As rendas e tules foram delegadas por muito tempo somente às ocasiões de festas e à formalidade, como casamentos, formaturas e outros eventos mais sofisticados.
É interessante pensar que em cada fase da história esses tecidos tiveram auges diferentes até porque eles fazem parte da história e da própria cultura da moda em diversos aspectos.
Tules e rendas sugerem delicadeza, trabalho manual, leveza. Podem dar um ar romântico à roupa ou um ar austero, pureza, elegância.
Também podem elucidar o artesanato e trazer um ar de territorialidade e cultura. Como no caso das rendas brasileiras.
O tule é um clássico, seja no balé, nas saias específicas para espetáculos, seja como preenchimento de vestidos e saias como forro, ou como sobreposição para aplicação de adereços e criação de contraste de cores.
Ao longo dos anos esses dois tecidos foram sendo utilizados seja de forma coadjuvante, seja de forma marcante para destacar, mas nunca perderam seu espaço no meio da moda.
E é claro que as grifes mais famosas têm um papel muito importante na forma de utilização, destaques e releituras das rendas e tules.
Confira a seguir mais curiosidades sobre o mundo da moda e o papel das grifes nesse contexto:
As rendas são malhas finas, com figuras de flores (mais comumente) riscadas que podem ter um espaçamento maior ou não. As rendas são basicamente transparentes e essa transparência também pode variar.
Esse tipo de tecido pode ser utilizado na peça toda ou apenas como detalhe, nas mangas, decotes, cós ou rodas de saias e até mesmo calças.
É comum que os babados das roupas sejam feitos de rendas.
Os tules tem uma história linda no mundo da moda. Esse tecido surgiu por volta de 1700, na cidade de Tulle na França, e é por isso que leva esse nome. Ele também é conhecido como filó, e é um dos tecidos mais versáteis que existem.
Ele era utilizado para fazer babados e forros de vestidos e saias e hoje são encontrados nos mais diferentes estilos com as mais diversas funções.
Em uma explosão de cores, aplicações, estilo e funcionalidade, as rendas e tules conquistaram seu espaço no mundo da moda e jamais perderam sua importância e charme.
Seja para compor looks modernos e utilizados hoje em dia ou para criar fantasias e compor cenários de filmes de época, esses tecidos fazem sua presença e cumprem com excelência seus propósitos!
Confira a seguir como eles foram utilizados por grifes famosas:
Rendas e tules, como você pôde conferir acima, estão presentes na história da moda e nunca perderam seu lugar no meio fashion.
Confira agora as grifes famosas que utilizaram e utilizam as rendas e tules em seus desfiles e confecções:
Rendas e tules na alta costura:
Esses são apenas alguns exemplos.
Rendas e tules nas confecções de varejo:
E muitas mais!
As rendas e tules dão um ar muito delicado e sofisticado aos looks. Você pode utilizar em festas e na noite, mas também pode utilizar de dia: a dica é compor looks utilizando jeans, tênis e botinhas para criar contraste e jovialidade.
Que tal utilizar aquele vestidinho de rendas com forro de tule preto com uma ankle boot e um coque alto para aquela balada com o crush? Coloque uma jaqueta jeans ou de couro para adicionar personalidade e arrase no look!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…