Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Costura Francesa – Como Fazer

Para as iniciantes do mundo da costura, no começo é normal se sentir perdida, aprender do zero tem as suas vantagens também, porque dessa maneira, você passa a aprender técnicas fáceis como a costura francesa.

Bem diferente da costura inglesa, que o acabamento é visível no externo da peça, já a costura francesa é uma forma de dar um acabamento mais delicado em seus trabalhos de produção, já que os pontos são invisíveis.

A costura francesa é muito usada na alta-costura, já que não é uma costura complicada para se aprender e, ainda por cima, entrega um acabamento mais fino e elegante para a peça.

Costura Francesa: 1° Passo

Assim como a costura inglesa, a costura francesa é uma costura de união, uma costura própria para o fechamento de trabalhos, ou seja, sempre será com duas ou mais partes.

Antes de iniciar a união dos tecidos, identifique qual será o lado avesso e o lado direito, dessa forma fica melhor para a finalização depois. Feito isso, o grande truque da costura francesa é unindo primeiro pelo lado direito.

Avesso com avesso, costurando pelo lado direito da peça.

2° Passo

Depois comece costurando pela borda, sem deixar a costura sair do tecido. Não esqueça que a peça precisa ser sobreposta de maneira correta, se não, acabará costurando errado.

Outro detalhe importante, sempre posicione a sua agulha no lado esquerdo, no seletor de posição para agulhar de sua máquina. É uma boa dica fazer isso, porque não corre risco de o ponto escapar do tecido.

Fez isso? Não precisa nem tirar a sua peça da máquina, levante o pezinho de sua máquina e então gire o tecido e agora você irá abri-lo. Só retire da máquina se for uma peça grande.

É bem interessante você alisar o excesso da dobrinha da peça, antes de costurar de colocar a peça para o outro lado. Se quiser, você pode usar o ferro de passar roupa, dessa maneira, não corre o risco de o pano escorregar.

3° Passo

Já passou a peça para o outro lado? Ótimo! Mas não esqueça que precisa ficar do lado do avesso para fazer a costura francesa. Encontre a costura da união dos tecidos e deixei-a bem prensada para a costura.

Volte com a agulha para a posição central da sua máquina, costurando em seguida com um centímetro de largura. O segredo aqui é não deixar a rebarba da costura aparecendo, se não terá que tirar depois.

Agora é virar a peça para o lado direito, numa costura perfeita, totalmente invisível e sem muita complicação para fazê-la. Assim que funciona a costura francesa. Não tem mistério algum!

Assim como a costura rebatida, a costura francesa é uma das mais utilizadas, atualmente, no mercado da alta-costura, já que proporciona uma união de peças mais bonita e trabalhada.

Quer aprender mais sobre costura?

Se gostou de aprender como fazer a costura francesa, o que acha de ter acesso a um curso único e repleto de técnicas para uma boa costura? Inclusive tenha acesso a outros materiais incríveis.

Aprenda a costurar do zero com Idineia Merci, conheça o seu curso Gente que Ama Costurar e veja como descomplicar a sua vida financeira com uma nova fonte de renda extra ou até mesmo uma mudança revolucionária na sua profissão. Ganhe dinheiro com conhecimento!

Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *