Se você trabalha com confecção e tem o seu próprio ateliê precisa saber o que é uma musseline, e até saber como diferenciar esse tecido dos demais.
Ele também pode ser chamado de “musselina”, e se trata de um tecido de alta qualidade, muito bonito e com excelente caimento. Faz um grande sucesso graças à sua leveza, perfeita para roupas mais frescas.
Ela possui uma leve transparência, e muitas vezes a confecção de peças requer que se use outra camada de tecido ou uma espécie de forro. Tudo vai depender do tipo de peça que você está criando.
A utilização da musseline em suas criações e confecções com certeza ajudará muito na criatividade. É um tecido muito dinâmico e versátil, que funciona em diferentes ocasiões.
Seu nome sugere que o tecido tem origem na cidade de Mossul, no Iraque. Porém, muitas pesquisas indicam que ele pode ser, na verdade, indiano. Fato é que, independentemente de onde veio, Musseline é um tecido com toque delicado e ótimo caimento.
Existem diferentes tipos de musseline: 100% poliéster, poliéster com seda ou 100% seda, por exemplo. Todos eles são muito leves, embora, obviamente, quanto mais seda mais o tecido se torna delicado.
Tão importante quanto saber o que é uma musseline é entender exatamente em quais tipos de peças você pode utilizar esse tecido. Não é difícil pensar em opções – e você com certeza já viu muitas delas por aí.
Frequentemente a musseline é utilizada na criação de vestidos, principalmente aqueles de festas, com um caimento leve e um aspecto mais esvoaçante. Mas, não se atenha apenas a esse dresscode.
Também é um tecido excelente para a criação de blusinhas para o dia a dia, como aquelas mais despojadas com alcinhas, babados, ou camisas perfeitas para o trabalho e a rotina no escritório.
Uma das grandes vantagens desse tecido é que ele também pode ser encontrado em diversas cores. Por isso não é difícil usar a criatividade quando você está trabalhando com musseline.
Por ser um tecido mais leve ele possui uma transparência que pode ser bem evidente mesmo em cores escuras. Assim sendo, a indicação é sempre que se pense em um forro que possa tornar a roupa mais discreta.
Além de apostar em outros tecidos – como o cetim com elastano. Essa dica serve principalmente para blusas de alcinha, com aspecto mais solto.
Mesmo sabendo o que é uma musseline e vendo algumas dicas sobre como você pode utilizar esse tecido, com certeza você vai se surpreender com essa novidade: é possível usar musseline na confecção de roupas de dormir.
Camisolas, baby-dolls e robes podem ficar lindos nesse tecido. A vantagem é que ele não amassa, o que o torna ainda mais indicado para esse tipo de peça.
Vale a pena usar a criatividade e apostar em adornos que tornem a peça mais bonita e valorizem o seu tecido, como, por exemplo, uma aplicação em renda para deixar a roupa de dormir mais sensual e elegante.
Além da musseline mais leve e a que tem um toque de seda você também pode encontrar a musseline pesada. Se trata de um tecido mais encorpado, mas que também tem excelente caimento e bem menos transparência.
Saber o que é uma musseline é importante para quem trabalha com confecção de roupas femininas. Esse é um dos tecidos queridinhos das mulheres e que possibilita a criação de belíssimas peças.
Na Maximus Tecidos, você encontra uma variedade de opções em tecido musseline!!!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…