O processo de modelagem é essencial durante a criação de peças de roupa na moda. Mas, é muito importante que você conheça sobre as técnicas de modelagem plana ou moulage para saber qual é a melhor para o seu caso.
Para utilizar a modelagem plana ou moulage, mesmo que sejam técnicas diferentes, elas se complementam. As peças mais simples, podem ser feitas com a técnica plana, já as peças mais elaboradas, a moulage é mais utilizada.
Se você deseja entender mais sobre as diferenças e qual escolher, confira o artigo a seguir!
Modelagem plana ou moulage: entenda as diferenças
Existem algumas diferenças e peculiaridades das técnicas de modelagem plana ou moulage, acompanhe a seguir:
Técnica de modelagem moulage
Nessa técnica, a roupa é construída no manequim de forma direta, fazendo com que a peça possa ser visualizada assim que estiver pronta.
A técnica moulage é um método tridimensional de modelagem que contrasta com a modelagem bidimensional, plana. Ele é muito utilizado em alta costura, onde você precisa envolver o manequim com o tecido que desejar, formar o modelo usando tesoura e alfinete.
Com isso, é possível observar o resultado final da peça, bem como os detalhes de volume, caimento e pregas, por exemplo.
Primeiro, é preciso selecionar quais as fotos e desenhos do modelo que você deseja produzir. Depois, é necessário calcular a quantidade de tecido a ser utilizado. Feito isso, o tecido pode começar a ser marcado com as linhas de referência que são necessárias para a peça.
Com essas marcações, você pode alfinetar o tecido no manequim com muito cuidado às linhas de referência e outros detalhes. Também é possível marcar com um lápis as linhas necessárias para criar limites e costurar.
Em uma mesa, esse molde pode ser corrigido usando curvas e réguas de modelagem para fazer uma última prova final no manequim.
Com as correções feitas, esse molde é passo para um papel, e caso seja muito elaborado, é preciso fazer um molde específico para teste.
Técnica de modelagem plana
A técnica de modelagem plana é muito utilizada no setor têxtil. Por aqui, o molde é feito diretamente no papel a partir das medidas tiradas de uma pessoa ou a partir de medidas industriais.
Primeiro, uma base bidimensional é construída sobre um papel. Essa base pode ser adaptada e modificada de acordo com o modelo que você deseja confeccionar, podendo fazer mudanças nesse desenho.
Depois que o molde estiver pronto, você pode cortar e costurar o piloto da peça, analisando se existe algum defeito, se há versatilidade, se o caimento está bom e outros detalhes.
Se algum defeito for observado, ou caso a peça piloto não esteja conforme o desejado, você precisa corrigir o molde novamente, até que a peça final esteja como o esperado.
A modelagem plana e moulage são diferentes, mas se completam. Existem algumas vantagens sobre a técnica moulage com relação a plana, como trazer uma visão mais ampla das pregas, franzidos, drapeados, volumes, decotes, profundidades e outros detalhes.
Além disso, ela também ajuda a facilitar a modelagem em áreas com mais curvas no corpo, evitando que o tecido tenha sobras desnecessárias.
Qual técnica é a melhor?
Agora que você viu as diferenças entre a modelagem plana ou moulage, deve estar se perguntando qual é a melhor opção, não é mesmo?
Como dissemos, essas duas técnicas possuem algumas diferenças entre si, mas podem se complementar na costura. Com isso, não existe uma resposta certa sobre qual é a melhor técnica para a sua costura, pois depende de alguns pontos.
Para escolher entre modelagem plana ou moulage, você precisa saber se você realiza a confecção de peças mais simples ou elaboradas, se são feitas em séries ou não e outras perguntas.
Assim, é possível definir entre a modelagem plana ou moulage para o seu caso de acordo com as diferenças desses métodos. Acesse nosso curso de Modelista Profissional e acesse nosso site Maximus.