O viscose é um tecido super versátil que pode ser usado de diversas formas. Leve e fresquinho, é a pedida perfeita para usar no verão. Hoje você irá descobrir por que o tecido viscose é uma das melhores opções tanto para quem está começando na costura, quanto para quem deseja adquirir uma peça super moderna e despojada.
As roupas de viscose unem conforto, durabilidade e beleza. São tantas opções que é bem provável que você encontre uma roupa de viscose que combine com o seu estilo.
Confira tudo sobre o tecido viscose.
O uso do viscose como tecido se entrelaça com a história da seda. Tudo indica que por volta dos anos de 1860 a indústria da seda passava por um problema muito grande: os bichos da seda estavam morrendo. A seda passou a ser ameaçada e logo se iniciaram novas pesquisas para a criação de um tecido que pudesse ser utilizado no lugar.
A primeira descoberta da viscose foi por volta de 1885, 25 anos depois. Porém, os resultados da utilização dessa fibra não eram satisfatórios e o viscose não foi incorporado ao mundo da moda. Foi no ano de 1905 que o viscose passou realmente a ser transformado em um tecido resistente e utilizável.
O viscose, para quem ainda não sabe, vem da madeira! São necessários alguns processos químicos para que a polpa da madeira extraída se transforme em fios de viscose, mas explicaremos melhor a seguir.
Apesar de ser proveniente de um material orgânico, é uma fibra sintética. O primeiro passo para iniciar a produção do viscose é a extração da celulose. A celulose é extraída a partir da polpa da madeira e passa por um processo chamado conversão, que consiste na remoção das impurezas por meio da soda cáustica.
Depois disso, a celulose é comprimida entre dois rolos para tirar o máximo de umidade possível, deixando pequenos pedacinhos brancos. A partir daí a celulose, que já está se transformando em viscose, é amadurecida, filtrada e passa por um processo chamado extrusão. Na extrusão começam a ser dadas as formas de linhas de tecido do viscose. E por fim, a substância passa por um banho de ácido sulfúrico é lavada, passada e alongada para se transformar no tecido viscose.
Depois dessa aula de história e processos, nada melhor do que partir para algo mais rotineiro, afinal, quais roupas podem ser confeccionadas com a viscose?
Diversas peças podem ser feitas com viscose, vamos dar alguns exemplos a seguir:
Olhando para essa lista não dá para visualizar nem metade das peças que podem ser feitas com viscose. Isso porque o tecido pode ter inúmeras estampas e cores que garantem muita variedade em peças. Além disso, o custo benefício da viscose é ótimo e existem tecidos de diversas qualidades.
Muito se fala sobre viscose amassar. Realmente, por ser um tecido leve e sintético, o viscose pode amassar com mais facilidade. Porém, da mesma forma que amassa facilmente, é um tecido muito fácil de passar.
Hoje você pode conferir algumas informações detalhadas sobre o tecido viscose. É sempre interessante saber mais sobre os tecidos que trabalhamos e vestimos e poder descobrir curiosidades incríveis.
E você, gostou de aprender um pouco mais sobre o viscose? Aposte nesse tecido para as próximas estações.
Confira as opções do tecido viscose no site da Maximus Tecidos!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…