Para quem está começando a aprender sobre costura, há formas diferenciadas de trabalho para cada tecido. Hoje, falaremos especificamente sobre qual a forma correta de colocar elástico em peças de tecidos plano.
Diferente da malha, conhecida por ser mais maleável para criação, por exemplo, o tecido plano não estica e por esse motivo é um pouco mais complicado usá-lo na confecção de roupas ou de artesanatos.
É pensando nisso que a Maximus, conhecida por ser especialista na área, separou algumas dicas bem interessantes para serem aplicadas em peças de tecido plano.
Diferente dos tecidos maleáveis, o tecido plano não pode ser cortado na medida do molde. Por não esticar, ou esticar muito pouco, a aplicação de elástico em peças de tecido plano precisa ser de acordo com o tamanho das medidas do corpo.
Não entendeu? Calma, vou explicar!
Por exemplo, na criação de uma saia, na maior parte das vezes, o quadril é sempre mais avantajado do que a cintura, por esse motivo, o tamanho precisa ter três centímetros a mais no tecido, assim o elástico consegue desempenhar o seu papel.
Outro detalhe é que as medidas da cintura e quadril precisam estar corretas, mas com alguns centímetros a mais para o acabamento do elástico e até mesmo na saia, porque quando finalizada, geralmente, terá alguns ajustes a serem feitos.
E por mais que todas as medidas estejam certas, para quem é iniciante na costura, geralmente, não tem tanta maestria na hora do corte do tecido, o que será arrumado na máquina depois.
Tecido plano precisa de zíper
Claro que existe a exceção, mas quando colocar elástico em peças de tecidos planos é necessário que tenha zíper, ideal 15 centímetros abaixo da cintura, para que a saia entre com facilidade, porque como já vimos, o tecido plano não é como a malha.
O zíper é usado para que a peça, depois de pronta, passe pelo quadril e não fique com excessos na cintura, aí que entra a função do elástico em peças de tecidos planos.
Outro detalhe importante, por mais que o tecido plano seja difícil para iniciantes trabalharem, o resultado final é sempre o mais satisfatório, visualmente falando.
Na hora de usar o tecido, as pessoas atentem-se mais aos pequenos detalhes, porque senão, corre o risco de errar e a peça não servir.
Muitas pessoas não sabem sobre isso, mas seja qual for o tecido a ser trabalhado, você precisa ter um lugar como apoio. Para você que está começando na confecção de roupas, é indispensável ter uma base firme para trabalhar com tecidos em geral.
Não invente em transformar a sua cama em apoio, por que não dará certo. Se você não tem lugar para trabalhar, uma dica é transformar o chão em mesa.
Assim que comecei a fazer os vestidos de minhas bonecas.
Para criar roupas incríveis, só aprender a como colocar elástico em peças de tecidos não é o suficiente para o sucesso.
Por isso que a Maximus, entrou com a ideia de um curso para que iniciantes no mundo da costura aprendessem técnicas de profissionais para a confecção de suas peças.
Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…