Interessante pensar que estruturar um vestido de festa é um processo que, na maioria das vezes, é tão importante quanto a modelagem, ainda tratando de uma peça única com as medidas da pessoa.
Mas você sabe quais são as técnicas usadas para estruturar a base de suas peças de roupa? Para os iniciantes na alta-costura, a criação de peças únicas são um grande desafio, já que envolvem trabalhar com gostos pessoais.
Caso você não saiba, a estrutura deve ser trabalhada junto com a modelagem do vestido de festa. E pensando nessas pequenas dicas importantes, veja como estruturar o vestido de festa tomara que caia.
Depois do processo de modelagem do tomara que caia, corte no tecido de sua preferência. Mas atenção! Não deixe de cortar o tecido com margem de costura.
Não esqueça de fazer o mesmo na entretela do bojo, já que é o que torna o vestido de festa um pouco mais estruturado. Outro detalhe importante é escolher tecidos mais firmes na confecção, dessa maneira, fica mais fácil de estruturar.
Mas se você estiver trabalhando com um tecido mais leve, uma sugestão é colonizar o vestido por inteiro, usando uma malha, por exemplo, que também fica muito bom!
Antes de unir a entretela no tecido do vestido, verifique se não há bolha de ar, porque se você unir, sem atentar-se a esse detalhe, não ficará com um acabamento mais bonito, pelo contrário. Se puder passar o ferro quente é até melhor!
Após o primeiro passo, você irá alinhavar a entretela no vestido de festa, num formato de x ou de +. Não inventa de ir pelas beiradas, porque pode acontecer de entrar ar entre os tecidos.
Agora você pode unir os pedaços, sempre unindo na margem de costura, por esse motivo é tão importante trabalhar com alguns centímetros a mais no tecido, porque sobrar é melhor do que faltar. E sobrando pano, você consegue consertar!
Depois de unir as partes do tecido na máquina de costura, use o ferro de passar roupa em seu vestido de festa, assim deixará o tecido mais plano, mas lembre-se que cada tecido aguenta até certa temperatura!
Na margem de costura que sobrou, você colocará uma barbatana de sua preferência, mas antes de usá-la, corte um pedaço de viés no tamanho exato da margem de costura e o prenda com um alfinete. Cuidado para não furar o vestido!
Passe o viés na máquina, costurando na base de erro, já que a barbatana ficará escondida nesse lugar, o viés além de segurá-la reforçará a costura entre as partes do vestido.
Viu como é fácil estruturar um vestido de festa? Agora é só unir a parte de cima na saia e pronto. Essa estrutura não precisa ser apenas para um vestido, qualquer outra peça pode ser reforçada dessa maneira!
A costura é mesmo incrível, estruturar um vestido de festa é indispensável para um bom acabamento e conforto, mas você já imaginou criar as suas próprias roupas personalizadas?
Agora é possível, aprenda do zero como confeccionar as suas peças com o curso Gente que Ama Costurar com a Idineia Merci. Crie não só os seus vestidos, mas aprenda expandir o seu leque de possibilidades com a costura e, até mesmo, conseguir uma renda extra.
Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.
Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…