Conhecida também como costura inglesa, a costura rebatida é a mais indicadas para peças que serão lavadas com mais frequência, o jeans é um bom exemplo, já que precisa de uma costura mais forte.
Outro detalhe importante é que, assim como a costura francesa, a costura inglesa é bastante conhecida entre os iniciantes, porque são uma das primeiras que aprendem, já que são tão necessários, no dia a dia.
Caso não tenha ideia de como fazer a costura rebatida, nas suas peças que precisam de um ponto mais reforçado, você chegou ao lugar certo! Veja o passo a passo de como utilizar a costura inglesa.
1° Passo
Ideais para peças com um tecido mais grosso, a costura rebatida é a melhor forma de começar a trabalhar, já que ajuda na durabilidade de suas roupas. Agora para aprender a utilizá-la, o primeiro detalhe que você deve saber é que a parte direita do tecido é para cima, virada para você.
Sempre trabalharemos com duas partes de tecido, ou seja, a costura rebatida é feita para a emenda de costura/tecido. Depois de unir as duas partes, deixando verso com verso, hora da costura!
2° Passo
Agora na máquina, não esqueça de deixar uma margem de costura de, no mínimo, um centímetro. O mais indicado é medir do começo ao meio, se preferir fazer uma reta é até melhor, dessa maneira, não correrá o risco de ficar torto.
Lembre-se, a costura de um jeans, por exemplo, caso não seja feita corretamente, quando a peça estiver pronta, muito provavelmente, ficará torta na hora de provar.
3° Passo
Mantendo a sua margem do começo da peça até o fim, faça uma costura em linha reta com retrocesso. Após a finalização da costura, abra as duas partes do tecido unido, usando o ferro de passar roupa em ambos os lados. O ferro é necessário para deixar a costura bem aberta e esticadinha.
Com uma tesoura própria para tecido, não inventa de usar uma com o corte cego, a não ser que você deseja estragar a sua peça. Escolha uma das partes para ser refilada. Nada mais é do que tirar o excesso de tecido.
Corte de uma maneira que fique bem próxima à emenda, mas tome cuidado para não arrebentar com a linha de sua costura. Sempre refilar com bastante cuidado para não destruir com seu trabalho.
4° Passo
Depois do processo de refilagem, dobre a outra parte do tecido que não foi cortada ao meio, cerca de meio centímetro, e esconda o que sobrou do tecido cortado com essa parte, assim a outra parte refilada ficará escondida.
E agora para finalizar a costura rebatida ou inglesa, na sua máquina, faça uma costura de nervura para fixar essa dobra. Para você que não conhece, a costura de nervura é um ponto bem rente a dobra do tecido, dessa maneira, reforçando-o.
Se preferir, pode alfinetar para ter mais facilidade, na hora da máquina!
Conclusões Finais
A técnica de costura rebatida é excelente na confecção de seus próprios jeans! Mas já pensou o quão maravilhoso seria aprender outras?
Conhecimento nunca é demais, ainda mais se você for iniciante. Veja muitas outras técnicas com Idineia Merci, no seu novo curso Gente que Ama Costurar. Aprenda a como fazer suas peças do zero!
Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.