O tecido crepe é muito utilizado para confeccionar vestidos de festa. Porém esse tecido possui tantos tipos variados que são capazes de tornar cada vestido, único. E hoje iremos falar sobre o crepe e sua versatilidade no mundo da moda.
Mas não pense que são apenas vestidos que podem ser confeccionados com o crepe. Blazers, saias e blusinhas também utilizam muito esse tecido em suas confecções.
Para cada peça há um tipo de crepe ideal. vamos conhecer melhor?
O que torna um tecido versátil? No caso do crepe, sua versatilidade está em possuir diversas variações, cada uma com características específicas que tornam as peças muito mais elegantes e confortáveis quando confeccionadas com o tipo ideal.
Tudo irá depender também da preferência de quem irá utilizar. O crepe pode ser mais fosco e opaco como os crepes bubble ou crepe de malha, ou mais cintilantes e com brilho como crepe pasquale, o crepe nuage, o crepe bubble satin ou o crepe valentino.
É interessante perceber também, que dentre essa classificação de fosco e brilhante esses mesmos tipos de crepe utilizados como exemplo, se diferenciam em caimento.
Por exemplo, o crepe bubble é um crepe considerado leve, já o valentino é um crepe mais encorpado e pesado, porém quando o assunto é crepe com mais brilho, o crepe lorraine ou o crepe nuage seriam ideais.
São diferenças que podem ser sutis, porém interferem radicalmente no resultado final. Cada tipo de crepe possui diferentes características e para quem trabalha com tecido é essencial saber diferenciar cada tipo para chegar exatamente na peça idealizada.
Outro exemplo do crepe e sua versatilidade é em relação a textura. O crepe pode ser um tecido liso e sedoso ou mais texturizado. o crepe lorraine é um exemplo de tipo de crepe liso, diferente do crepe valentino que é o mais texturizado entre todos os outros tipos.
Todas essas diferentes características dos tipos de crepe revelam também a possibilidade de chegar a diferentes tipos de peças. Sabemos que o crepe é muito utilizado na confecção de vestidos de festa, logo é possível obter vestidos dos mais variados tipos:
Esvoaçantes
Justos
De caimento leve
Com caimento mais pesado
Com elastano
Sem elastano
Estilo sereia
Tubinho
Reto
Semi sereia
São diversas variações que podem ser feitas apenas mudando o tipo do tecido crepe.
Além disso, saias midi, blazers, blusinhas, calça pantalona e camisas são outros exemplos de peças que podem ser confeccionadas com o tecido crepe e sua versatilidade.
É muito fácil incorporar o crepe em sua rotina de trabalho ou em seu guarda-roupa. Faz parte dos tipos de tecido que vale a pena ter uma ou duas peças para ocasiões especiais ou para uso casual e elegante.
Não é a toa que o crepe é um dos tecidos mais famosos no mundo da moda e sua versatilidade é uma das características mais bem apreciadas por consultores de moda, costureiras e pessoas que apreciam esse tecido.
O crepe e sua versatilidade certamente podem começar a fazer parte de seu dia a dia. Seja para costurar ou para vestir, é sempre bom indicar um tecido de qualidade e com diversas possibilidades de uso, não é mesmo?
Por fim, vale a pena ressaltar que além de elegante e versátil, alguns tipos de crepes são muito acessíveis financeiramente. Nada melhor do que unir sofisticação e preço justo né?
Confira todas as novidades em Tecido Crepe disponíveis no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…