente, vou explicar rapidinho o que é moulage, pois essa técnica ainda é pouco falada aqui no Brasil.

A moulage é a modelagem em sua forma tridimensional, ou seja, enquanto na modelagem normal nós fazemos o molde usando papel, réguas e tabelas de medidas, na moulage nós usamos um corpo e tecido, e o molde vai tomando forma na nossa frente, a medida em que vamos alfinetando esse tecido no manequim!

A moulage originalmente é usada nos ateliers de Alta Costura, e é a técnica obrigatória nesses ateliers, pois quando a roupa é feita no manequim o corte e o caimento ficam perfeitos, sem a necessidade de inúmeras provas e também de
ajustes.

Antigamente, por volta da década de 1920 as grandes mestras da moulage, Madeleine Vionnet e Madame Grès faziam as roupas nos corpos das modelos, como podemos ver nas fotos da época.

A Madame Grès por exemplo, era considerada a escultora dos tecidos, e fazia verdadeiras obras de arte com moulage no corpo de suas clientes.

Hoje em dia os ateliers usam os manequins, porém em alguns casos como na Maison Chanel por exemplo, a modelo de prova está sempre presente no processo, às vezes servindo como manequim!

Madame Grès modelando diretamente sobre o corpo da modelo – Créditos: Pinterest

Alguns alunos do meu curso on-line Segredos da Moulage Francesa também usam esse recurso de fazer moulage no corpo: alunas que trabalham com moda festa, é comum vermos os processos delas fazendo os moldes diretamente no corpo das suas clientes.

Registro da aluna Raquel, do atelier Anne Noivas – Reprodução: Facebook

Outros casos é quando os clientes são plus size. Nesta situação costumam se beneficiar, pois ao fazer a moulage no corpo, já conseguimos prever se o modelo cairá bem e também já fazer detalhes que valorizem o corpo como um belo decote, por exemplo.

A modelagem plus size costuma ter algumas especificações, já que os corpos de forma geral não são iguais, então neste caso a moulage no corpo auxilia na hora de fazer moldes, seja de peças especiais do nicho moda festa ou peças do dia a dia.

Registro do aluno Lindomar, do atelier Fina Costura – Reprodução: Instagram

Ou ainda, quando o cliente quer uma experiência e serviços diferenciados, como no caso deste aluno que faz camisas na moulage diretamente no corpo dos seus clientes. Oferecendo um trabalho incomparável!

Eu costumo ensinar essa etapa na moulage, pois não apenas na ausência do manequim ela pode ser usada, mas quando o cliente quer uma experiência única.

No exemplo acima, fiz a moulage no corpo da Vitória Nishida, e o resultado foi este lindo vestido tubinho.

Neste outro exemplo aqui abaixo, a moulage foi feita diretamente no corpo da Dona Maria. Aqui o modelo de vestido tem manga raglan e pences que valorizam o corpo.

Vejam o resultado final da peça:

Maximus Tecidos moulage no corpo Clube da Costureira 600x300

Um dos diferenciais desse modelo foi a manga. Observem esse efeito de drapeado feito diretamente no braço da Dona Maria? Uma técnica muito simples porém com um resultado lindo.

E neste exemplo final, o modelo desenvolvido no corpo da Camila Nishida foi um vestido amplo, com babados e manga bufante!

Maximus Tecidos moulage no corpo Clube da Costureira 600x300

Viu só como é fácil e possível fazer moldes usando a técnica da moulage no corpo?

A vantagem de já fazer diretamente no corpo da cliente é que vocês já conseguem visualizar a peça pronta e o seu caimento, sem a necessidade da cliente ficar retornando inúmeras vezes para fazer as provas.

Aproveito e vou listar aqui uma lista de cuidados que você precisa tomar ao fazer a moulage no corpo:

1- Peça para sua modelo vestir uma roupa confortável, de preferência em lycra ou elastano, o mais justa possível, como uma segunda pele.

2- A modelo deve estar confortável, afinal dependendo da complexidade da peça a ser desenvolvida, ela ficará um tempo em pé, por isso você deve sugerir que no momento da moulage ela esteja calçando sapatos baixos ou tenha um tapete
confortável, caso a modelo queira ficar descalça.

3- O cabelo deve estar preso para não interferir e atrapalhar no processo.

4- Na hora de fazer a marcação no corpo, você pode usar a fita de estilo ou fita adesiva, para facilitar o fitilhamento das linhas básicas.

5- Alfinete com cuidado e não fique com medo! Nas primeiras vezes que você trabalhar diretamente no corpo é comum surgir uma insegurança, porém fique tranquila e faça todas as etapas com calma!

Maximus Tecidos moulage no corpo Clube da Costureira 600x300

Então, gostou dessa técnica de fazer moulage no corpo? Viu como essa forma de fazer moldes é fácil, intuitiva e o melhor de tudo, você vê a roupa ficando pronta a medida que vai fazendo. Você pulará várias etapas, além de ter a segurança que o seu molde ficará certo de primeira!

Conheça meu curso on-line Segredos da Moulage Francesa: Clique Aqui!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

1
1 point

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
2
Amei
Incrível Incrível
1
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Francys Saleh

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou a Francys, atuo como professora em cursos de graduação há 10 anos e tenho várias paixões no mundo da moda, duas delas vou compartilhar aqui com vocês que é a moulage e os livros de moda. Também sou apaixonada pelas mídias então reuni esses interesses no perfil @livrosdemoda e também do canal no FrancysSaleh.com no YouTube.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.