Quando se trata de uma moda de transição chique, os tecidos de malha são uma ótima escolha. Neste post, você aprenderá tudo o que precisa saber se quiser costurar malha na máquina doméstica.
Quanto mais colorido, mais divertido é para costurar. O tecido de malha está disponível em inúmeras cores e uma grande variedade de qualidades.
Seja como cardigã quentinho, que também pode ser usado como um suéter prático em caminhadas, ou como uma malha fina macia e fluida que chama a atenção de todos na forma de uma jaqueta longa lisonjeira – as malhas são trunfos!
Reunimos as dicas e truques mais importantes para garantir que seu novo projeto de malha seja livre de estresse.
Malha na máquina doméstica: como escolher a máquina certa?
Qual é a diferença entre um overlock e uma máquina de costura normal? Até certo ponto, a primeira é especializada em bordas limpas. Ela consegue costurar com até cinco linhas ao mesmo tempo e processar facilmente várias camadas de tecido.
A overlock costura um ponto reto e um ponto ziguezague ao mesmo tempo. E também corta o tecido na margem da costura para que possa costurar suas peças de padrão com apenas uma costura e arrumá-las para que as bordas não desfiem.
A overlock é, portanto, muito prática e ideal para tecidos elásticos como jersey , tecido mais grossos, tecidos com elastano e tecidos de malha ou urdidura em geral. Sua maior vantagem é que as bordas dentro de seus projetos de costura parecem perfeitas e realmente profissionais.
Mas não se preocupe, é possível usar sua malha na máquina doméstica para aparar e fazer a bainha das bordas para deixá-las realmente bonitas. Então, não se preocupe, o leque de possibilidades com uma máquina caseira é enorme.
Costurar tecido de malha
A melhor dica de todas: mantenha um pedaço de tecido do corte e experimente possíveis variantes de pontos e diferentes pressões do calcador nesta peça de teste. Então você está sempre do lado seguro!
É importante que o tecido não fique esticado e se espalhe suavemente, sem tensão ou vincos antes de fazer o molde. É indicado estabilizar o tecido antecipadamente com goma em spray. Não se preocupe, saí na primeira lavagem.
Em seguida, desenhe o padrão.
Não use alfinetes para prendê-lo: você teria que levantar o tecido novamente para fazer tal. Isso consegue facilmente causar rugas e inchaços ao costurar malha na máquina doméstica.
Minha dica: Use pesos de tecido para fixar o padrão no tecido.
Corte os tecidos de malha corretamente
Ao cortar tecidos de malha, é importante que eles sejam estendidos o mais sem estiramento e sem tensão possível.
Por exemplo, eles não devem ficar pendurados na borda de uma mesa. Depois de colocá-lo no mapa de corte ou no chão, deixe o tecido descansar um pouco para que ele possa – literalmente – relaxar.
Fixa as peças do padrão com pesos de tecido e use um cortador giratória ou uma tesoura de tecido, que fique plano para evitar que o tecido levante e enrugue.
Se estiver cortando um tecido de malha muito grosso, é aconselhável aumentar a margem de costura. Isso evitará que os pontos se desfaçam demais. Mova os pedaços de tecido cortados o mínimo possível.
Conclusões finais
Costurar malha na máquina doméstica nunca foi tão fácil! Talvez seja o momento de adentrar de cabeça no mundo da costura com uma das melhores do país, nesse assunto.
Conheça o curso Gente que Ama Costurar com Idineia Merci e revolucione suas técnicas e conhecimento da área.
Ganhe 10% de desconto em qualquer máquina utilizando o cupom SINGERMAXIMUS, e ainda mais 13% de desconto no pagamento à vista!
Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!