A maioria das pessoas que não trabalham com moda ou não estão antenadas nesse universo, podem cometer o grande erro de acreditar que a seda e o cetim são basicamente a mesma coisa, quando na verdade, são muitos diferentes! E se você quer saber os detalhes sobre isso além do O que o cetim tem que a seda não tem, veio ao lugar certo!
Toque macio, superfície brilhante e conforto são algumas das similaridades entre esses dois tecidos, mas para por aí! O cetim está para a seda assim como o algodão está para o poliéster, e nós vamos te explicar melhor sobre isso.
Foi pensando nisso que preparamos esse guia completo com todas as informações que você precisa sobre O que o cetim tem que a seda não tem, além de outras informações que serão muito importantes para que você entenda a verdadeira diferença e particularidades de cada um desses tecidos. Confira e você com certeza vai se apaixonar!
Quando falamos em seda e cetim é muito fácil encontrar pessoas que tem certeza de que esses dois tecidos são exatamente a mesma coisa, e um pouco dessa confusão se deve, além do fato de se parecerem, de terem se originado no mesmo local: A China!
Foi na China, a milhares de anos atrás que a seda foi descoberta, e era um tecido da alta nobreza, utilizada pelos imperadores e sua família não somente em roupas e calçados, mas também em acessórios, cortinas, roupas de cama e outros itens diversos.
Agora, se a questão é O que o cetim tem que a seda não tem, o primeiro aspecto é que o cetim surgiu vários anos depois, somente com o aperfeiçoamento de algumas tecnologias, e ele já chegou no mercado com um preço muito inferior, coisa que podemos notar até os dias de hoje.
Agora que você já sabe que a primeira similaridade entre esses dois tecidos, que são originários do mesmo local, chegou a hora de finalmente descobrir O que o cetim tem que a seda não tem e quais são as reais diferenças entre os dois. Acompanhe!
A seda é um tecido luxuoso que possui uma beleza e maciez elevada. Ela é um tecido 100% natural, produzido pelas larvas de certas espécies de mariposas, e hoje é um dos tecidos mais caros e cobiçados do mundo, sendo utilizado tanto no nas industrias têxteis tanto para a confecção de roupas quanto para roupas de cama, cortinas e tapetes.
Com a seda se cria tecidos que são muito brilhantes, e podem ser utilizados em diversas criações, como camisas, vestidos, luvas e outros. A sua aparência é cintilante de ambos os lados, e sua estrutura de fibra é retangular, bem parecida com um prisma.
O cetim é a versão mais barata da seda, e foi criado em laboratório pelo homem com a mistura entre nylon, poliéster e seda. Seu toque também é muito macio, porém o aspecto brilhante está presente em apenas um lado do tecido. Outra diferença muito marcante entre os dois, é que por ser um tecido sintético, o cetim é muito mais quente do que a seda.
Agora que você já sabe o que o cetim tem que a seda não tem e a diferença entre os dois, confira as melhores opções de tecidos na maior loja online do Brasil, a Maximus Tecidos!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…
View Comments
Mas o cetim não é nem nunca foi uma matéria prima! Não tem como comparar cetim e seda. Inicialmente era com a seda que faziam o tecido de cetim. Cetim é uma técnica feita no tear, com a trama bem fechada.