Hoje em dia as peças com bojos estão ficando cada vez menos populares e isso se dá por diversos motivos, sendo um deles não fazer o bojo sob medida. Mas, claro, em roupas que não são feitas com exclusividade isso se torna inviável!
Cada mulher tem um tamanho e formato de busto diferente, então é impossível uma loja de departamento, por exemplo, oferecer opções que se adéquem a qualquer tipo de corpo.
A consequência disso é clara: as mulheres estão preferindo peças sem o enchimento, pois muitas vezes eles ficam muito artificiais, não centralizados e acabam proporcionando um aspecto muito feio à blusa ou vestido.
Outro motivo para as mulheres estarem abandonando o bojo é por se sentirem mais livres de não usar sutiã. A popularidade dos adesivos está crescendo e muitas são aquelas que estão recorrendo a essa alternativa para usar peças mais abertas.
Então que dizer que o bojo irá desaparecer?! Não, mas a tendência é que os enchimentos mal cortados sejam abandonados, pois é preferível não usar nada a algo com um corte mal feito. Agora, se você apresentar uma peça com bojo sob medida…
Obviamente a coisa muita de figura, afinal, é possível fazer o enchimento de acordo com o seu busto, ficando algo extremamente natural, proporcional e ainda dá mais volume.
Então, se você quer se destacar no mercado da costura saiba que precisa aprender a fazer bojos personalizados para cada mulher. É claro que há os modelos mais bem desenvolvidos, mas normalmente eles acabam favorecendo apenas os tamanhos padrões.
Dito isso, vamos entender alguns conceitos básicos. Há dois tipos de bojo: (1) aquele onde é feito apenas um recorte no material (2) o bojo que é feito em duas partes, com uma costura central na vertical.
O bojo sob medida costuma ser feito dessa segunda maneira. Nada impede que você comece com um molde pronto, pois a costura no meio irá permitir que você ajuste depois.
Mas, claro, o tamanho do pré-moldado deve estar condizente com o tamanho médio de busto da mulher. Não adianta recortar as duas partes, mesmo com intenção de ajustá-las, se o molde é 40 e a mulher usa 46.
É preciso, obviamente, ter um pouco de bom senso nesse momento! Quando os moldes desse método estiverem prontos, você irá costurá-las de modo que a junção seja central no sentido vertical.
Dessa forma, é possível ajustar o bojo de acordo com o tamanho do peito da mulher, pois existe a possibilidade de fechar mais a costura.
Bojo sob medida: existem várias formas
Existem várias formas de fazer bojo sob medida, mas fica realmente difícil explicar isso por escrito ou até mesmo por foto. O ideal é que você tenha o suporte de um curso profissionalizante.
Se você quer investir no ramo da costura e quer se destacar no mercado, é fundamental que você invista em técnicas. Experiência é, sim, importante, mas você ficará estagnada se fizer todas as peças de forma básica.
É preciso, sempre, ter algo em mente: o caimento de uma peça é tudo. Isso só é possível através de um bom tecido, corte excelente e costura impecável!
✅ Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!
Croquis de moda são essenciais para designers e artistas que desejam capturar suas ideias criativas…
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…