Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Guia de tecidos clássicos de inverno

Oi gente! Eu sou a Camila Nishida e no post de hoje vamos falar sobre tecidos de inverno que são super clássicos!

Se você achar melhor, pode só dar o play no vídeo aqui abaixo para acompanhar o conteúdo:

LÃ BATIDA

Vamos começar com um que vai inverno e volta inverno e ele está sempre presente!

Os casacos de lã batida são muuuito quentinhos e versáteis. Esse é um daqueles tecidos de inverno que pode deixar o look tanto mais casual, quanto bem formal, dependendo de como você montar. 

Ele é pesado e estruturado ou seja, para aquele inverno mais rigoroso! É quente e confortável, excelente isolante térmico, não amassa com facilidade e absorve bem a transpiração e a umidade. Ele é o queridinho pra confeccionar sobretudos, e fica lindo para confeccionar casacos mais curtinhos também.

Tecido lã batida areia da Maximus Tecidos.
Tecido lã batida vermelho da Maximus Tecidos.

Historicamente a lã é a fibra natural mais antiga usada pelo homem para se proteger das baixas temperaturas. É derivada do pelo da ovelha que é processado industrialmente para virar um tecido. Porém, hoje é muito comum vermos as peças de lã totalmente sintéticas, fabricadas a partir do poliéster, como essa aqui por exemplo. 

O uso de lã natural, assim como da pele de animais, diminuiu muito nas últimas décadas com a disseminação do consumo consciente na moda. Inclusive, temos visto muitas marcas mundiais de alta costura anunciando que deixará de trabalhar com pele de animais exóticos em suas produções.

Nesse caso, aderir a uma lã de poliéster, como essa por exemplo, tem muitos benefícios: você tem mais liberdade no manuseio e o valor é bastante acessível. 

Caso você precise de um forro o ideal é usar um tecido estruturado, como o cetim com elastano ou o bemberg. Ambos vão dar estrutura. A diferença é que o cetim além do charme do brilho acetinado, deixa a parte interna com o toque macio, já o bemberg tem o toque mais seco.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Confira todas as opções de Lã Batida na Maximus Tecidos AQUI!

LÃ ACRÍLICA

Uma variação da lã que está sempre presente no nosso inverno é a lã acrílica. Ela também é feita a partir do poliéster e diferente da lã batida, não é tão encorpada e pesada, tem um caimento mais leve.

Esse é um tecido perfeito pra fazer peças de alfaiataria como blazer, calça, tanto um corte mais tradicional, quanto uma pantalona por exemplo, e até um sobretudo mais leve. Um vestido tubinho pra usar com uma meia e um casaco por cima, ou um conjunto de blazer e shorts fica maravilhoso!

Mesmo ele não sendo um tecido tão encorpado e peludinho, quanto a lã batida, ele é bem quentinho. Um blazer ou calça de lã acrílica pro verão não rola, porque esquenta bastante. A principal característica desse tecido é a textura diagonal.

Tecido lã acrílica cinza esverdeado escuro da Maximus Tecidos.
Tecido lã acrílica rosê da Maximus Tecidos.

Como forro pra esse tipo de tecido, você pode usar um forro leve de poliéster ou o cetim com elastano também.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Confira todas as opções de Lã Acrílica na Maximus Tecidos AQUI!

COURO SINTÉTICO

Outro tecido que faz parte de todos os nossos invernos é o couro. Nas jaquetas, calças, calçados… Nesse âmbito, o “couro fake” ou “couro sintético” estão cada vez mais em ascensão para substituir o uso do couro verdadeiro dos animais. 

Hoje, existe uma lei que proíbe chamar de couro qualquer material que não seja de fato couro verdadeiro. O próprio nome “couro sintético” não pode ser usado. Por isso aderimos ao nome “tecido sintético”, que é aquele que imita a textura e caimento do couro.

Tecido sintético leve estampado animal print da Maximus Tecidos.
Tecido sintético vermelho (outono/inverno) da Maximus Tecidos.

Aqui teremos ele tanto mais leve, quanto mais encorpado. Com o mais encorpado podemos fazer jaquetinhas, calça, saia e até um vestido, fica super elegante! Um forro ótimo para esse tecido quando necessário é a malha segunda pele. Como ela é bem levinha, vai dar a estrutura necessária e esticar, deixando a peça super confortável. Já com o tecido mais leve, podemos fazer blusinhas e até ousar mais numa camisete por exemplo.

Diferente do couro de verdade, o ponto negativo desse tecido sintético, é que ele tem um prazo de validade relativamente curto. Não significa que você vai usar só um inverno a sua peça, depende muito dos seus cuidados com o tecido na hora da higienização e também de guarda-lo. Mas com o passar do tempo, ele começa a descascar e isso é comum. Já que ele nada mais é que uma camada sob uma base de malha. Por isso a dica é, faça uma roupa linda com ele e use um monte, pra aproveitar ao máximo!

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Confira todas as opções de Couro Sintético na Maximus Tecidos AQUI!

VELUDO

Agora vamos falar de um tecido que eu amo: o clássico veludo! Ele até tenta ficar longe por um tempo, mas não adianta, a gente sempre traz ele de volta pra nossa vida. O veludo é um dos tecidos de inverno mais clássicos que existem, usado tanto na moda, quanto em decorações. 

A origem desse nome veio do latim “vellus” que significa “pelos em tufo”. Ele surgiu na china, onde era produzido manualmente nos teares com fios de seda. Depois, a produção se disseminou pela Itália onde ganhou fama mundial. Ele era o tecido que vestia a nobreza europeia e por volta da década de 20, todo traje de festa era feito de veludo. 

Na década de 60 para 70 ele ascendeu na moda casual, variando entre peças para o dia a dia e até detalhes em acessórios e sapatos. desde então, vai e volta nas passarelas. Hoje, o veludo comum usado na maioria das confecções não é mais feito a partir da seda e sim do poliéster, o que, assim como os outros tecidos de inverno que já comentei aqui, apresenta as vantagens de ter mais liberdade no manuseio, armazenamento, lavagem e um valor mais acessível.

Existem vários tipos de veludo: o molhado, alemão, cotelê, mas não vou me aprofundar especificamente em cada um porque isso é assunto pra outro vídeo 🙂 

Tecido veludo molhado vinho da Maximus Tecidos.
Tecido veludo alemão base neoprene marsala (outono/inverno) da Maximus Tecidos.

Independente do tipo de veludo, a principal característica dele é a trama densa e a superfície suave com toque “felpudinho”. o caimento geralmente é mais pesado e cede bastante. Ele fica ótimo tanto para fazer peças mais justas, quanto mais larguinhas.

Hoje em dia na verdade o veludo está em todas as estações. Ele é usado para vestidos, blusinhas e outras roupas de verão. Mas, volta! Que hoje o assunto é inverno!

Blazer, blusas, vestidos, conjuntinhos de veludo ficam super elegantes! Essas peças por si só estão presentes e são clássicas de todas as estações. Mas quando você faz qualquer uma delas de veludo, fica a cara do inverno justamente por causa desse aspecto “quentinho”. Eu sou suspeita pra falar, porque amo veludo e amo uma peça “diferentona”, mas da uma olhada que elegância fica um macacão ou uma camisete de veludo.

E se você tem um evento para ir no inverno e precisa de um vestido mais formal, não pense duas vezes: vai de veludo! Seja um vestido longo ou curto, o charme desse tecido é sem igual. Além dele ser quentinho, a elegância predomina totalmente! 

Para um vestido ou uma outra peça que seja bem justinha, geralmente veludos mais leves, que não são tão encorpados costumam marcar bastante, então o forro é indispensável. Uma ótima opção é a malha helanca, já que ela acompanha a elasticidade do tecido e é encorpada o suficiente para disfarçar aquelas marquinhas que não queremos que apareça.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Confira todas as opções de Veludo na Maximus Tecidos AQUI!

COTELÊ

Esse é um tecido que surgiu também na Europa e sua principal característica são as estrias na superfície do tecido. Inclusive, o nome cotelê vem do francês “côtelé”, que significa “costelas, nervuras”. A referência mais forte que temos é o veludo cotelê, que está sempre presente nos nossos invernos. 

Tecido veludo cotelê com elastano rosa pêssego da Maximus Tecidos.
Tecido veludo cotelê nude da Maximus Tecidos.

É mais estruturado e as “nervuras” preenchem a superfície felpudinha do veludo. Nesse caso, é ideal para fazer blazer e calças. ele da um ar super retrô para as peças, aquele retro elegante a atemporal.

