Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais São Os Tecidos De Alfaiataria?

A alfaiataria é muito conceituada, inclusive entre os maiores estilistas da história, como Giorgio Armani, que levou essa arte para as passarelas de todo o mundo. Muito diferenciada, principalmente, pelos tecidos de alta qualidade e quais são os tecidos de alfaiataria? Essa arte que surgiu há mais de 100 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, […]

Quais São Os Tecidos De Alfaiataria?

A alfaiataria é muito conceituada, inclusive entre os maiores estilistas da história, como Giorgio Armani, que levou essa arte para as passarelas de todo o mundo. Muito diferenciada, principalmente, pelos tecidos de alta qualidade e quais são os tecidos de alfaiataria?

Essa arte que surgiu há mais de 100 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, até hoje acumula muitos seguidores, que prezam pela alta qualidade e modelagem diferenciada que os trajes oferecem.

Além disso, os tecidos, que mudaram conforme a época, seguem sempre um padrão rigoroso de qualidade.

Quais São Os Tecidos De Alfaiataria?

Quais os tecidos de alfaiataria tradicionais e modernos?

Muita coisa mudou nos últimos 100 anos, e a moda sempre acompanhou as novas tendências. Não foi diferente com a arte da alfaiataria, que soube se adaptar as diferentes épocas e momentos específicos da sociedade moderna, se tornando uma arte consolidada em todo o mundo.

A seguir, vamos listar os materiais mais utilizados na produção dos trajes de alfaiataria, dos mais modernos aos mais tradicionais.

  • Tecido Crepe

Esse tipo de tecido é bem tradicional, e utilizado desde os primórdios dessa arte. Usado na confecção de blazers, saias, vestidos e calças, tem um caimento elegante, que se ajusta bem no corpo, além de ser muito confortável.

  • Linho

Tecido de origem natural, derivado de uma planta, é extremamente nobre e queridinho tanto nos amantes da moda moderna, como dos mais tradicionais. Sua versatilidade e conforto chamam a atenção. Por ser um tecido de fibra natural, tem um caimento lindo e absorve a transpiração com maior facilidade.

  • Microfibra

É um tecido tradicional no mundo da alfaiataria para uniformes. Isso porque é resistente a lavagem e de valor mais acessível. É um tecido opaco, de toque mais sequinho e que confere estrutura às peças de corte reto. Tem esse nome porque é feito de fios muito finos.

  • Zibeline

Esse tecido é mais utilizado na alfaiataria feminina, pelo seu toque delicado e brilho acetinado. Confecções como vestidos para festas elegantes utilizam esse tecido em suas peças.

  • Alfaiataria masculina poliviscose

O tecido alfaiataria poliviscose possui toque macio e proporciona um ótimo acabamento nas peças. Sua composição mistura poliéster com viscose. É uma boa opção para ser usado nas peças tradicionais de alfaiataria: ternos e costumes masculinos, conjuntos femininos, saias e vestidos estilo secretária.

  • Tricoline 

A tricoline, é um tecido mais estruturado e levemente encorpado. É conhecido por ser a base da camisaria do mundo todo. Possui toque macio e é o tecido perfeito para fazer camisas e camisetes, blusas e vestidos.

Como escolher qual tecido utilizar

Como vimos acima, cada tecido é específico para uma peça no traje de alfaiataria, e agora que você já sabe quais os tecidos de alfaiataria, vamos conferir como escolher a melhor opção para você.

A alfaiataria masculina, se difere da alfaiataria feminina, por isso é importante conhecer quais os tecidos específicos de cada uma dessas artes, já que no momento da produção, isso faz toda a diferença.

A alfaiataria feminina tem como trajes principais os vestidos, saias, blazers e camisas, que podem ser produzidas com tecidos variados, levando em consideração o clima e a opinião pessoal da cliente.

A alfaiataria masculina, que é mais tradicional, têm os ternos como símbolo principal, mas também os smokings e os trajes esporte fino, que tem um toque de modernidade.

 

Quais São Os Tecidos De Alfaiataria?

A Alfaiataria moderna

Grandes grifes como Chanel, Armani e Louis Vuitton, tem ainda hoje a arte da alfaiataria muito presente em suas coleções. Por mais antiga que seja, a alfaiataria soube se adaptar às mudanças.

Porém, mesmo assim, hoje em dia os alfaiates estão cada vez mais escassos no mercado, o que se deve também á grande popularização das lojas de departamento, que trabalham com um preço mais popular e acessível para grande maioria da população.

Mas para os amantes da moda tradicional, essa é uma arte que se depender deles, nunca será esquecida.

Quais os tecidos de alfaiataria você mais gostou? Se você quer encontrar as melhores opções de tecidos de alfaiataria, viste o site da Maximus Tecidos, e tenha a sua disposição o maior catálogo do mercado.

Confira as opções disponíveis em novidades de tecidos no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *