Para as iniciantes do mundo da costura, no começo é normal se sentir perdida, aprender do zero tem as suas vantagens também, porque dessa maneira, você passa a aprender técnicas fáceis como a costura francesa.
Bem diferente da costura inglesa, que o acabamento é visível no externo da peça, já a costura francesa é uma forma de dar um acabamento mais delicado em seus trabalhos de produção, já que os pontos são invisíveis.
A costura francesa é muito usada na alta-costura, já que não é uma costura complicada para se aprender e, ainda por cima, entrega um acabamento mais fino e elegante para a peça.
Assim como a costura inglesa, a costura francesa é uma costura de união, uma costura própria para o fechamento de trabalhos, ou seja, sempre será com duas ou mais partes.
Antes de iniciar a união dos tecidos, identifique qual será o lado avesso e o lado direito, dessa forma fica melhor para a finalização depois. Feito isso, o grande truque da costura francesa é unindo primeiro pelo lado direito.
Avesso com avesso, costurando pelo lado direito da peça.
Depois comece costurando pela borda, sem deixar a costura sair do tecido. Não esqueça que a peça precisa ser sobreposta de maneira correta, se não, acabará costurando errado.
Outro detalhe importante, sempre posicione a sua agulha no lado esquerdo, no seletor de posição para agulhar de sua máquina. É uma boa dica fazer isso, porque não corre risco de o ponto escapar do tecido.
Fez isso? Não precisa nem tirar a sua peça da máquina, levante o pezinho de sua máquina e então gire o tecido e agora você irá abri-lo. Só retire da máquina se for uma peça grande.
É bem interessante você alisar o excesso da dobrinha da peça, antes de costurar de colocar a peça para o outro lado. Se quiser, você pode usar o ferro de passar roupa, dessa maneira, não corre o risco de o pano escorregar.
Já passou a peça para o outro lado? Ótimo! Mas não esqueça que precisa ficar do lado do avesso para fazer a costura francesa. Encontre a costura da união dos tecidos e deixei-a bem prensada para a costura.
Volte com a agulha para a posição central da sua máquina, costurando em seguida com um centímetro de largura. O segredo aqui é não deixar a rebarba da costura aparecendo, se não terá que tirar depois.
Agora é virar a peça para o lado direito, numa costura perfeita, totalmente invisível e sem muita complicação para fazê-la. Assim que funciona a costura francesa. Não tem mistério algum!
Assim como a costura rebatida, a costura francesa é uma das mais utilizadas, atualmente, no mercado da alta-costura, já que proporciona uma união de peças mais bonita e trabalhada.
Se gostou de aprender como fazer a costura francesa, o que acha de ter acesso a um curso único e repleto de técnicas para uma boa costura? Inclusive tenha acesso a outros materiais incríveis.
Aprenda a costurar do zero com Idineia Merci, conheça o seu curso Gente que Ama Costurar e veja como descomplicar a sua vida financeira com uma nova fonte de renda extra ou até mesmo uma mudança revolucionária na sua profissão. Ganhe dinheiro com conhecimento!
Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.
Croquis de moda são essenciais para designers e artistas que desejam capturar suas ideias criativas…
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…