fbpx

11 dicas para manter a saúde e ser uma costureira de sucesso


1
25 shares, 1 point

Ficar sentada em frente a uma máquina de costura durante quase todo dia faz parte do cotidiano de muitas costureiras. É importante se manter focada no trabalho, mas também é fundamental dar aquela “esticada”, fazer uma pausinha e manter hábitos saudáveis, para evitar problemas de saúde futuramente.

Quantas e quantas costureiras não acabam desenvolvendo LER (lesão por esforço repetitivo)? E quantas não sofrem consequências negativas no organismo porque ocupam os momentos de refeições com mais e mais trabalho?

Você se identificou?! Então, repense as suas atitudes. Manter a sua saúde em dia melhora também o seu rendimento! E é por isso que nós separamos algumas dicas para você aprender a cuidar daquilo que é mais importante na sua vida: você mesma! Ame-se e cuide-se antes de tudo, assim, seu trabalho vai ser ainda melhor! 

1 – Beba água com limão antes do café da manhã 

Não é muito ácido para ingerir logo cedo? Não! A mistura, na verdade, ajuda a equilibrar o pH do nosso corpo, limpa todo nosso sistema digestivo, além de dar uma forcinha na perda de peso. A bebida também auxilia na digestão, melhora o aspecto da pele e tem efeito diurético.

O ideal é beber uma pequena quantidade (no máximo 1 limão pequeno inteiro espremido) 30 minutos antes do café com água morna ou fria. Entenda melhor esses benefícios no vídeo a seguir!

2 – Faça 30 minutos de caminhada, pelo menos, três vezes por semana 

Você sabe bem que se exercitar melhora e muito a nossa qualidade de vida. É fundamental separar um tempinho para caminhar, ou fazer outra atividade física de sua preferência. Se você já é uma costureira desportista: parabéns!

Mas para quem ainda não faz nada, a caminhada é um excelente começo, um exercício simples que traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, e pode ser feito em qualquer lugar, inclusive no seu trajeto casa-trabalho, casa-supermercado… A atividade melhora a circulação, fortalece a musculatura, aumenta o bem-estar, previne várias doenças, como hipertensão, além de ajudar a emagrecer.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o ideal é darmos 10 mil passos por dia, caso contrário somos considerados sedentários.

3 – Tenha uma alimentação saudável 

Imagine melhorar sua disposição, o humor, a concentração, regular o organismo, aumentar a longevidade e muito mais… Tudo isso é possível sabe como? Alimentando-se de forma saudável. A ideia não é comer pouco, mas, sim, fazer aqueles famosos “pratos coloridos”, com proteína, carboidrato e saladas.

Ah, e lembre-se de dar uma pausa no trabalho para fazer um lanchinho. É fundamental comer, pelo menos, de três em três horas, mas não exagere nas pausas: opte por uma castanha, uma barra de cereal ou uma fruta. E nada de “porcarias”, viu?! Evite frituras, alimentos industrializados e muito gordurosos.

4 – Beba 2 litros de água por dia 

A dica é: tenha sempre uma garrafinha de água perto de você enquanto trabalha. Assim você não tem desculpa para esquecer de beber. O interessante é ingerir dois litros por dia, apesar de que essa quantidade varia de acordo com a altura e peso de cada um. É importante manter-se hidratada, além disso, beber água ajuda seu organismo a funcionar melhor, previne inchaços e envelhecimento precoce, entre outros.

5 – Invista numa Cadeira Ergonômica para Costureira e cuide da sua postura

Nada de puxar a cadeira da cozinha e colocá-la em frente à máquina de costura. Nem pense em adaptar aquela poltroninha antiga como cadeira de trabalho. É comum isso acontecer e as consequências não são nada boas. Pode parecer exagero, mas não é: trabalhar em uma cadeira que não favorece a correta posição postural pode te trazer sérios problemas na coluna.

Então, a recomendação é: utilize uma cadeira ergonômica, que respeita as normas da NR17- 13.962, como: tamanho adequado, ajustes para encosto, assento e braços. Para saber mais sobre essa cadeira ideal e comprá-la, clique aqui e adquira com facilidade e segurança no site da Maximus Tecidos, a maior e mais confiável loja de tecidos finos e acessórios para costureira do Brasil.

Assim, você foca mais no seu trabalho sem ficar se incomodando com o desconforto da sua posição e evita transtornos de ter que passar por um tratamento ou cirurgia. Estes vídeos a seguir vão te ajudar 😉

6 – Não fique muito tempo sentada 

Ficar muito tempo sentada, na mesma posição, geralmente, causa dores na lombar e no pescoço. Faça pausas de dez minutos a cada uma hora de trabalho; levante-se da cadeira, aprenda alguns exercícios e alongamentos de ginástica laboral para aliviar a tensão. O vídeo a seguir ensina as técnicas de ginástica laboral de forma bem informativa e prática.

Adotando essa rotina, seu rendimento vai ser muito melhor e você vai se sentir mais leve 😉

7 – Leia pelo menos 30 minutos por dia

Além de prazeroso, o ato de ler aumenta seu conhecimento, ajuda você a se concentrar melhor, diminui o estresse do dia a dia, melhora a memória e traz inúmeros benefícios. Separe um tempinho na sua rotina para ler um livro. Você vai se divertir e ter todas essas vantagens que a leitura pode lhe proporcionar.

Se você não tem esse hábito, comece lendo coisas mais leves, como revistas. De página em página você vai sentindo cada vez vontade de ler! Mas como incorporar esse costume na sua rotina? Preste atenção neste conselhos:

  • Comece a ler sobre um assunto que você gosta muito. A leitura vai ser mais leve e fácil se o tema for de seu interesse;
  • Pare a leitura em um momento empolgante do texto. Assim você alimenta a sua vontade de voltar a ler;
  • Procure ler no momento do dia em que sua energia está em alta. Não é preciso impor um longo período de leitura;
  • “Interaja” com o livro: faça algumas anotações, sublinhe os pontos que mais te interessaram;
  • Tenha sempre em mente o motivo pelo qual você está fazendo essa leitura. Defina qual é o seu objetivo de aprendizado. Dessa forma, você aumenta sua atenção nas respostas que você busca;
  • Procure um lugar confortável e que estimule sua capacidade de concentração.

Veja o relato de quem já colocou essas dicas em prática:

Se quiser indicações, dá uma olhadinha nesta lista de livros sobre moda e costura feita pela nossa colunista, Francys Saleh.

8 – Planeje o seu dia

Gerenciar as tarefas e aproveitar melhor o tempo é fundamental. Você pode fazer uma lista de afazeres na noite anterior – para dormir despreocupado – ou organizá-los logo depois de acordar.

“Não inicie o seu dia sem antes terminá-lo no papel”. – anônimo

É interessante ter noção do que ocorrerá no seu dia e deixar um espaço para imprevistos. Dessa forma, você consegue cumprir tudo o que deveria e, de quebra, ganha mais tempo para o lazer. Para isso, que tal conhecer mais sobre a Tríade do Tempo?

Essa é uma metodologia idealizada por Christian Barbosa, especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal, que acredita que o tempo é é uma trindade dividida em três esferas que são: importância, urgência e circunstâncias. Ele escreveu até um livro sobre a Tríade do Tempo.

Clique aqui e faça um teste, gratuito, o resultado vai te ajudar a organizar melhor as preciosas horas do seu dia. Quando você não elenca suas prioridades, muitas vezes cumpre só as tarefas urgentes e deixa passar circunstâncias que seriam bem mais válidas para a vida e a carreira.

Um conselho: una o útil ao agradável, fazendo suas anotações no caderno de medidas e agenda da costureira, para manter organizada a sua rotina de trabalho, projetos de costura, contatos e medidas da cliente, data de entrega e valor negociado.

9 – Aprenda a relaxar

O dia foi estressante? Parece que sua cabeça vai explodir? A meditação pode ajudar a aliviar toda essa tensão (atividade física e leitura, que estão nos tópicos acima, também podem ser ótimos aliados). Mas como meditar? É mais simples do que você pensa. Vá para um lugar silencioso, feche os olhos e respire profundamente.

Seu corpo e sua mente vão ficar relaxados e, com a prática, você vai perceber que sua concentração, a qualidade do sono, prática das atividades diárias, entre outros, vão melhorar. Com cinco minutos diários já é possível aproveitar os benefícios da meditação. Assista ao vídeo a seguir para entender melhor como você também pode meditar:

10 – Pegue sol 15 minutos por dia 

A gente sabe que o trabalho de uma costureira é geralmente em um ambiente fechado, né? Então, é preciso arejar, sentir a luz natural! Não precisa ficar deitada para se bronzear, ok? A sugestão é que você tenha contato com a luz solar, de preferência antes das 10h e depois das 16h, durante apenas 15 minutos, já é suficiente para obter vitamina D.

Essa vitamina ajuda a fortalecer os ossos, prevenindo a osteoporose. Além disso, a luz solar pode agir como antidepressivo e aumenta o bem-estar. O ideal é pegar sol duas ou três vezes por semana. Lembrando que a exposição em excesso pode fazer mal!

11 – Aproveite melhor o seu tempo

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Já pensou em aproveitar o tempo de trabalho para se informar sobre novidades sobre moda? Assim você duplica sua capacidade produtiva e aprende enquanto costura.  Mas como fazer isso? Já pensou em deixar o computador ou celular ligado com algum vídeo ou áudio sobre a área rolando enquanto você executa suas atividades de costureira? Pode ser uma boa alternativa para você ir assimilando informações sem precisar “parar” para isso.

Uma dica muito útil: o aplicativo Ubook pode revolucionar seu “consumo” de informações. Ele tem mais de 10 mil livros e revistas para ouvir. O tempo para sentar e ler um livro é cada vez mais escasso, mas por que não ouvir livros no trânsito, na esteira ou enquanto costura?

Outra sugestão: nós aqui do Clube da Costureira, já listamos aqui 7 youtubers interessantes para costureiras e profissionais da moda seguirem. E quanto tiver um tempinho, existem formas muito divertidas de enriquecer o seu repertório.

Você também pode unir lazer e capacitação assistindo filmes que falam sobre moda, estilo, culturas, costura… Que tal?! Também listamos os 7 vestidos mais famosos do cinema e as indicações de tecido.

São passos simples, mas que podem revolucionar seu cotidiano! Experimente e nos conte qual foi o resultado 😉 Até mais!

[cta-canais-rd titulo=”O que devo saber para comprar tecidos pela Internet?” subtitulo=”Confira as 10 perguntas que você deve fazer antes de comprar tecidos em lojas virtuais” botao=”ÓTIMO! QUERO SABER” link=”http://materiais.maximustecidos.com.br/10-perguntas-que-voce-deve-fazer-antes-de-comprar-tecidos-pela-internet”]


Like it? Share with your friends!

1
25 shares, 1 point

What's Your Reaction?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
7
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Camila Nishida
Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

3 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Adorei as dicas vou correndo por em pratica os alongamentos e corrigir minha alimentação pois sempre costurei e nunca tinha prestado atenção a estes detalhes sempre preocupada com as entregas e com meu bem estar deixava de lado quero deixar minha gratidão a toda equipe do clube

    1. Que linda, Neide <3 Na correria do dia-a-dia é "facinho" a gente deixar alguns cuidados de lado né, mas é sempre tempo de começar! Nosso corpo é nossa casa 🙂