Imagine-se na seguinte situação: você entra em um site, encontra um produto maravilhoso e em promoção. Rapidamente você preenche os dados e efetua a compra sem sair de casa. Aí começa a ansiedade pela chegada da sua mercadoria. Um, dois, três, quatro, cinco dias úteis. Porém, expira o prazo de entrega e nada! E agora?
Não receber o produto é a queixa que lidera a lista de reclamações, mas outros empecilhos também surgem, como por exemplo, receber o item com defeito ou diferente daquilo que estava descrito no site. Comprar pela internet virou rotina e esses probleminhas, infelizmente, podem ocorrer.
No cotidiano de quem trabalha com moda e costura, essa também pode ser uma dificuldade. Inúmeras ferramentas de trabalho de costureiras e estilistas estão mais acessíveis em lojas virtuais do que nas lojas físicas. Já não se tem como fugir dessa opção de compra de tecidos online. Mesmo em tempos de crise, um estudo recente da consultoria Bain & Company apontou que o comércio eletrônico pode crescer 11% ao ano no Brasil até 2019. A expectativa é que o faturamento do setor passe dos US$ 11 bilhões em 2015 para US$ 16 bilhões quatro anos depois. E mais: com expectativa de aumento das transações por meio de celulares e tablets.
Muitas profissionais da costura ainda não experimentaram comprar tecidos pela internet, alegando que precisam tocar, sentir na mão, conferir as cores do tecido pessoalmente… De fato antigamente essas poderiam ser objeções para a compra. Mas hoje algumas lojas virtuais já solucionam isso por meio de fotos nítidas, vídeos, descrições completas, assessorias de consultoras de moda e estilistas, além de serviços de envio de amostras gratuitas, o que acaba facilitando a “certificação” da qualidade do produto e atestando que a sua compra será segura.
E foi pensando em te orientar que o Clube da Costureira preparou este post. Vamos “riscar os moldes” de uma compra online totalmente segura. Faça essas 9 perguntas para si mesma(o) antes de efetuar a compra e evite estresse! Vamos lá?
Marcas que vendem online e também possuem lojas físicas acabam conferindo mais segurança. Geralmente operam há mais tempo no setor têxtil, indício de tradição e credibilidade no mercado. Para conferir isso, pesquise sobre a empresa: veja se ela possui CNPJ registrado, procure fotos de fachada no Google e tente ligar para algum telefone fixo para ver se alguém realmente vai atender.
Claro que somente isso não é garantia de que a loja online seja confiável, pois vender na internet demanda uma segunda equipe. Atendimento remoto, embalagem, expedição, logística e monitoramento das encomendas são só alguns exemplos de preocupações extras que a empresa tem em sua operação de vendas online.
Lojas virtuais confiáveis investem e disponibilizam diversos canais de comunicação e respondem rápido as dúvidas de seus clientes por meio deles. Sobre a questão “resposta rápida” é importante ressaltar que a maioria das lojas virtuais do Brasil só possuem atendimento de suporte dentro do horário comercial.
Então, confira se o site divulga números como telefone fixo, Whatsapp, central de atendimento por chat simultâneo na tela do próprio site ou o tradicional “fale conosco” por e-mail. Faça um teste: veja se você consegue respostas por esses meios. Se a loja não te atender prontamente antes da compra, não pense que você será bem atendido se um problema chegar a ocorrer com o seu pedido durante a entrega.
Uma loja virtual confiável não teme a opinião dos clientes. Pelo contrário, divulga e valoriza todas elas, mesmo as que parecem negativas. Isso porque um cliente que reclama, na verdade está prestando uma consultoria para a loja virtual, apontando exatamente para onde é preciso que algo seja melhorado.
Portanto, na hora de comprar os seus tecidos online, verifique se o site expõe de forma clara os depoimentos dos consumidores. Mas tome cuidado! Algumas lojas virtuais divulgam opiniões falsas, de pessoas que nunca compraram de fato. Mas como verificar se o depoimento é real ou não? Dica: esteja atento a selos de “opinião sincera” como é o caso do selo emitido pelo “Trustvox”, um site especializado em garantir a sinceridade no e-commerce.
Selos reconhecidos do mercado, como é o caso do Site Blindado, demandam alto investimento da loja virtual, por isso só são utilizados pelos maiores e-commerces do Brasil. Quando você navega em sites com selos como esse, tem a garantia de que a loja está sendo monitorada minuto à minuto contra ataques de hackers, invasões, infecções de vírus, roubo de informações e números de cartão de crédito.
