Eu aposto que a primeira imagem que veio a sua cabeça, foi a de um alfaiate com sua fita métrica, tirando medidas para confeccionar um terno, certo? Mas com a modernidade, a alfaiataria também evoluiu e nesse artigo vamos descobrir O que são roupas de alfaiataria?
A alfaiataria é uma arte que surgiu no final da idade média, e era bastante popularizada entre os burgueses, que usavam roupas feitas sob medida por renomados Alfaiates.
Com o aprimoramento das indústrias têxteis, a alfaiataria se popularizou cada vez mais, estando cada vez mais presente no estilo daqueles que prezam pela boa costura e modelagens impecáveis.
O que são roupas de alfaiataria e quais os seus diferenciais?
A alfaiataria surgiu, primeiramente, voltada para o interesse do sexo masculino. Os homens da alta sociedade tinham seus alfaiates de confiança, onde encomendavam suas roupas sob medidas, e estavam sempre na moda.
Mas ela se popularizou como arte moderna, apenas quando também se atentou às demandas femininas e começou a também atender as mulheres da alta classe.
A alfaiataria vai muito além da questão da moda. Ela também se diferencia pelos materiais de alto padrão utilizados, costuras confortáveis e versatilidade para o dia-a-dia.
Se você é um profissional da moda, ou uma pessoa em busca de um estilo único e elegante, aprender o que são roupas de alfaiataria vai fazer toda a diferença.
Os trajes da alfaiataria
Com mais de 100 anos de tradição, a alfaiataria abriu os horizontes da moda, e contribuiu para a emancipação do estilo das mulheres ao fim da Primeira Guerra Mundial. De lá pra cá, muita coisa mudou, vamos conhecer os trajes dos mais tradicionais aos mais modernos
- Esporte fino: Esse traje é bastante moderno e popular entre o sexo masculino, porém com grandes influenciadoras da moda, como Kim Kardashian, cada vez mais mulheres também estão aderindo a esse estilo. Ele é ideal para quem quer estar elegante, porém sem abrir mão do conforto e modernidade. Com grande variedade de cores e estilos, é combinado alta costura com calça jeans e sapatênis, ou até mesmo com salto alto.
- Terno: O mais clássico traje da alfaiataria, desde o surgimento dessa arte, ainda coleciona muitos adeptos pelo mundo tudo. O terno nunca sai de moda e é tendência entre o mundo corporativo, que o adotou como uniforme. A combinação da calça, com colete e paletó é bem conhecida, e pode ou não também ser combinada com gravatas variadas.
- Vestidos: As mulheres também conquistaram seu espaço na alfaiataria, e estão em constante expansão nesse meio. Os vestidos clássicos da alfaiataria são diferenciados pela alta costura, modelagens impecáveis e matérias-primas
- Black Tie: Como muitos podem acabar confundindo, terno e smoking são trajes diferentes. O smoking, que é popularmente conhecido como traje black tie, se diferencia pelo uso da gravata borboleta, e por combinar diferentes tecidos no mesmo traje. É muito utilizado em eventos mais formais, como bailes de gala.
Os tecidos de alfaiataria
Como vimos acima, a alfaiataria se diferencia também na utilização de tecidos nobres na confecção de suas peças. Não apenas necessário saber o que são roupas de alfaiataria, também é importante entender cada tipo de tecido utilizado nessa arte.
De custo elevado por serem matérias-primas nobres, a alfaiataria utiliza tanto os tecidos naturais em suas produções, quanto os tecidos sintéticos. Dependendo do tipo de traje a ser feito e também a necessidade específica de cada cliente. São esses tecidos:
- Crepe Alfaiataria
- Jacquard
- Linho
- Zibeline
- Alfaiataria Masculina
Agora que você sabe o que são as roupas de alfaiataria e quais tecidos utilizados em sua produção.
Confira no site da Maximus Tecidos as opções em tecidos de alfaiataria. Clicando aqui!