Trabalhar e oferecer qualidade e conforto para os clientes através das peças é um ponto fundamental para quem trabalha com confecções de vestuário. Pensando nisso, separamos dicas de como identificar tecidos de boa qualidade.
Muitas pessoas buscam praticidade na hora de usar roupas e procuram peças que não necessitam do ferro de passar, esses tecidos são: poliéster, algodão, viscose, elastano e nylon.
Alguns tecidos são mais sofisticados e chamados de nobres são seda e ouro. O linho é um tecido fino e elegante perfeito para o verão e dias quentes por serem naturais e leves, mantendo a elegância para diferentes ambientes.
Além de todo cuidado que se deve ter com cada tipo de tecido quando for para o processo de lavagem, escolher tecidos de boa qualidade fazem com que a durabilidade e conforto estejam presentes por longos períodos de tempo:
Importante manter a qualidade antes e após o acabamento nas peças, principalmente os tecidos de fibras naturais como algodão, linho, seda e sisal. O algodão e linho tem tendências a encolher quando são lavados pela primeira vez.
Lavar esses tecidos ajudam a saber qual o melhor tamanho para cortar e evitar desperdício ou medidas erradas. Após lavar e antes de cortar, use ferro de passar no sentido reto do fio, evitando que fique distorcido.
O uso de sabonetes para substituir o giz faz com que seja mais fácil e rápido em casos de errar a marcação. Mas é importante que não use sabonetes oleosos para não danificar as peças e dar mais durabilidade para os tecidos de boa qualidade.
Os melhores tipos de tecidos para costurar são os de fibras naturais se a intenção é ter mais conforto e leveza nas peças. Já os tecidos sintéticos são para peças que ficam mais justas no corpo construindo uma modelagem justa.
Escolher um bom tecido varia entre a finalidade para que será usado, tecidos mais encorpados e pesados são mais encorpados e poucos rígidos. E os esvoaçantes são para adquirir mais leveza.
Alguns tecidos são mais sofisticados e chamados de nobres são seda e ouro. O linho é um tecido fino e elegante perfeito para o verão e dias quentes por serem naturais e leves e isso explica porque são considerados tecidos de boa qualidade.
A forma de armazenar também pode interferir na qualidade das peças, por isso cada tipo de material componente dos tecidos contém maneiras diferentes de manusear e cuidar para garantir maior durabilidade dos tecidos.
Então se você é iniciante na costura, é aconselhável começar por tecidos inferiores e com baixo custo para aprimorar seus conhecimentos e habilidades. E quando se sentir preparado pode começar com os demais tecidos.
No nosso site da Maximus Tecidos você encontra diferentes tecidos para costura, além de diversos acessórios para deixar suas peças com os melhores acabamentos e livros, moldes e réguas. Veja nosso curso Gente que Ama Costurar.
E se tiver com alguma dúvida basta procurar antes de iniciar todo o processo para que os tecidos de boa qualidade mantenha a textura original até chegar no consumidor final da peça.
Croquis de moda são essenciais para designers e artistas que desejam capturar suas ideias criativas…
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…