Ao desenvolver uma coleção para a estação mais fria, é importante pesquisar os tecidos mais quentes. Mesmo em um país tropical como o Brasil, é importante fornecer produtos de qualidade e proteção térmica aos consumidores.
Primeiro você precisa entender o que torna um tecido ou fibra adequado para uso no inverno. Basicamente, a principal característica desses produtos é a proteção térmica, que resulta da prevenção da perda de calor corporal.
Portanto, as roupas em si não são quentes. Ele constrói uma barreira entre o corpo e as influências externas e estorna o calor do corpo, quanto menos poroso e grosso o tecido mais eficaz ele é nesse processo de proteção.
Dicas acima vamos dar uma olhada em algumas das características de sete tecidos populares para ajudá-lo a decidir qual dos tecidos mais quentes utilizar:
-
Lã batida:
A lã batida pode ser feita de fibras naturais ou artificiais. No entanto, é importante observar que a proteção térmica é mais eficaz com alternativas naturais do que com alternativas artificiais.
Este é um tecido de lã com uma estrutura densa e adequada para temperaturas muito baixas. Sua proteção térmica superior a torna ideal para casacos e casacos.
-
Lã acrílica:
A lã acrílica também pode ser feita do mesmo material que o lã com pontas. No entanto, é menos denso e adequado para costurar ternos, casacos e vestidos. Algumas peças de vestimenta são feitas sob encomenda, como calças e blazers feitos com esse tecido.
-
Tweed:
Esse outro material, o tweed, é feito de lã e é macio e flexível. É um dos tecidos mais quentes por ser bem estruturado e grosso, sendo ideal para jaquetas com maior proteção térmica. Ele é um dos fashionistas mais buscados.
-
Cashmere:
Cashmere é uma caxemira muito leve e macia. Adequado para tricotar cachecóis e cardigãs. Embora não crie volume, possui excelente proteção térmica. Retenha os usuários aquecidos e protegidos.
-
Bouclé:
As principais características do bouclé são os fios torcidos, textura e espessura. Este é um dos tecidos mais quentes para o inverno. Perfeita para casacos de inverno rigorosos e confecção de poncho.
-
Fleece:
Esse material pode ser usado para diversas finalidades, desde moda do dia a dia até moda fitness, por exemplo, leggings de inverno e pijamas quentinhos são um dos tecidos mais quentes.
Possui excelente proteção térmica e é adequado para coser jaquetas, suéteres, blusas, roupas íntimas, etc. Você pode encontrar lã de opções mais finos a mais espessos, sendo a última mais eficaz na retenção de calor.
-
Nylon:
Nylon é uma fibra sintética que é usada em combinação com outras fibras para fazer jaquetas de neve. Porque além de ser à prova d’água, também absorve uma pequena quantidade de umidade, seca rapidamente e também cria um equipamento contra o frio lá fora.
Como escolher os tecidos
Algumas fibras naturais, como o lã fornecem proteção térmica muito boa, mas opções artificiais para tecidos mais quentes estão ganhando mais espaço para livrar os animais da crueldade.
Por exemplo, no Brasil, a lã sintética e o couro são muito aplicados nas coleções de inverno, ainda mais quando consideramos que a temperatura aqui é amena e não há necessidade de roupas com alta proteção térmica.
Um ponto importante na hora de escolher os tecidos é a temperatura local. Afinal, pode não valer a pena investir em casacos próprios de inverno, casacos de lã de beterraba, cachos, etc. Outro ponto importante é entender as necessidades da população e analisar que tipo de tecido é adequado.
Gostou do artigo? A Maximus Tecidos tem uma escola de moda online, na plataforma você encontrará vários cursos na área da costura. Veja também a loja virtual da Maximus Tecidos. Venha conferir tudo!