Ainda falando sobre “selos” e “certificações”, verifique se a loja apresenta bandeira do e-bit e pesquise o nome da empresa no “Reclame Aqui”. Vale a pena ver os “elogios e reclamações” que a loja possui nesses que são os principais órgãos de pesquisa para consumidores. Para entender como funciona, dê uma olhada no e-bit da Maximus Tecidos.
No e-bit é possível conferir a reputação da empresa nos últimos 90 dias, através da porcentagem de “entregas que aconteceram no prazo”, sobre a probabilidade do cliente “voltar a comprar na loja” e se o cliente “indicaria a loja para um amigo”. Leia algumas sugestões, elogios e reclamações das últimas pessoas que efetuaram compras e confira o nível de comprometimento da empresa na resolução dos problemas através das respostas que foram deixadas (ou não) em cada comentário.
Já o Reclame Aqui é um dos sites mais acessados do Brasil. Diariamente mais de 600 mil pessoas pesquisam as reputações das empresas antes de realizar uma compra, contratar um serviço ou resolver um problema. Digitando o nome da empresa no Reclame Aqui você terá uma ficha completa das reclamações que a referida loja virtual já recebeu e saberá também como a empresa tratou de cada caso.
O código de defesa do consumidor garante que o cliente tem 7 dias após o recebimento do pedido para solicitar troca ou devolução, não só no caso do produto ter defeito. E o frete de devolução, chamado de “logística reversa” deve ser pago pela empresa, sabia disso?! Lojas virtuais de tecidos sérias respeitam esses direitos do consumidor e possuem uma página específica com um texto claro explicando sua política de trocas e devoluções.
Avalie se a loja virtual de tecidos se preocupa com o “visual”. Afinal, em se tratando de uma empresa no segmento de moda, o bom gosto é fundamental. O investimento que uma loja virtual faz em layout não deve apenas garantir que o site seja bonito, mas principalmente para que o mesmo seja funcional (fácil de navegar), com menus inteligentes e filtros facilmente compreendidos, que facilitam a vida do cliente para encontrar seus tecidos e fazer suas composições.
Basta avaliar se a loja oferece um layout elegante e simples, que não demora muito para carregar fotos e vídeos e proporcione uma leitura agradável. Analise a qualidade das fotos, se consegue dar zoom para ver todos os detalhes do produto. Pense também em outras questões, como:
Fique de olho! Quanto mais transparência melhor.
Use as redes sociais a seu favor! “Destrinche” os perfis das lojas virtuais de tecido no Facebook e Instagram e analise os comentários dos seguidores. Desconfie de páginas de empresas que não postam nada há um bom tempo, que possuem poucos seguidores, pouco engajamento de comentários e ou compartilhamentos.
Verifique se os atendentes da loja virtual interagem tirando dúvidas, respondendo prontamente as interações das pessoas. Se isso não acontece, desconfie, esse descaso pode indicar que a empresa vai incorrer nessa mesma falta de atenção durante as etapas da compra e envio do seu produto.
O youtube é hoje o segundo maior site de buscas do mundo, só perde para o Google. Aproveite essa ferramenta e digite o nome da loja virtual: veja se algum grande canal recomenda a loja.
Mesmo que as youtubers e blogueiras cobrem para fazer alguma recomendação, elas não vão “se queimar” recomendando marcas e produtos duvidosos, certo? Quanto mais citações positivas a loja virtual tiver na rede, mais confiança você terá ao fazer a sua compra.
Eu sei que prometemos apenas 10 dicas, mas se essa dezena de sugestões ainda não for suficiente para você ter 100% de certeza se deve ou não comprar online, teste o serviço do site pedindo uma amostra grátis do tecido que te interessa!
Assim você testará os principais fatores que citamos acima: a atenção, rapidez no envio, se você consegue monitorar e rastrear a movimentação da amostra pelos correios, a embalagem e cuidado com que o produto chega.
Ou ainda, se você já estiver razoavelmente confiante, faça a sua primeira compra num valor menor, compre pouco, e se a experiência for dentro das suas expectativas, aí sim você saberá que encontrou uma loja virtual na qual você possa confiar!
Gostaram?! Então contem para gente as experiências que vocês tiveram com o comércio eletrônico e escrevam nos comentários se as dicas fizeram a diferença nas compras! Até a próxima 😉
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