A modelagem assimétrica é uma grande tendência da moda, e está sempre em alta. Por isso, é preciso domina-la, e aprender como fazer a modelagem de forma perfeita, para que sua peça final tenha também um acabamento de qualidade.
A modelagem é uma das etapas de mais importância na confecção de uma peça, já que é através dela que sua peça será confeccionada, e em qualquer erro, a qualidade final de seu produto não será satisfatória.
E foi pensando nisso que decidimos preparar esse material completo, com algumas dicas de como fazer uma modelagem assimétrica perfeita, e criar peças incríveis e exclusivas. Confira!
No mundo da costura, existem dois tipos de moldes: Os simétricos e os assimétricos. Os simétricos são aqueles que vestem por igual os dois lados do corpo, e são os mais comuns e populares.
Já a modelagem assimétrica é aquela que vestem apenas um lado do corpo, que pode ser o esquerdo, direito ou costas. Essas são peças que apesar de não serem populares nas produções do dia a dia, fazem também muito sucesso, principalmente na alta costura.
Eles podem ser aplicados tanto na parte superior da peça, criando um efeito de degrade para um vestido, por exemplo. Até a barra de uma saia, shorts-saia ou vestido de festa.
Seja como for, é preciso dominar a modelagem assimétrica para que você consiga produzir peças únicas, com muita personalidade. Então, confira nossas dicas e aprenda tudo sobre isso!
Como você viu, a modelagem assimétrica é diferente da tradicional, que a maioria dos profissionais de costura estão habituados a criar. E para facilitar o domínio dessa técnica, nós separamos 4 dicas essenciais para você produzir uma modelagem assimétrica perfeita.
Pegue uma folha de modelagem e a divida em duas partes iguais, e dobre. Para essa técnica, você também vai precisar de um molde do meio frente de sua peça. Posicione o molde e copie o meio da frente na primeira metade da folha. Com o papel ainda dobrado, corte o molde. Abra a folha de molde e faça a marcação assimétrica, recorte e pronto!
Se você quer produzir uma peça assimétrica com o molde que você construiu, é preciso entender o sentido do tecido que vai ser utilizado. Para isso, sempre meça o tecido seguindo a orientação de sua mão esquerda. Para ter certeza que o resultado ficou ideal, experimente no manequim e faça os ajustes necessários.
Essa é uma dica muito importante! Para cortar o tecido do forro da sua peça, é preciso utilizar a técnica de espelhamento. Assim, ela vai se encaixar perfeitamente no tecido de sua escolha, e o caimento vai ficar ideal!
Para encaixar a frente e as costas, você vai costurar ombro com ombro, e lateral com lateral. É preciso ter muita atenção para que um esteja exatamente no mesmo sentido que o outro, para que se encaixem perfeitamente!
Quando o assunto é modelagem assimétrica, é preciso ter muito cuidado, e para que você não cometa nenhum erro, o ideal é fazer a marcação no seu molde.
Marque qual lado é o avesso e o frente, e qual lado é a frente e as costas, assim, você não irá se confundir.
E com essas dicas de modelagem assimétrica você agora pode produzir peças exclusivas e cheias de personalidade! Aplique as nossas técnicas e se surpreenda com os resultados. Não se esqueça de nos contar o que achou!
✅ Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!
Oi meninos e meninas! Tudo bem com vocês? Chegou o seu Informe Moldes, Moda e Estilo…
Você se considera uma pessoa criativa? No episódio da Rádio da Costureira sobre criatividade na…
A Sustentabilidade nos Tecidos é uma questão central na era contemporânea, e a indústria têxtil…
O tingimento e a estampagem são técnicas essenciais na indústria têxtil, influenciando diretamente a aparência…
Os tecidos desempenham um papel fundamental na vida das sociedades humanas. Desde os tempos antigos,…
Os tecidos tecnológicos estão transformando a indústria da moda e a forma como interagimos com…