A pence de busto próximo à cava é um problema que pode deixar a blusa não legal esteticamente, além da dobra na costura que a deixa volumosa e desconfortável. O que fazer nesses casos? Neste artigo você irá descobrir.
Primeiramente você não vai poder apenas medir o valor da pence e pô-la para baixo. Será necessário fazer uma transferência de pence. Para isso, desenhe o local onde você irá transferi-la.
Em seguida recorte a área que foi demarcada. Na sequência feche a parte que você não deseja mais – aquela que você queira transferir. Importante a ressalva: para costurar a pence, afaste-a 3 centímetros do ponto alto e a retrace.
Desça 3 centímetros da cava e faça a marcação. Em casos em que a mulher tenha um busto maior, anote o ponto entre 4 e 5 centímetros.
Coloque a pence da cintura no centro da blusa e depois ligue-a com a marcação que você fez a partir da cava. A seguir desça a quantidade de centímetros que você queira a partir desse ponto demarcado. Faça testes na modelagem e veja qual se encaixa melhor para a pessoa.
Pegue essa última marcação e ligue com a pontinha da pence da cintura. Porém, lembre-se que em nenhuma pence você irá fazer até o centro do busto. Isso faz com que a costura fique bem em cima do centro do seu busto, o que não é interessante. A medida ideal para essa etapa é de 7 a 8 centímetros.
Outro detalhe muito importante: quando você fechar a pence abaixo da cava, deixe o volume de busto na casa dos 2 centímetros. Esse tamanho é ideal para a pessoa que tem busto pequeno. Em casos de bustos maiores, acrescente um pouco a mais de medida.
Com essa diferença de dois centímetros, a parte das costas se manterá igual. Assim, existem profissionais que acrescentam essa diferença na parte da frente. Essa questão é mais uma avaliação do que é melhor para cada caso.
Quando não se aumenta os dois centímetros, a cintura da roupa fica mais na medida certa, não fica tão para baixo. Nessas situações, ainda é possível subir dois centímetros na modelagem da parte das costas.
Essa dúvida é muito comum na área da costura, principalmente para aquelas costureiras ou artesãs iniciantes. Na hora da medição, a cliente precisa estar vestida com uma roupa leve, uma vestimenta sem volume.
Isso faz com que nenhuma alteração aconteça nas medidas. Atente-se também à postura da pessoa, que deve ser ereta na hora da medição. Junto a isso, preste atenção no biotipo da pessoa, pois é nessa hora que você determina a linha de sua cintura.
Lembre-se que a linha da cintura é a parte mais acentuada entre o busto e o quadril. Essa medição torna-se um guia para as demais, que são divididas em medidas fundamentais e medidas complementares.
As medidas fundamentais são:
Já as medidas complementares são:
Tecidos de qualidade para o seu trabalho, como a pence de busto, você encontra na Maximus Tecidos, a maior loja online de tecidos do Brasil.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…