Sabe quando você deseja aprender a costurar, está naquele ponto em que não faz ideia de onde começar, treme só de pensar em pegar um pedaço de tecido e transformar em uma peça finalizada?
Então, você não faz ideia de que se dividir os conhecimentos em pequenas lições, poderá fazer conquistas maiores e de forma muito mais fácil.
Sim, o famoso dividir para conquistar!
Por isso é importante buscar fontes com dicas úteis e treinar cada uma antes de se aventurar em uma peça de roupa. Isso te trará muito mais confiança e garantia de um resultado final mais satisfatório.
E se você já está costurando e já ultrapassou a primeira fase, pequenas dicas podem abrir sua visão em relação a costura. É sempre muito gostoso fazer descobertas nesse mundo, descobrir formas diferentes de fazer algo que já sabemos.
E para te dar uma ajuda nesse processo tão bacana, fiz um compilado com 6 dicas incríveis de costura.
Você pode conferir as dicas aqui neste vídeo se preferir:
Essas dicas com certeza farão diferença no seu aprendizado e te ajudarão a deixar suas peças cada vez mais profissionais.
COSTURA FRANCESA
Na costura francesa você faz um acabamento no avesso, tão lindo e perfeito quanto o acabamento no direito. Esse tipo de acabamento é ideal para quem ainda não trabalha com overloque. Para realiza-lo você deve começar a sua costura juntando avesso com avesso, todas as rebarbas ficarão expostas no direito, mas é esse mesmo nosso objetivo. Em seguida você vira a peça para o avesso e faz uma nova costura, todas as rebarbas que estavam aparecendo ficarão embutidas e você terá um acabamento muito resistente e que não desfiará. Para realizar esse processo é importante deixar uma margem de costura maior, para ter tecido suficiente nas dobraduras.
COSTURA INGLESA
Na costura inglesa você também tem um acabamento interno perfeito. A grande diferença é que nessa costura aparecerá uma parte rebatida na parte certa do tecido, e isso forma um detalhe muito bonito. Ela é muito usada em camisaria e laterais de calças jeans. Nessa costura você também fará o processo unindo avesso com avesso e deixando todas as rebarbas para o direito. É importante deixar uma margem de costura maior em um dos lados da peça, pois é essa margem que envolverá a outra para ser rebatida e que deixará toda sobra de tecido embutida.
VIÉS EM DECOTE V
Fazer um bom acabamento em decote V nem sempre é fácil para iniciantes, mas uma boa opção é usar o viés para facilitar essa costura. Esse viés pode ser tanto o comprado quanto o feito com o próprio tecido. Com dobraduras simples, e um truque especial, você também vai fazer do seu decote algo com cara e apresentação profissional. Como esse acabamento tem um truque, é importante que você assista o vídeo para entender os passos e poder aplicar em seus trabalhos.
BAINHA EM GODÊ
Existem diversas formas de fazer bainha em corte godê, uma delas, talvez a mais fácil para iniciantes, é fazer uma espécie de revel para o corte. Para isso, logo após fazer o corte em godê (vamos dizer que seja uma saia), faça uma tira de cerca de 4 cm, seguindo a mesma linha que já foi cortada. Essa nova tira vai “encaixar” perfeitamente, aí você costura direito da saia com o direito da tira, depois vira a tira para o avesso e faz uma costura rebatendo. Isso vai garantir um acabamento bem feito, sem partes repuxadas ou emboladas no tecido.
CASINHA DE BOTÃO
Se a sua máquina não possui caseador automático, tem uma forma bem simples e eficaz de fazer a sua casinha de botão usando apenas pontos em zigzag. Para começar, posicione o seu botão no lugar desejado, faça um desenho com caneta ou lápis para tecido simulando o formato da casinha e vá para máquina de costura. Comece fazendo um zigzag largo nas bases do botão, depois termine preenchendo as laterais da casinha com um zigzag em fininho. Termine fazendo a abertura da casinha com um descosturador.
LASTEX
Você sabia que pode costurar lastex na máquina caseira de uma forma bem simples? Basta preencher a bobina da máquina com o lastex, a mão mesmo, tomando o cuidado de não tensionar o elástico. Depois é só passar a costura na peça e o efeito franzido vai aparecer. Normalmente as costuras em lastex são feitas em fileiras, e você pode decidir a distância entre uma e outra e quantas serão costuradas em seu projeto, dependendo do efeito que desejar.
E que nesse mundo da costura possamos continuar assim, dividindo entre nós todo conhecimento e descobertas, para que cada um possa conquistar seus sonhos!
Confira mais posts escritos por mim aqui no Clube da Costureira!
Até mais!
Uma resposta
Conheça o Programa de Formação Profissional COSTURA DE SUCESSO, o Curso Online de Costura Oficial da Maximus Tecidos: 👉 https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana