Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

6 ensinamentos nada convencionais sobre tendências de moda

Antes de mais nada, estudar tendências de moda não é sobre ter uma habilidade mágica de prever o futuro.

Tendências são sinais, perspectivas para pensar a moda e as complexas relações de consumo no contexto atual.

Acima de tudo, tendências de moda são sobre comportamentos emergentes que se manifestam em estéticas e mensagens, entre elas a de moda.

O que muitos e muitas chamam de tendências, na verdade é a própria moda se consolidando, convencendo sobre suas novidades, ou “nem tão novidades” assim.

Foto: reprodução Pinterest

Primordialmente, para pesquisadores(as) reais, compreender a dinâmica cultural voltada ao universo dos bens e seus modos de uso na vida cotidiana permite ter uma projeção de futuro.

Seja como for, é somente ancorada em uma análise comportamental e estatística que é possível ter uma percepção mais apurada daquilo que de alguma forma aponta o que está por vir.

Nesse sentido, perceba que não há previsão das tendências ou futuro, mas sim uma investigação, analise e identificação de sinais de futuro.

Do mesmo modo, os sinais de futuro auxiliam marcas e profissionais da área a tomarem decisões mais assertivas.

Para mim, como modista, cientista social e historiadora na área de moda e consumo, são os dados e os contextos que compõem o projeto de pesquisa de tendências de moda.

Além disso, o projeto de pesquisa de tendências de moda contempla a habilidade de prospectar, identificar e gerenciar as trends que influirão de forma significativa os modos de pensar e agir no mundo.

Por isso, entender o que muda imediatamente e o que demandará mais tempo para adesão, isto é, qual é a temperatura e tração das tendências para cada negócio possibilita ter insights para novas ações e coerência na lapidação das já existentes.

6 ENSINAMENTOS NADA CONVENCIONAIS SOBRE TENDÊNCIAS DE MODA:

Foto: reprodução Pinterest

1) Tendências não estão fora de nós, é preciso também olhar como elas se manifestam no nosso microcosmo social. Ou seja, como pessoas reais interagem com os novos comportamentos.

2) As tendências de moda acompanham mudanças de perspectivas e mentalidades sobre papéis de gênero, profissionais, relações sociais e com o planeta, por exemplo. Em outras palavras, tendências de alguma forma incomodam, mexem com a cultura atual.

3) As tendências são emergentes e ganham força a partir do acesso e capacidade de difusão dos seus conceitos. Por isso que os meios de comunicação e recepção são tão importantes nesse processo.

4) As tendências de moda têm trajetória. Cada mercado e grupo social reage de uma forma a ela. Do mesmo modo, há a importância dos filtros de adesão às tendências, que são métodos que medem seu real impacto para o mercado em questão.

5) É preciso ouvir as pessoas, ir atrás de vozes que fazem ecoar a dinâmica das tendências de moda. E nesse sentido, a pesquisa qualitativa e quantitativa tem papel relevante.

6) A moda expressa na materialidade da roupa comunica as transformações ou manutenções presentes no eixo norteador de cada tendência. Isto é, os lançamentos de moda indicam os caminhos das tendências comunicados nos produtos criados e nos burburinhos que eles geram.

Contudo, considerando os 6 pensamentos sobre as tendências de moda é possível afirmar que ter um método de pesquisa é fator importante para compreende-las.

IDENTIFICAR TENDÊNCIAS DE MODA É SOBRE OLHAR E VER

É preciso lapidar o olhar de forma a identificar e criar inteligência a partir dos sinais. Frequentemente, os sinais estão presentes nas notícias, na nossa forma de interação social, nos nossos novos ou revisitados gostos, na maneira como pensamos o mundo e interagimos com ele hoje.

Ao mesmo tempo, o passado também contribui para uma percepção mais lógica do presente e assim direcionamento mais coerentes para o futuro.

Igualmente, estamos vivenciando mudanças culturais e de mindset. Logo, de uma mentalidade plural, líquida e multifacetada muito presente no nosso dia a dia. Esses são os mais potentes vetores para pensar as tendências de moda.

Definitivamente, a questão maior consiste em SE ADAPTAR O QUANTO ANTES AO FUTURO QUE SE APRESENTA.

Em suma, só o conhecimento aprofundado é capaz de conferir um entendimento potente sobre o universo das tendências de moda.

Dessa forma, te convido a se inscrever no curso online SINAIS DE FUTURO: tendências e consumo de moda. Nele você vai aprender a identificar, analisar e aplicar as tendências por meio de um método autoral desenvolvido por mim, que é resultado de mais de 15 anos de experiência e estudos na área.

Inscrições abertas, garanta sua vaga!

Mais informações pelo Instagram: https://www.instagram.com/share.siq/?hl=pt-br

Ou pelo link: http://encurtador.com.br/rLZ48

Confira também meus outros posts sobre história e tendências de moda aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. Amo a Maximus, ela me ensinou mais em alguns meses do que a faculdade em anos!!
    Obrigada pessoal da Maximus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *