Moldes prontos são de uma grande ajuda, especialmente para iniciantes – afinal, seria muito mais trabalho criar padrões você mesmo. Felizmente, a equipe da Maximus separou dicas para aprender modelagem plana do vestuário.
Mas não importa qual molde opte por usar e onde você o encontra – ele tem que estar no tecido de alguma forma. É por isso que mostraremos aqui dicas que serão uteis, na hora dos estudos de moldes planos.
Para que a modelagem plano do vestuário se encontre nas costuras dos tecidos de amostra, você não deve calcular muito apertado ao comprar o seu tecido, ainda mais se o molde tiver uma direção.
O tamanho da repetição é importante aqui, ou seja, o menor tamanho do molde de repetição. Uma repetição grande exigirá significativamente mais tecido, enquanto uma repetição pequena ou invisível não exigirá muito mais tecido do que o normal.
Claro, você deve lavar e passar qualquer tecido antes de cortá-lo, mas isso é particularmente importante com tecidos de amostra. Isso ocorre porque o tecido pode ser facilmente distorcido pela lavagem.
Portanto, certifique-se de secar o tecido o mais plano possível, assim o seu molde estará mais perto da realidade. Ao passar, você também deve ter cuidado para não distorcer a estampa do tecido.
Os tecidos estampados, geralmente, têm uma direção, por exemplo, padrões florais onde as cabeças das flores estão todas apontando para cima. Com esses padrões, é claro que é importante prestar atenção à direção e cortar todas as peças do molde de acordo apenas nessa direção.
Mas mesmo com padrões gráficos irregulares, preste bastante atenção de que todas as peças do molde sejam cortadas em uma única direção.
Caso contrário, a modelagem plana do vestuário ficará torta, e não queremos que isso aconteça, não é mesmo?
A grande parte das pessoas parecem que necessitam aprender a fazer moldes planos, porque está farta de precisar fazer várias modificações nos moldes comprados prontos para que se encaixem melhor.
Desde um ajuste completo da manga, uma alteração de balanço para trás e, em seguida, um ajuste em outro lado da roupa, porque não estava correta.
E essas pequenas modificações fazem com que passe o dia todo alterando um molde de costura e não consegue chegar nem perto de uma roupa costurada e, realmente, acabada!
Depois, há aquelas pessoas que querem opções de guarda-roupa mais criativas do que as lojas permitem. É pensando em todos esses problemas que acontecem quando a modelagem plana do vestuário é feita errada que essas dicas são úteis:
A modelagem plana do vestuário não é complexa, quando se tem a ajuda de um profissional qualificado, melhor dizendo, referência de modelagem em todo país.
Caso queira aprender sobre técnicas de moldes planos, a maneira correta de confeccionar os seus, o curso Modelista Profissional com incrível Marlene Mukai a ajudará a chagar longe. Acesse a Maximus.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…