Muitos podem não saber que existem muitas malhas variadas. Afinal, o termo é frequentemente referido a esses tecidos específicos. Mas existe sim diferença entre os tipos de malha.
Saber um pouco das diferenças entre tecidos faz uma grande diferença na hora de comprar roupas, principalmente para saber se o tecido se ajusta ou está em contato com a pele. Além disso, a análise da composição do tecido ajuda a prever se as roupas estarão frescos ou quentes durante o dia.
É amplamente utilizada em diferentes peças de roupas por oferecer conforto e frescor além de maciez ao toque. Não é surpresa que tantas roupas sejam feitas de 100 % algodão, de camisetas e roupas íntimas.
Podemos encontrar de início dois tipos de malha: cardado e penteado. Como o nome sugere, as malhas de lã fina são mais tenros porque são penteadas.
Os atletas geralmente conhecem a malha Dri-Fit. Porém, importante dizer que o Dri-Fit é uma mistura de diferentes fibras utilizando a tecnologia: poliéster e poliamida, com excelente absorção de umidade e seca rapidamente.
Pensando nisso, é importante lembrar que as peças em poliamida possuem qualidade superior. Além disso, embora ambas as fibras sejam artificiais, já existem poliamida biodegradável, tornando-a mais atraente entre os tipos de malha , pois emerge como uma alternativa sustentável.
A malha PV, também chamada de malha fria, incluiu fibras sintéticas em seu material. É muito utilizado para fazer roupas na qual usaremos longos períodos no dia a dia por ter textura leve e não amassar muito.
No entanto, essa camisa pode esquentar sendo uma das desvantagens durante o dia devido à presença do poliéster. Consequentemente, não é adequado para pessoas que tendem a suar excessivamente.
A malha piquê é um dos tipos de malha comumente utilizados na confecção de camisas polo, que podem vir em duas configurações. A primeira é 50% algodão e 50% poliéster, o que permite que uma fibra supere as deficiências da outra. O poliéster adiciona durabilidade e o algodão adiciona conforto.
Já a segunda é composta por 100% algodão e é bem mais confortável do que a que citamos anteriormente como opção. No entanto, o preço do modelo é maior. Também é importante ser composta por 100% algodão, seja para produzir peças de roupas casuais, onde são utilizadas no dia a dia, como os vestidos executivos.
Existem diferenças entre os tipos de malha já que alguns podem ser usados no dia a dia, enquanto outros não valem a pena usar com frequência por conta das fibras que compõem a camisa.
Por exemplo, o tecido de malha Helanca é feito de 100 % poliéster, fácil de imprimir (sublimação), por isso é muito usado em avatares e camisetas de eventos.
Com base nas informações acima, é de fácil percepção já que os fios servem para tecelagem. Hoje, o algodão e o poliéster são os tecidos mais conhecidos no mundo têxtil e não é a escolha mais inteligente.
Por exemplo, roupas que são compostas de algodão utilizam muita água no processo de fabricação. De 7 a 29 mil litros de água são usados para produzir 1 kg de fibras de algodão e quase 3 litros para fazer uma t-shirt.
Gostou do artigo? A Maximus Tecidos tem uma escola de moda online, na plataforma você encontrará vários cursos na área da costura. Veja também a loja virtual da Maximus Tecidos. Venha conferir tudo!
Croquis de moda são essenciais para designers e artistas que desejam capturar suas ideias criativas…
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…