Ao aprender a costurar cantos de fita de viés, os famosos cantinhos mitrados com viés, é mais fácil usar uma fita de viés de dobra dupla. Isso fará com que as bordas brutas de seus projetos pareçam limpas e profissionais tanto na parte superior quanto na inferior.
Abra a fita de viés de dobra dupla e deslize-a sobre a borda crua do tecido. O lado mais largo da fita deve ficar na parte inferior.
Alfinete todo o caminho ao longo da borda e pare no primeiro canto. Eu geralmente acho que os alfinetes verticais funcionam melhor para manter o viés no lugar.
Cantinho mitrado com viés – Maneira tradicional
Às vezes, a solução é tão simples que você não consegue descobrir sozinha a fazer o cantinhos mitrados com viés tradicional. Este também é o caso aqui, quando eu ainda pensava que os cantos internos só poderiam ser afiados de uma maneira muito complicada.
- Abra o viés de dobra dupla e alfinete o lado mais largo ao longo da borda crua do lado avesso do tecido. Costure ao longo do vinco, parando e pesponto antes de chegar ao canto na margem da costura.
- Dobre o viés para baixo ao redor do canto e ao longo da borda. A borda externa será lisa e haverá uma grande dobra no interior.
- Comece a costurar a partir da margem de costura no ponto de interseção. Faça o pesponto e continue costurando no vinco.
- Dobre o viés para o outro lado. Veja como o canto já tem uma dobra em esquadria.
- Alfinete o viés no lugar no lado direito do tecido. Você precisará dobrar o canto em um ângulo de 45 graus com os dedos e fixá-lo no lugar. Repita para os outros cantos de sua peça.
Tutorial cantinho mitrado com viés
Margem de costura
Marque a sua margem de costura no lado avesso do tecido para que você tenha um ponto de referência onde o viés deve ficar exatamente. Desenhe ao longo do canto interno a ser delimitado.
Corte de canto
Para que o canto possa mais tarde ser trabalhado com muita precisão, ele deve ser cortado dentro da margem de costura. Com muito cuidado – apenas até a margem de costura exata.
Primeira costura viés
Desdobre o viés e coloque-o no lado avesso do tecido para que a borda dobrada interna fique exatamente na margem de costura que você desenhou. Costure tudo com ponto reto.
Use as unidades de medida em sua placa de pontos para ajudá-la a manter a margem de costura exata ao costurar a ligação de viés – você está basicamente costurando às cegas.
Primeiro costure apenas até o canto, depois puxe o tecido para o lado e puxe o canto “em linha reta” para que você possa continuar costurando até o final.
Dobre a fita do viés e coloque um canto
Coloque a fita de viés – como de costume – ao redor da borda do tecido e prenda tudo com grampos ou alfinetes.
Agora vem o passo mais importante: colocar ou cerzir o tecido do viés dentro do canto em uma direção, ou seja, alise o canto e fixe tudo com um alfinete.
Puuuh, a parte complicada está feita e agora é hora de voltar para a máquina de costura para que tudo possa ser costurado, numa costura de ponto voltado para dentro.
Como aperfeiçoar minhas técnicas em cantinho mitrado com viés?
Conheça o curso totalmente online Costura Criativa com o Menino Costureiro, aprenda técnicas de costura criativa com um dos melhores do país.
O que está esperando para a tão sonhada renda-extra, ou quem sabe, uma nova profissão? Acesse Maximus.
Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!