Dica extra: essas estrias quando usadas na vertical, alonga visualmente o corpo.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Confira todas as opções de Cotelê na Maximus Tecidos AQUI!

SUEDE

Já que estamos falando de tecidos de inverno macios com esse toque gostosinho, não podemos deixar de falar do suede. O suede é uma variação sintética da camurça.

Camurça é a pele de um animal curtida, geralmente mais estruturado mas não tão encorpado como o couro. Ele é mais suave e tem essa textura felpudinha também. Já o suede é 100% feito de material sintético, geralmente poliéster e elastano. Embora ele seja um tecido lindo e super elegante, muitas pessoas se queixam que ele marca muito o corpo, justamente por ser leve! Por isso, temos outras variações, como esse aqui com a base de malha scuba, ou seja, bem encorpada, justamente para evitar as marquinhas indesejadas. 

Tecido suede scuba rosa chá da Maximus Tecidos.

O suede é ótimo para fazer vestidos de inverno, blusas, blazer, saias pra usar com meia e botinha! Ele tem um aspecto bem elegante e é super confortável e quentinho. Caso sua peça precise de um forro, a malha segunda pele é uma ótima opção, por que fica leve e vai acompanhar o caimento.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Confira todas as opções de Suede na Maximus Tecidos AQUI!

PELE DE CASTOR

É um dos tecidos de inverno que dá vontade de apertar, parece um ursinho de pelúcia! Essa pele de castor “fake” é uma opção sintética às peles de animal utilizadas na moda. Ela é super macia, peludinha, resistente e tem um efeito lindo na roupa! Ideal pra fazer coletes de inverno, casacos e até alguns detalhes pra finalizar uma peça, como um punho ou gola. 

Tecido pele de castor marsala da Maximus Tecidos.
Tecido pele de castor mostarda da Maximus Tecidos.

Qualquer look que você escolher se tiver uma composição, ou mesmo um pequeno detalhe de uma pele assim, se torna muito elegante! Ele tem um charme todos especial.

Até agora falamos de tecidos de inverno clássicos que estão sempre presentes nos nossos invernos. Mas para finalizar quero falar de mais um, que embora também seja clássico, varia muito de acordo com cada ano, cada tendência.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Confira todas as opções de Pele de Castor na Maximus Tecidos AQUI!

ALFAIATARIA

A alfaiataria que usamos no inverno, não é muito diferente da que usamos no verão. Usualmente, ela pode ser mais encorpada e ate mais quentinha, mas o que geralmente varia é a estampa e as cores.

Tecido alfaiataria com elastano xadrez cinza com bordô da Maximus Tecidos
Tecido alfaiataria com elastano xadrez com amarelo da Maximus Tecidos.

No inverno geralmente usamos uma paleta mais fechada, com tons mais escuros e isso cai também sobre as estampas. O xadrez, que já vem em alta há uns dois invernos, caracterizam uma estampa bem clássica da estação. Coisa mais linda para fazer um blazer, calça ou conjuntinho.

Porém, isso sempre muda. Já tivemos invernos onde estampas florais em tons escuros estava em alta, outros com estampa geométrica, são as nossas tendências! Mas a base em si da alfaiataria geralmente é a mesma que amamos: clássica, mais estruturada e super elegante.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Confira todas as opções de Alfaiataria na Maximus Tecidos AQUI!

Bom pessoal, então é isso! Todos esses tecidos de inverno que comentei aqui, independente da tendência, sempre estão presentes nessa estação, são realmente os clássicos. Espero que tenham gostado e qualquer dúvida podem perguntar aqui que eu vou responder!

Se você gostou comenta e não se esqueça de se inscrever no canal para saber sempre em primeira mão quando um vídeo novo entra no ar!!

Clique aqui e confira meus outros posts sobre tecidos!

Um abraço e até a próxima 😊

Assuntos Relacionados

Comentários

35 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Lindos tecidos. Parcela apartir de que valor, o parcelamento é feito emquantas vezes sem juros, a entrega é grátis?

  3. Muito maravilhoso termos a oportunidade de aprender e usar um desses tecidos para confeccionar a nossa peça exclusiva um charme. Vou tentar!

  4. Pinterest não é banco de imagem. Vocês podem ser processados por utilizarem imagens sem permissão pelos autores das fotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *