Com muitas opções na hora de trabalhar com este material, o couro traz consigo uma imponência que é característica própria. Recebe muito bem aplicações em 3D, bordados, estampas, pinturas e patchwork. Veja mais sobre Bordando com couro.
Aqui traremos as principais dicas de como estar Bordando com couro, dando aquele toque artístico à peça.
Na Maximus Escola de Moda, você poderá aprender mais sobre técnicas criativas de bordados feitos à mão. E ainda poderá se matricular em algum dos cursos disponíveis.
Veja a seguir algumas maneiras de aplicar o Bordando com couro:
Uma das formas mais simples de aplicar bordado no couro, é com os Patches. Há dois tipos de patches: os autocolantes e aqueles que são fixados com costuras. Os dois modelos são de fácil aplicação na peça de couro.
Para aplicar o patch autocolante, além do patch você vai precisar de um ferro de passar roupas e um pedaço de tecido de algodão.
Primeiro deve escolher o local de aplicação, e posicionar muito bem o patch (com a parte do bordado voltado para cima). Que pode ser com ou sem textura e do tamanho que preferir.
Depois de posicionado, deve colocar um pedaço de tecido de algodão por cima do patch e da área que será aplicada. Em seguida, colocar o ferro aquecido por cima até que o patch fique fixado na peça de roupa.
Os patches fixados com costura, também não tem muita dificuldade. Os primeiros passos são similares. Deve escolher a região em que será aplicado, e iniciar a costura. Que pode ser feita à mão, com o uso de agulha e linha ou pode ser feito usando uma máquina de costura.
Os patches trazem um efeito divertido, descolado e original às peças de couro.
Por se tratar de um material com diversas densidades e espessuras, o couro pode se tornar um material difícil de bordar.
Ao utilizar máquinas de costuras convencionais, o desenho fica limitado a apenas uma cor. Mas, algumas máquinas mais modernas já trazem a possibilidade de poder usar mais cores na hora de fazer o bordado com couro.
Com a ajuda das máquinas, se torna mais fácil a aplicação de fitas, lantejoulas, miçangas e dos já citados, patches. O couro bordado não traz só aquele impacto visual, traz também funcionalidades.
Para bordado com couro, com a utilização de máquinas de costura, as agulhas recomendadas são 90 e 110 DH. Para costuras feitas à mão, a indicação é o uso de agulhas com o corpo um pouco mais resistente, devido a densidade do material. Em relação às linhas, as mais comuns são as linhas de nylon devido a sua força.
Uma boa vantagem de aplicar o bordado no couro através dos patches, é a possibilidade de substituição. Depois de algum tempo, você consegue retirá-lo e substituí-lo por outro de tamanho similar. Sempre podendo estar inovando, e incrementando sua peça.
Vale muito a pena lembrar que, a utilização de materiais com qualidade, traz como retorno um trabalho primoroso e uma grande valorização da peça. Afinal, se trata de um material nobre. E todo cuidado é pouco, pois qualquer deslize pode danificar totalmente o material.
O’Resultado final é aquela peça com bordado em couro, diferenciada, moderna e que chama muita atenção. E se a intenção for de obter retorno financeiro, a garantia de venda é certa.
A aplicação do bordado no couro, é apenas uma das técnicas criativas de customização e modernização que existem. Essas e outras técnicas você pode estar aprendendo ou se aperfeiçoando no curso Arte do Bordado à Mão, ou em vários outros cursos da Maximus Escola de Moda.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…