Como usar a Curva Francesa na modelagem?

A régua francesa, ou curva francesa é um molde feito que pode ser feito em acrílico, madeira ou metal, que tem diversas curvas de diferentes raios.

Devido às suas curvaturas, a régua francesa permite ao costureiro(a) traçar e ligar curvas das formas mais variadas de forma harmoniosa, sem necessidade da utilização de cálculos matemáticos.

Aqui na Maximus Tecidos, você aprenderá como usar a curva francesa. E ainda poderá se matricular em nosso curso Gente que Ama Costurar, que conta com mais de 50 aulas de costura, com direito ao material didático e certificado profissional.

Como utilizar a Curva Francesa

Permitindo a criação de diversos tipos de curvaturas e de maneira muito prática, a curva francesa é utilizada de forma ampla em projetos de arquitetura, desenhos de roupas e joias, engenharia e até em design de carros.

Apesar de causar confusão à primeira vista, principalmente no momento de ajuste da curvatura do desenho no papel, a curva francesa é um objeto muito simples de ser utilizado.

Confira as etapas a seguir:

  • Deve posicionar corretamente a curva francesa sobre o material de desenho;
  • Certificar-se que os pontos que serão conectados através do traçado da curva estejam alinhados;
  • Utilizar um lápis, caneta, estilete ou qualquer utensílio de preferência para traçar em volta da curva para conectar os pontos e obter o formato desejado;
  • E pronto, a curva do desenho estará finalizada!

As curvas do molde devem se adaptar às curvas do corpo, por isso a necessidade de ter uma harmonia no encaixe dessas curvas na hora do traçado. A harmonia e a proporção são essenciais para esse tipo de modelagem.

Utilização da Curva Francesa em:

  • Decote frontal: Deve posicionar a curva francesa, com sua ponta mais curvada nos pontos de referência para o traçado. A parte menos curvada fica apontada para cima, e o lado côncavo está ao lado do centro da frente;
  • Decote traseiro: Deve posicionar a curva francesa, um pouco mais inclinada, com sua ponta mais curvada nos pontos de referência para o traçado. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado côncavo está ao lado do centro das costas;
  • Para cava frontal: Em alguns casos, a curva francesa se encaixa perfeitamente nos pontos de referência da cava. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado convexo aponta para o centro da frente;
  • Para cava traseira: Encaixe 1º os 3 pontos de cima, a parte com a menor curva apontando para cima, e o lado convexo apontando para o centro das costas. Em seguida, gire a parte menos curvada em direção anti-horária até encaixá-la nos 2 pontos de baixo;
  • Para lateral do vestido: 1º a parte com menor a curva apoiada na indicação do busto, meio da curva apoiado na cintura e a parte mais curvada em direção ao quadril. Trace do busto até a metade. 2º gire a régua até que a parte menos curvada toque o ponto de referência. Trace uma linha que se encaixe com a anterior.

Para reprodução no seu trabalho, deve ficar prestar atenção na direção em que a curva francesa está apontada, o lado para qual está virada e também a altura do posicionamento.

Existem vários outros casos, mas estes são os mais corriqueiros, além de servir de base para o aprendizado. 

É possível usar a curva francesa de maneira exata, pois harmonia e proporção são de extrema importância para modelagem, e essa régua é um dos itens principais para costurar com profissionalismo e qualidades nos traços.

Lembrando que, além de aprender como usar a curva francesa, você também pode se aperfeiçoar no curso Gente que Ama Costurar, além de poder contar com outras opções no portal da Maximus Escola de Moda

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados