Não é novidade que há diversos tecidos disponíveis no universo da costura. E isso não seria diferente com a malha. Além de haver tipos de malha, cada uma é indicada para uma determinada situação.
Além disso, as malhas são categorizadas em baixa, média e alta elasticidade. Outro ponto que é bom lembrar é que a malha é muito maleável, e não rígida como um tecido plano, por exemplo
Veja a seguir os principais tipos e tire todas as suas dúvidas de uma vez por todas.
Como dito anteriormente, é bom saber para que serve cada tipo de malha. Sendo assim, separamos para você 7 tipos de malha e explicamos a melhor forma de as estar utilizando. Veja:
Essa é uma das principais malhas a serem utilizadas. Podem ser vistas tanto em peças como camisetas como roupas íntimas. Quando você ler na etiqueta “100% algodão” é dela que estamos falando.
Essa malha é considerada de baixa elasticidade, já que ela não passa de 5% de redução
Além disso, há uma variação dentro da variação. As malhas de algodão podem ser encontradas tanto em uma versão cardada quanto penteada.
A primeira é mais áspera e consequentemente mais barata. Já uma malha de algodão que passa pelo processo em que são “penteadas” são extremamente macias. Além disso, é preciso cuidado, pois elas amassam fácil demais.
As malhas de Dry Fit são altamente respiráveis. E isso se deve a tecnologia de Dry em que o tecido não absorve o suor e evapora o líquido retido na superfície da roupa. Isso é o que causa a sensação de refrescância.
É importante ressaltar que não é apenas a malha que passa por esse processo, já que tecidos como poliamida também são encontrados com essa tecnologia.
A malha fria é usada muitas vezes em uniformes, já que não são muito delicadas e não amassam com facilidade. Apesar disso, o toque é bem gostoso e leve.
Sua estrutura contém poliéster e viscose, e pode ser desconfortável para quem usa muito, já que por conta do poliéster a malha fria esquenta ao longo do dia.
A malha de Helanca é feita 100% de poliéster, ou seja, esquenta bastante. Então não é recomendado que se use camisetas de Helanca em dias quentes ou caso você seja uma pessoa que sue muito.
Esses tipos de malha podem ser encontrados com frequência em camisetas de eventos ou abadás, roupas que são usadas em blocos de carnaval.
A malha tule é extremamente macia e elástica. É vista em roupas íntimas, já que se ajusta bem ao corpo.
Sua composição é de elastano e poliamida, e seu caimento é mais pesado. E apesar disso, uma peça de malha tule traz conforto e também praticidade.
Como o próprio nome diz, a malha velvet contém um toque aveludado, ao menos em um dos seus lados. Além de resistência, o toque é muito macio.
Esse é um entre os tipos de malha que são utilizados em acessórios, sapatos (forros) entre outros.
Composta apenas por poliéster, essa malha é conhecida por seus furinhos na superfície.
Com um aspecto de rede, o tecido é muito utilizado na moda esportiva como acabamento de peças de roupa como bolsos de bermuda ou camiseta de manga regata.
Gostou de saber sobre os tipos de malha? Que tal aprender como modelar com diversas peças, e tudo diretamente com a lenda viva da modelagem plana? Acesse o link, e conheça o curso de modelagem profissional de malhas mais completo da internet
Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…