Destaque

Cós reto e cós anatômico: Entenda a diferença

O cós é uma tira de tecido, que é pregada na linha da cintura. E sua função principal é dar apoio ao corpo, como também apoiar a peça de roupa. Saiba mais sobre cós reto e cós anatômico.

Aqui na Maximus Tecidos, você poderá entender a diferença entre o cós reto e cós anatômico. E ainda poderá se matricular em nosso curso de costura Gente que Ama Costurar, que conta com mais de 50 aulas, com direito ao material didático e certificado profissional.

Podendo aprender a costurar do zero para si mesmo, para seus familiares e amigos, para seu próprio empreendimento ou, até mesmo, para ter uma renda extra.

Entendendo a diferença entre o cós reto e cós anatômico

O cós reto, também conhecido como cós padrão, tem sua largura mais fina e não acompanha a curvatura da cintura. Isso, por ser moldado e cortado completamente reto. Sua melhor indicação é para peças feitas com tecidos que esticam, malha por exemplo.

Já o cós anatômico, é aconselhável o seu uso quando se tratar de uma peça com cintura média e alta. É um cós mais fino em cima, que vai se abrindo em direção ao quadril. Muito usado em peças de tecido plano, que não esticam.

O que causam no nosso corpo

Pelo fato do cós reto ser baixo, o seu uso frequente acaba causando deformação na região logo abaixo do umbigo, que algumas vezes pode ser irreversível.

Já o cós anatômico, acompanha toda a curvatura da cintura, se encaixando perfeitamente ao corpo. E por ser mais alto, não deforma a região da cintura, sendo o mais indicado ao uso.

Diferenças na modelagem

Na modelagem, as diferenças entre o cós reto e o cós anatômico ficam bem claras.

O cós reto pode ser inteiro, para o direito e o avesso. Dobrando o molde ao meio. Dessa forma, só irá precisar cortar o tecido uma vez para o lado direito e o avesso.

Em relação às costuras laterais, elas são opcionais. Mas elas são aconselháveis no cós reto, para possíveis ajustes. Como o cós reto é exatamente na cintura, a indicação é que ele seja fino, de dois a quatro centímetros.

Não se pode fazer o mesmo procedimento do cós reto, no cós anatômico. Já que o cós anatômico tem uma leve curvatura. Sendo assim, é preciso cortar o tecido duas vezes, uma para o direito e outra para o avesso, cada parte do modelo a ser feito.

As costuras laterais no cós anatômico são obrigatórias. Para que o meio frente e o meio costas fiquem de forma perpendicular.

Em relação ao tamanho, o cós anatômico pode ter o tamanho desejado. Sua largura é bastante variável, sendo de quatro a dez centímetros. Por ser de um formato de curva suave, ele acompanha a cintura assim que é vestido.

O uso nas peças de roupas

O cós reto deve ser utilizado quando a peça de roupa, seja ela uma saia ou uma calça, estiver exatamente na cintura, já que não acompanha a curvatura corporal.

Já o cós anatômico é muito utilizado em peças de roupas que usam tecido plano, aqueles que não esticam. Como também em tecidos mais rígidos, com certa elasticidade.  

É de suma importância entretelar o cós, seja ele cós reto ou cós anatômico. A entretela deve ficar no lado direito da roupa. Se o tecido for muito fino, deve ser cortado com o meio paralelo ao fio, sendo entretelado os dois lados do cós.

Lembrando que, essas e outras dúvidas, você pode estar sanando no curso de costura Gente que Ama Costurar, além de poder contar com outras opções no portal da Maximus Escola de Moda

Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

View Comments

  • Porque as medidas tem que ser divididas??
    COMO calcular a quantidade de tecidos para um vestido bem gode?

Recent Posts

Como Digitalizar e Organizar Croquis de Moda para Acesso Fácil

A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…

13 horas ago

Crochê: oportunidade de começar o ano com pé direito com Anielle de Lima – Rádio da Costureira #228

Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…

1 dia ago

Yarn Bombing: O Tricô como Forma de Arte Urbana

A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…

2 dias ago

Iniciando na Costura de Lingerie e Pijamas com Clara Calui – Rádio da Costureira #227

Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…

2 dias ago

Aprenda como investir no nicho de costura de moda cristã com Hadassa Braz – Rádio da Costureira #226

Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…

2 dias ago

Unindo Beleza e Sustentabilidade na Moda

A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…

3 dias ago