Chanel, Dior, Gabanna, Armani, Ralph Lauren… Grandes nomes da alta-costura. Estilistas eternizados pelo trabalho marcante. Roupas que superaram a efemeridade das “modinhas” e são sinônimo de bom gosto até hoje. Você com certeza conhece esses renomados profissionais e se inspira em algo criado por eles. Mas sabe como eles conseguiram tanta fama? Iniciamos hoje uma série de posts, justamente com a intenção de contar os “bastidores” da vida de cada um desses estilistas famosos que marcaram época e fizeram história. E já começamos em grande estilo 😉
Coco Chanel
Se você tem aí no seu guarda roupa um pretinho básico, saiba que as influências de Coco Chanel estão nele. Se hoje você tem a liberdade de usar tecidos e cortes que antes eram considerados exclusivamente masculinos, saiba que deve isso à estilista francesa que revolucionou a década de 20 e todas as outras décadas, por consequência.
Gabrielle Bonheur Chanel foi capaz de dar a “independência” que as mulheres tanto precisavam: roupas mais confortáveis e, ao mesmo tempo, muito elegantes. Clássica e atemporal, ela conseguiu fazer seu estilo atravessar gerações. A combinação de saia e blazer, os vestidos mais soltos, os acessórios como bolsas e o tradicional colar de pérolas, e até um perfume ganharam sua marca registrada. Sem contar, que até hoje vamos ao salão e pedimos um corte de cabelo “chanel”, não é? Ela mesma resumiu tudo isso numa frase: “A moda passa, o estilo permanece”.
Isso nós todos ainda vemos reverberar nos dias atuais. O que poucos sabem são detalhes curiosos da vida de Coco Chanel. A estilista nasceu em agosto de 1883, em Saumur, uma comunidade francesa. Viveu em uma família grande e humilde, e perdeu os pais muito cedo: ficou órfã aos seis anos de idade. Tão pequena, passou a viver com o avô. Quando jovem, chegou a se aventurar no cenário musical e no teatro (aliás, foi cantando em pequenos cafés, que ela ficou conhecida como “Coco”), mas se rendeu a moda e foi impulsionada pelos seus inúmeros amores. Foi com a ajuda de um milionário, que ela inaugurou a primeira loja de chapéus. Daí em diante, o nítido talento para alta costura e para os acessórios foi se transformando em negócios: ficou rica com suas peças inovadoras e com o famoso perfume “Chanel nº 5”. Teve altos e baixos no mundo “fashion”, já que a época não a favorecia: Coco viveu durante o período de guerras mundiais.
A imagem de Coco Chanel também ficou atrelada a outros fatores: a estilista teve inúmeros relacionamentos com homens ricos e nobres e uma relação íntima com o nazismo. Mas a moda a fez superior aos percalços da vida pessoal e Chanel se tornou um ícone significativo, marcante e influente. Tanto que sua história se tornou filme: “Coco antes de Chanel” estreou no Brasil em 2009 e conta a trajetória da estilista desde a infância pobre até a construção do império “Chanel S.A.” .
Assistam o trailer: vocês vão se apaixonar por cada detalhe rico da vida desta influente mulher!
Gostaram né?! Quem ainda não assistiu ao filme, um conselho: vale esticar as perninhas no sofá e tirar uma tarde para se deliciar com essa história inspiradora 😉 Ah, e claro, também tire um tempinho para contar para gente o que você acha dessa estilista, quais influências dela você usa nas suas criações, qual o legado dela para você! E nossa série continua: no próximo post, vamos te contar a trajetória do famoso Dior. Se quiser saber sobre algum estilista específico, comente aqui também!
O bordado é uma forma de arte antiga que envolve a criação de desenhos e…
A moda praia é um dos segmentos mais dinâmicos e criativos da indústria da moda.…
A estamparia em tecidos é uma arte antiga que permite adicionar cor, design e personalidade…
A indústria da moda está em constante evolução, buscando sempre novas formas de surpreender e…
Renovar o guarda-roupa não precisa ser caro ou complicado. Com um pouco de criatividade e…
A criatividade é uma habilidade vital para qualquer profissional da indústria da moda. Designers, estilistas,…
View Comments
Que lindo a história de Coco alta costura uma estilista de sucesso maravilhosa esse conteúdo nos fortalece.