Corte e Costura

Conheça mais sobre a Renda Chantilly

Olá, tudo bem com vocês? Meu nome é Camila Nishida e no vídeo de hoje nós vamos falar sobre a Renda Chantilly, também conhecida como renda francesa.

É uma renda muito romântica, muito delicada e uma das rendas mais bonitas de todos os tipos de rendas que a gente tem.

Se preferir, você pode assistir este conteúdo dando play no vídeo abaixo:

Conheça as opções de Renda Chantilly no site da Maximus Tecidos – Aperte Aqui!

O QUE É A RENDA CHANTILLY?

Dizem que ela surgiu na França com as famosas rendeiras que eram as mulheres que fabricavam as rendas, e também os homens, conhecidos como rendeiros, tudo feito de forma manual.

Alguns livros e registros discordam de que essa delicada e romântica renda surgiu na França, e inclusive o nome chantilly não é por causa do doce chantilly e sim por causa da região da França que se chama Chantilly então carrega esse nome, e é por isso também que a gente chama ela de renda francesa, recebendo assim essas duas denominações, renda chantilly e renda francesa.

Hoje em dia, a renda Chantilly é produzida em diversas partes do mundo, mas ainda é considerada um símbolo de elegância e sofisticação.

Saiba mais sobre a história da Renda Chantilly clicando aqui! 

DE QUAL MATERIAL É FEITO E QUANTO CUSTA A RENDA CHANTILLY?

A nossa renda francesa, nada mais é do que uma versão sintética da renda chantilly francesa original, e geralmente é feita de poliamida ou poliester.

Os desenhos, os detalhes são praticamente idênticos, mas é claro que a matéria prima não é a mesma. E é aí que o valor vai variar, podendo ir de um valor relativamente baixo, até um valor médio pra alto por metro. Isso porque algumas tem um fio mais rígido, com brilho, outras são super macias, com caimento ótimo e fio opaco. Na Maximus Tecidos você encontra diversas opções dessa renda .

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSA RENDA?

A renda Chantilly é um tipo de renda conhecido por sua elegância e refinamento. Algumas das características que a tornam tão especial incluem:

  • Desenhos delicados: é conhecida por seus desenhos florais delicados, que são geralmente feitos com fios de seda ou de linho. Esses desenhos são muito detalhados e apresentam uma grande quantidade de ornamentos.
  • Transparência do tecido: é um tecido muito transparente, o que a torna perfeita para ser usada em roupas de alta costura e acessórios sofisticados. A transparência dessa renda também a torna ideal para ser usada em sobreposições e camadas.
  • Padrões simétricos: os desenhos dessa renda são geralmente simétricos, o que significa que eles são repetidos em ambos os lados do tecido. Isso cria uma aparência muito harmoniosa e equilibrada.
  • Cores suaves: sua cores são geralmente suaves e delicadas, como o branco, o creme e o rosa claro. Essas cores suaves complementam perfeitamente os desenhos delicados da renda.
  • Fios de cordonê e soutache: o cordonê é um cordão que vai contornando os desenhos das flores que traz um relevo para essa renda e que deixa o desenho mais visível. Já o soutache que  também é um cordão que contorna os desenhos da renda, é mais grosso que o cordonê e tem mais presença, você consegue vê-lo mais de longe enquanto o cordonê é um pouco mais delicado.

EM QUAIS PEÇAS UTILIZAR A RENDA FRANCESA?

Além de ser muito utilizada em vestidos de noiva, a gente também pode utilizar ela na moda casual, em peças para usar no dia a dia como em blusas e alguns outros tipos de vestidos, que se você tem esse estilo mais romântico combina muito usar.

 

Pode ser utilizada inclusive em blusas, onde você pode coloca-la por baixo de uma terceira peça ou para usar somente ela, dando um ar bastante delicado e que fica muito bonito.

 

Na moda intima ela também é muito aplicada, porque traz essa delicadeza, elegância e conforto que essas peças pedem.

 

Então, nós podemos concluir que a Renda Chantilly é sem dúvidas um tecido versátil, romântico e delicado, que agrega muita beleza e delicadeza as peças, seja para vestidos de festa ou para peças casuais e até moda intima. 

Agora que você conhece mais sobre essa renda, conte-nos: você já usou esse tecido em suas criações? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários!

Não esqueça de curtir e compartilhar este artigo, e para mais conteúdos sobre costura e moda, siga a Maximus Tecidos no Instagram e inscreva-se em nosso canal no YouTube. Até o próximo artigo!

 

Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

Recent Posts

Como Digitalizar e Organizar Croquis de Moda para Acesso Fácil

A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…

7 horas ago

Crochê: oportunidade de começar o ano com pé direito com Anielle de Lima – Rádio da Costureira #228

Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…

22 horas ago

Yarn Bombing: O Tricô como Forma de Arte Urbana

A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…

1 dia ago

Iniciando na Costura de Lingerie e Pijamas com Clara Calui – Rádio da Costureira #227

Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…

2 dias ago

Aprenda como investir no nicho de costura de moda cristã com Hadassa Braz – Rádio da Costureira #226

Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…

2 dias ago

Unindo Beleza e Sustentabilidade na Moda

A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…

2 dias ago