Há diversas técnicas dentro do mundo do corte e costura, sendo essencial conhecê-las para saber o que fazer, quando fazer e como fazer para conseguir desenvolver a peça perfeita. Nesse universo, sempre surge a dúvida sobre modelagem plana ou moulage.
Esses dois métodos de corte e costura são básicos no momento da modelagem. Se você está começando agora, é fundamental entender quais são as suas diferenças para saber qual deles é melhor.
Existem muitas pessoas que trabalham com costura há anos e, de fato, possuem boa experiência, mas conhecer técnicas e métodos diferentes será o que fará de você uma profissional completa.
Acompanhe-nos nesse breve artigo sobre a preferência por modelagem plana ou moulage.
O primeiro ponto é entender a diferença entre modelagem plana ou moulage, algo que é fundamental para quem está começando no ramo de corte e costura agora.
A modelagem plana, também conhecida como bidimensional, nada mais é do que o desenho do molde no papel. Então, todas as medidas que são tiradas na modelo são passadas para o plano costurando o tecido no molde.
Depois de costurar e finalizar, os traços irão formar as curvas da modelo e, então, a peça será visualizada em 3D.
Existem vários métodos que podem ser escolhidos, além disso, há como comprar moldes pré-prontos com medidas padrões.
Já o moulage é o inverso! Aqui, a peça é construída diretamente no manequim, então você avalia o caimento na mesma hora. Depois que todas as marcações estarem prontas, o modelo é retirado do manequim e, então, planificado.
O maior questionamento de quem está começando é qual dos dois métodos é melhor: modelagem plana ou moulage. Veja bem, na verdade, eles se complementam.
Isso porque depende muito do tipo de peça. Há roupas que são melhor desenvolvidas com o método moulage, como vestidos em camadas, drapeados e coisas do gênero.
Entretanto, peças mais simples e que precisam de medidas mais precisas podem ser feitas com a técnica plana.
Dito isso, é FUNDAMENTAL que você domine muito bem as duas técnicas, pois, a partir daí, você mesma entenderá quando usar o moulage ou a modelagem plana.
Somente dessa forma é possível assegurar que a peça sairá com o melhor corte e caimento possível.
Seja modelagem plana ou moulage, qualquer uma das técnicas possui os seus desafios. Assim como muitas coisas na vida, somente a prática leva à perfeição e você deve manter isso em mente.
Fazer um corte e uma costura simples pode não ser difícil, mas ser efetivamente uma boa profissional no ramo de corte e costura não é fácil. Exige muita dedicação, conhecimento, experiência e conteúdo teórico.
Caso contrário, você nunca conseguirá sair dos passos básicos, não tendo um diferencial. Dito isso, sempre aconselhamos buscar informações e conteúdo profissionalizante para investir.
Como fazer isso? Bem, se você é iniciante a recomendação é começar com alguns livros. Existem muitas obras de leitura bem simples e super explicativas, que falam sobre teoria da costura e passo a passo.
Anote uma listinha de livros para você ler:
Depois, você pode começar a ir além através de cursos profissionalizantes. Eles mostram na prática o passo a passo de tudo, do conteúdo básico ao avançado.
Na Maximus Tecidos, você encontra o curso o melhor curso de modelagem plana. Dê uma conferida!!!
✅ Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…