Antes de colocar a mão na massa a aprender de fato como costurar zíper invisível, é muito importante compreender o que é esse tipo de zíper em questão e como ele pode ser útil para o dia a dia da população em geral, tanto para as pessoas que trabalham com a costura quanto para quem usa as peças confeccionadas.
O zíper invisível pode ser entendido como uma espécie de aviamentos, ou seja, acabamentos de costura que ajudam a confeccionar a peça e tornar ela ao mesmo tempo funcional e elegante, conseguindo juntar o melhor dos dois mundos.
Em vista disso, é possível afirmar que aprender a como costurar esse tipo de zíper é muito importante, sendo indispensável para quem já trabalha com esse ramo, quer iniciar agora a aprender e confeccionar peças ou já faz isso como um hobby do cotidiano.
Para que serve o zíper invisível?
Antes de entrar no quesito do zíper invisível, compreender que o zíper é um tipo de aviamento dentro do mundo da costura facilita bastante o entendimento da função do mesmo.
O zíper pode ser utilizado para diversas funções diferentes, mas, em aspectos gerais, ele é muito útil para juntar duas partes de um tecido, seja ele de qual espécie for.
Desse modo, seja em peças de roupas, como é o exemplo das calças, vestidos, blusas, dentre tantos outros, ou em acessórios diversos, como bolsas e carteiras, o zíper é um instrumento indispensável para o término das confecções de todas essas citadas anteriormente.
Nesse contexto, fica evidente que o zíper de modo geral é muito importante. Porém, quando o assunto é ziper invisível, a categoria fica um pouco mais específica.
O zíper invisível consegue apresentar mais vantagens e benefícios que o zíper tradicional, justamente por causa da “invisibilidade” que ele oferece ao olho nu, parecendo que não existe nenhum zíper entre os dois tecidos que estão sendo unidos no momento do processo da confecção.
Quais as vantagens e benefícios que o zíper invisível traz?
O zíper invisível, como previamente apresentado nesse texto, tem a capacidade de ficar embutido no tecido que está sendo feito de base para o produto confeccionado (seja ele roupa ou acessórios diversos).
Esse tipo de zíper em questão é uma opção perfeita para a confecção de peças que exijam um pouco mais de delicadeza, unindo as partes do tecido e ficando praticamente invisível no processo.
Causa disso é o pequeno puxador que ele possui, fino e delicado para impedir que fique aparecendo no tecido.
Além de ser fino e delicado, geralmente esse zíper possui formato de gota, o que traz um toque a mais para ser discreto, disfarçando justamente o local da abertura e, desse modo, conseguindo juntar a funcionalidade de um zíper com a beleza e elegância da delicadeza da peça.
O zíper invisível, como o próprio nome sugere, é quase que invisível de verdade, se tornando imperceptível nas peças, apenas reconhecido pelo formato de gota delicada que possui.
Por tudo isso, é possível concluir que a produção de roupas e acessórios com zíper invisível precisa ser muito cuidadosa, uma vez que qualquer erro mínimo pode comprometer a eficiência do uso do zíper em questão.
Portanto, a melhor forma de aprender as técnicas mais eficazes para instalar o zíper invisível em uma peça de roupa ou acessório é a partir do acesso do curso de costura, oferecido pela Maximus Tecidos e de fácil acesso.