Os acabamentos na costura de roupas são um dos problemas mais comuns no ramo, ainda mais se a costureira ou a artesã é iniciante na área.
O primeiro que podemos citar é com relação à compra do tecido com o pensamento apenas no molde, esquecendo-se a questão dos acabamentos. Então, imagine você comprar um tipo de tecido, ele faltar e você ter que retornar à loja e ele não estiver mais disponível ou ter opções apenas semelhantes. Problemão, né?
Para evitar isso, em todos os casos considere sempre a margem de segurança em sua compra. Antes sobrar do que faltar, não é mesmo? Pense e faça uma avaliação do modelo do seu projeto e veja quais tipos de acabamento você irá executar como, por exemplo:
- Decote;
- Barra;
- Cava.
Um outro ponto é a questão do “faça somente uma faz e faça bem feito”. Pode acontecer de na pressa de terminar um serviço, você fazer o acabamento e ele não ficar adequado. Pronto, agora você irá gastar o dobro do tempo para desfazer todo o processo e faze-lo novamente, sendo que ainda você poderá danificar o tecido. Atente-se a isso e evite desperdício de tempo.
O acabamento é o último toque, a cereja do bolo de todo o procedimento. Ele faz toda a diferença no resultado final. Reserve um bom tempo para essa parte do processo.
Como dito, os detalhes fazem toda a diferença e o terceiro ponto nos acabamentos na costura é a paciência. Finalize com maestria o seu trabalho e evite escolhas erradas. A falta de paciência pode trazer escolhas e soluções erradas para os problemas.
Se estiver cansada, portanto, faça uma pause, refresque a mente, esfrie a cabeça e aí sim dê seguimento ao trabalho. Se for o caso, deixe para fazer os detalhes no dia seguinte. Com a cabeça renovada, ganha-se mais capricho e também a visualização do que pode ser feito.
Outros erros comuns no processo e nos acabamentos na costura
Existem alguns equívocos que podem acontecer e até mesmo você não perceber. A começar com o corte incorreto da peça conforme o molde. O resultado disso ocasiona tamanhos incorretos e lados desalinhados, além do acabamento errôneo. Lembre-se que os detalhes fazem toda a diferença, então fique atenta a esse processo.
Não respeitar o tipo de tecido recomendado também pode acontecer. As escolhas não têm que ser de acordo com o seu gosto ou preferência. Leva-se em conta o acabamento e qual tecido é mais apropriado para isso, tendo em vista a sua espessura e o seu caimento.
O próximo, e não menos importante, é não transferir as marcações do molde. Todas elas são fundamentais para o final do trabalho, não pense que uma ou outra não seja necessária.
Outro ponto é: não passar o ferro no tecido para abrir a costura. O importante é cumprir todas as etapas.
Mesmo o que não é visto aos olhos tem que ser bem feito. Não deixe de executar os acabamentos internos da peça. Eles são os que fazem a produto ter maior durabilidade, além de melhor qualidade. A falta deles podem deixar uma percepção amadora ao seu trabalho.
Por fim, as agulhas são fundamentais para um bom serviço. A escolha errada delas podem ocasionar prejuízo de desempenho à sua máquina de costura. Lembre-se que o tempo de uso delas é de 10 horas – com o passar do tempo ela vai perdendo o fio por conta também do atrito.
Para você, costureira, que quer fazer um trabalho de qualidade, conheça os produtos da Maximus Tecidos, perfeitos, também, para acabamentos na costura.