A alfaiataria é muito conceituada, inclusive entre os maiores estilistas da história, como Giorgio Armani, que levou essa arte para as passarelas de todo o mundo. Muito diferenciada, principalmente, pelos tecidos de alta qualidade e quais são os tecidos de alfaiataria?
Essa arte que surgiu há mais de 100 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, até hoje acumula muitos seguidores, que prezam pela alta qualidade e modelagem diferenciada que os trajes oferecem.
Além disso, os tecidos, que mudaram conforme a época, seguem sempre um padrão rigoroso de qualidade.
Muita coisa mudou nos últimos 100 anos, e a moda sempre acompanhou as novas tendências. Não foi diferente com a arte da alfaiataria, que soube se adaptar as diferentes épocas e momentos específicos da sociedade moderna, se tornando uma arte consolidada em todo o mundo.
A seguir, vamos listar os materiais mais utilizados na produção dos trajes de alfaiataria, dos mais modernos aos mais tradicionais.
Esse tipo de tecido é bem tradicional, e utilizado desde os primórdios dessa arte. Usado na confecção de blazers, saias, vestidos e calças, tem um caimento elegante, que se ajusta bem no corpo, além de ser muito confortável.
Tecido de origem natural, derivado de uma planta, é extremamente nobre e queridinho tanto nos amantes da moda moderna, como dos mais tradicionais. Sua versatilidade e conforto chamam a atenção. Por ser um tecido de fibra natural, tem um caimento lindo e absorve a transpiração com maior facilidade.
É um tecido tradicional no mundo da alfaiataria para uniformes. Isso porque é resistente a lavagem e de valor mais acessível. É um tecido opaco, de toque mais sequinho e que confere estrutura às peças de corte reto. Tem esse nome porque é feito de fios muito finos.
Esse tecido é mais utilizado na alfaiataria feminina, pelo seu toque delicado e brilho acetinado. Confecções como vestidos para festas elegantes utilizam esse tecido em suas peças.
O tecido alfaiataria poliviscose possui toque macio e proporciona um ótimo acabamento nas peças. Sua composição mistura poliéster com viscose. É uma boa opção para ser usado nas peças tradicionais de alfaiataria: ternos e costumes masculinos, conjuntos femininos, saias e vestidos estilo secretária.
A tricoline, é um tecido mais estruturado e levemente encorpado. É conhecido por ser a base da camisaria do mundo todo. Possui toque macio e é o tecido perfeito para fazer camisas e camisetes, blusas e vestidos.
Como vimos acima, cada tecido é específico para uma peça no traje de alfaiataria, e agora que você já sabe quais os tecidos de alfaiataria, vamos conferir como escolher a melhor opção para você.
A alfaiataria masculina, se difere da alfaiataria feminina, por isso é importante conhecer quais os tecidos específicos de cada uma dessas artes, já que no momento da produção, isso faz toda a diferença.
A alfaiataria feminina tem como trajes principais os vestidos, saias, blazers e camisas, que podem ser produzidas com tecidos variados, levando em consideração o clima e a opinião pessoal da cliente.
A alfaiataria masculina, que é mais tradicional, têm os ternos como símbolo principal, mas também os smokings e os trajes esporte fino, que tem um toque de modernidade.
Grandes grifes como Chanel, Armani e Louis Vuitton, tem ainda hoje a arte da alfaiataria muito presente em suas coleções. Por mais antiga que seja, a alfaiataria soube se adaptar às mudanças.
Porém, mesmo assim, hoje em dia os alfaiates estão cada vez mais escassos no mercado, o que se deve também á grande popularização das lojas de departamento, que trabalham com um preço mais popular e acessível para grande maioria da população.
Mas para os amantes da moda tradicional, essa é uma arte que se depender deles, nunca será esquecida.
Quais os tecidos de alfaiataria você mais gostou? Se você quer encontrar as melhores opções de tecidos de alfaiataria, viste o site da Maximus Tecidos, e tenha a sua disposição o maior catálogo do mercado.
Confira as opções disponíveis em novidades de tecidos no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!
Se você já costura há algum tempo ou está começando agora, sabe que escolher o…
Quer conhecer de perto todas as aulas e peças que serão ensinadas no Novo Curso…
Se você costura em casa ou trabalha profissionalmente com roupas e consertos, sabe o quanto…
Se você ama crochê ou tem vontade de aprender, este episódio da Rádio da Costureira…
Você já imaginou aprender a costurar do zero, com aulas simples, práticas e muito bem…
Olá, meu nome é Viviane Alves, sou costureira profissional há quase 15 anos e apaixonada…