fbpx

Tecidos de algodão: tricoline, cambraia de algodão e laise


106
7.2k compartilhadas, 106 points

Oi gente! Continuando a nossa série de tecidos de verão para o Dicionário de Tecidos, hoje vamos falar especialmente sobre os tecidos de algodão!  

Mas se você preferir, dá para acompanhar esse post por este vídeo aqui: dá o play!

Os tecidos de algodão são conhecidos por serem macios e conferirem excelente conforto térmico.

Neste post você vai aprender sobre os principais tecidos de algodão:
  1. Tricoline;
  2. Cambraia de Algodão;
  3. Laise
TRICOLINE

A tricoline, é um tecido um pouco mais estruturado e levemente encorpado. É perfeita para fazer camisas e camisetes, blusas e vestidos.

Em camisas e camisetes, é o tecido que dá aquele caimento mais estruturado, seja ela bem justinha no corpo ou mais despojada. Nas saias e vestidos, ele dá um leve volume. É perfeito para realçar detalhes como laços ou mangas bufantes, que dão um ar mais ousado para as peças.

Assim como o linho, o charme da tricoline está no fato dela ser um tecido de fibra natural. Ela carrega esse aspecto no caimento, na textura e na estrutura que ela confere para a roupa.

A matéria prima da tricoline é o algodão. Ela pode ser pura ou ter algum outro componente, como o elastano. Inclusive, a tricoline com elastano é uma ótima opção pra quem gosta de camisetes mais justinhas porque proporciona bastante conforto e liberdade nos movimentos.

Eu recebo muitas perguntas sobre que tipo de tecido usar em camisas femininas e eu gosto de indicar a tricoline, porque além de versátil é um clássico.

Uma camisa branca de tricoline você consegue tranquilamente usar tanto no ambiente de trabalho, num look mais formal, jogada com um blazer, quanto num look super despojado, com shorts, calça jeans e tênis.

Tecido tricoline da Maximus Tecidos
Tecido tricoline da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Confira todas as opções de tecido Tricoline aqui no site da Maximus Tecidos!

CAMBRAIA DE ALGODÃO

A cambraia de algodão é um tecido de gramatura baixa, bem fininho e um pouco transparente. Ela tem um toque suave e caimento mais delicado.

Falando em roupas de verão, ela é ótima pra fazer camisas e blusas, já que é super fresquinha. Saídas de praia de cambraia também são maravilhosas, porque têm aquele aspecto natural do algodão e a transparência ideal que esse tipo de peça pede.

Tecido cambraia de algodão da Maximus Tecidos
Tecido cambraia de algodão da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Confira todas as opções de tecido Cambraia de Algodão aqui no site da Maximus Tecidos!

LAISE

A laise, podemos dizer que é uma cambraia de algodão com aplicação de bordados e detalhes que formam desenhos no decorrer. É um tecido delicado, romântico e clássico do guarda roupa feminino. Ela surgiu na frança e tem uma forte referência nos delicados bordados de renda.

Nós podemos usá-la para fazer vestidos, saias, blusas, camisas, shorts.. O caimento da laise é leve é também é a cara do verão.

Existe também a laise de malha, que é a versão sintética da laise clássica de algodão. Super elegante, ela pode ser usada para fazer as mesmas peças, com o diferencial de que cede bastante (por ser de malha) e não amassa, já que é tem a composição de poliéster.

Tecido Laise de algodão da Maximus Tecidos
Tecido Laise de algodão da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Confira todas as opções de tecido Laise aqui no site da Maximus Tecidos!

Se você gostou desse post, comenta aqui embaixo pra eu saber a sua opinião! E se os meus conteúdos geram valor pra você, curte e compartilha. Afinal, isso me ajuda a saber que eu estou ajudando você.

Além disso, dá uma olhadinha nos meus outros posts sobre tecidos, clique aqui!

Aproveita e se inscreva no canal da Maximus Tecidos no YouTube, clique no botão vermelho “inscrever-se” e assim você sempre vai ser avisada quando um vídeo novo meu entrar no ar. 🙂

Ah, e segue a gente no Instagram! O meu é @caminishida e o da Maximus é @maximustecidos.

Pode ir la e me deixar várias sugestões do que vocês gostariam de ver aqui! Lá a gente posta conteúdo todos os dias, mostramos os bastidores e tudo que rola no dia-a-dia da Maximus Tecidos.

Um beijo e até a próxima!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

106
7.2k compartilhadas, 106 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
5
Não Gostei
Confuso Confuso
9
Confuso
Engraçado Engraçado
15
Engraçado
Amei Amei
431
Amei
Incrível Incrível
72
Incrível
O Melhor O Melhor
41
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

25 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estou amando todas os posts. São de muito proveito. Geralmente não sei muitos detalhes sobre os diversos tipos de tecidos, e istos me deixava insatisfeita na hora de sugerir algo para m8nhas clientes. A partir destes posts, tenho maior segurança ao falar e sugerir um determinado tipo de tecido. Também estou apaixonada pelo dicionário de tecidos.

  2. Amei as suas explicações e dicas sobre os tecidos, gostaria muito de aprender a costurar para, comprar um monte

  3. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.