O Brasil é um país tropical e a moda praia é muito forte por aqui. São centenas de opções de modelagens para biquínis, maiôs, saídas de praia e outras peças que fazem parte do verão brasileiro. Por isso hoje, iremos falar um pouco sobre as características da modelagem para peças de praia.
Você irá conferir que a modelagem para essas peças segue um padrão mas que também é possível criar novas combinações sob medida. Os biquínis e peças de praia devem ser muito bem adequados ao corpo, principalmente para passar segurança e conforto na hora de curtir uma praia ou piscina.
Confira mais sobre a modelagem para peças de praia a seguir.
Quando falamos sobre peças de praia, estamos nos referindo principalmente a biquínis, maiôs e saídas de praia. Existem também outras peças como saias e blusinhas que possuem tecidos e caimentos super leves que também podem ser utilizadas na praia.
Mas hoje falaremos especificamente dos biquínis e saídas de praia. A modelagem de um biquíni começa já na criação do desenho no papel. É ali que surgem as ideias dos detalhes, dos diferenciais da peça. O tamanho ainda não é importante nessa etapa mas defina se o biquíni terá bojo ou não, e se tiver, qual será o tipo do preenchimento.
O segundo passo é verificar qual tecido é mais apropriado para aquele modelo de biquíni. Alguns tecidos para biquíni são mais ou menos maleáveis é preciso prestar atenção também na transparência do tecido, na cor do forro, na delicadeza do tecido, etc.
Antes de cortar o tecido, tire bem as medidas para evitar que falte ou sobre tecido. A moda praia é aquela que os tamanhos devem ser exatos, pois o corpo fica em evidência e não queremos que ninguém passe por constrangimentos por falta de sustentação ou biquíni fora do lugar ideal né?
Uma dica importante é utilizar a tabela com referências de medidas dos corpos femininos brasileiros feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Busque pelo código NBR 13377.
O corte do tecido também deve ser feito com muita atenção, pois essa etapa impacta diretamente na modelagem. Atente-se à simetria, principalmente das partes superiores do biquíni. E por fim, o acabamento é o momento de finalizar a peça deixando sua marca registrada e obtendo um resultado que será satisfatório.
Nesse momento você pode arriscar na aplicação de miçangas e outros adornos que deixam os biquínis ainda mais bonitos. A modelagem para peças de praia possui essa característica de ser bem representativa e diversa. As cores e adornos são os mais variados e cada pessoa pode utilizar o que lhe é mais confortável e agradável.
A modelagem de saída de praia deve levar em consideração o momento em que a peça será utilizada. As saídas de praia devem trazer conforto e leveza e são indicados tecidos mais leves para confeccionar essa peça.
Mas, também é possível apostar numa saída de praia rendada se preferir um modelo mais glamouroso e sofisticado. A modelagem de saída de praia não é complicada, já que não é uma peça muito rica em detalhes na costura. A aplicação de brilhos e adornos também podem ser muito bem vindas para finalizar essa peça.
Clique Aqui e confira todas as opções de moldes no site da Maximus Tecidos!
Se você já costura há algum tempo ou está começando agora, sabe que escolher o…
Quer conhecer de perto todas as aulas e peças que serão ensinadas no Novo Curso…
Se você costura em casa ou trabalha profissionalmente com roupas e consertos, sabe o quanto…
Se você ama crochê ou tem vontade de aprender, este episódio da Rádio da Costureira…
Você já imaginou aprender a costurar do zero, com aulas simples, práticas e muito bem…
Olá, meu nome é Viviane Alves, sou costureira profissional há quase 15 anos e apaixonada…