Tipos de manequim utilizados na moulage


29
1 compartilhada, 29 points

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Eu sou a professora Francys Saleh, professora de moda há mais de 10 anos e expert de moulage da Maximus Tecidos. Neste post eu vou te apresentar os tipos de manequim utilizados na moulage.

A moulage é a requintada técnica de modelagem tridimensional em que o molde é feito diretamente sobre o manequim.

Se preferir, você pode acompanhar esse conteúdo através deste vídeo:

Ou então, você pode seguir aqui comigo na leitura deste post.

Antes de falar dos tipos de manequim, eu preciso responder uma pergunta que me fazem toda vez que o assunto manequim surge: é possível aprender a moulage sem manequim?

Sim, é possível!

Você não precisa investir em um manequim logo no início. Tenho alunas que inclusive fazem o seu próprio manequim em casa a partir das suas medidas. 

Mas é claro que com o tempo e a prática, para evoluir o seu aprendizado você precisará investir num manequim industrial, afinal, isso faz parte da técnica da moulage.

É como aprender a costurar sem ter uma máquina: no começo você vai entender toda a teoria, aprender dar os pontos a mão… Mas vai chegar num momento que sem uma máquina de costura você não conseguirá evoluir no processo.

Maximus Tecidos tipos de manequim Clube da Costureira 600x300

Na técnica da moulage,originada na Alta-costura francesa, usamos o manequim industrial, pois este manequim é feito de acordo com as tabelas de medidas exatas de um corpo.

Além da medida, os manequins de moulage possuem algumas características que facilitam a sua utilização. 

Eu indico os manequins da Draft Manequins porque são referência no mercado nacional.

Clique aqui e confira o episódio da Rádio da Costureira com a fundadora da Draft!

MANEQUIM SAIA E MEIA PERNA

Um dos tipos de manequim é o modelo de saia, ele é indicado para quem trabalha com moda festa ou moda evangélica, pois para a confecção de saias e vestidos, precisamos desta característica dele.

Maximus Tecidos tipos de manequim Clube da Costureira 600x300

Já o modelo meia perna serve para lingerie, shorts, moda fitness, calças e claro que dá para fazer saia nele também, mas se formos fazer uma saia com recorte no centro, não temos como posicionar o tecido, por exemplo.

Maximus Tecidos tipos de manequim Clube da Costureira 600x300

Outra característica que eu gosto dos tipos de manequim da Draft, é o material que eles são feitos. O manequim é mais leve, além de facilitar na hora de alfinetar. 

MANEQUIM EM MEIA ESCALA

Os manequins em meia escala eu utilizo muito para estudos de moulage e também exercícios de criatividade.

Maximus Tecidos tipos de manequim Clube da Costureira 600x300

Muitas empresas utilizam esses manequins menores, pois pelo fato de serem pequenos, nos dão mais agilidade na hora de trabalhar e também economizam tecido.

MANEQUIM DE COSTURA

Esses manequins de costura custam menos de R$ 100,00 e podem ser usados para exercitar e aprender a técnica de moulage. Inclusive muitas alunas do curso utilizam ele, sem problema algum.

Maximus Tecidos tipos de manequim Clube da Costureira 600x300
Foto: Boho Deco Chic

O pequeno “porém” deste manequim é que por ele não ser específico para a técnica, pode apresentar alguns problemas de medida, mas nada que atrapalhe o aprendizado da técnica. 

COMO ESCOLHER O TAMANHO CERTO DE MANEQUIM?

Todos esses tipos de manequim que compartilhei aqui com vocês respeitam uma tabela que vai do 36 ao plus size

Essa é uma dúvida muito comum, pois normalmente as pessoas estão acostumadas com a grade P,M,G e ficam em dúvida quando vão comprar o seu manequim. 

Então a dica aqui é: compare suas medidas com a tabela de medidas da empresa que você irá comprar o manequim. Essas medidas variam de acordo com cada empresa.

Essa é uma das questões que me fazem também indicar os manequins da Draft. A marca tem um estudo antropométrico por trás das medidas dos manequins, eles não são feitos de forma aleatória. 

Maximus Tecidos tipos de manequim Clube da Costureira 600x300

Na hora de escolher o tamanho certo de manequim você deve levar em consideração 3 questões baseados na finalidade final deste manequim. São elas:

Esse manequim será para uso pessoal, ou utilizado em atelier ou ainda, será usado na indústria?

De acordo com essas 3 questões vou dar algumas dicas para vocês escolherem a melhor opção:

1. Se o manequim for para uso pessoal, o tamanho deve ser igual ou menor que o seu, pois nesse caso podemos fazer a adaptação por meio da técnica de bourrage. É uma técnica que colocamos enchimentos no manequim, fazendo com que ele se assemelhe ao seu corpo ou corpo da cliente.

2. Já se o manequim for usado em um atelier, deve ser feita uma análise entre as clientes e assim escolher o tamanho que atende o maior número. Não é necessário ter uma grade completa de manequins no seu atelier, pois podemos adaptar o manequim e também adaptar o molde pronto.

3. E por fim, se o manequim for utilizado na indústria, o tamanho a ser escolhido deve ser o tamanho da peça piloto que a empresa fabrica. Esse tamanho varia de acordo com o segmento, se for moda jovem por exemplo, pode ser o tamanho 36, se for moda feminina, varia entre 38 e 40. 

E após o molde obtido através da moulage, fazemos a gradação dele. Dependendo do porte da empresa, essa gradação é feita através de softwares de modelagem cad/cam.

Maximus Tecidos tipos de manequim Clube da Costureira 600x300

Gostou deste post? Então comenta aqui e compartilhe nas suas redes sociais!

Clique aqui e baixe 2 e-Books gratuitos sobre moulage!

Você também pode adquirir um manequim lindo com design vintage assinado pela Maximus Tecidos no site da Draft Manequins aqui!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

29
1 compartilhada, 29 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
1
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
1
Engraçado
Amei Amei
77
Amei
Incrível Incrível
5
Incrível
O Melhor O Melhor
6
O Melhor
Francys Saleh

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou a Francys, atuo como professora em cursos de graduação há 10 anos e tenho várias paixões no mundo da moda, duas delas vou compartilhar aqui com vocês que é a moulage e os livros de moda. Também sou apaixonada pelas mídias então reuni esses interesses no perfil @livrosdemoda e também do canal no FrancysSaleh.com no YouTube.

3 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.